Previsões segundo os Modelos - Novembro 2005



Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Parece que a massa de ar polar que está actualmente a afectar a Europa central vai começar a descer até á Peninsula Ibérica afectando-nos lá para o fim do mês, ou pelo menos essa é a tendência que o GFS marca...
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Última edição:

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Seringador disse:
O General Inverno vai efectuar a 1ª incursão sobre a P.Ib. :D :D

http://www.ecmwf.int/products/forecasts/d/charts/medium/deterministic/msl_uv850_z500!Wind%20850%20and%20mslp!168!Europe!pop!od!oper!public_plots!2005111900!!/


E não só os modelos apontam para um Inverno à Antiga, o luar da Lua cheia parecia de dia e de Janeiro (duram para o ano inteiro) e estamos em Novembro!!! :p :p

Na próxima Lua cheia a 15 Dezembro, vamos ter um 1987 só que em Dezembro!! :p :p

Deves estar contente, á bastante tempo que vens falando do fim de Novembro / inicio de Dezembro, afinal parece que vais acertar em cheio!! :w00t:
 

Metman

Cirrus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
26
Local
Portugal
Acho que a cota de neve da noite de sexta para sábado pode estar nos 600-700 metros, podendo descer até 500m, o justo para Vila Real ver a neve, e quem sabe, Portalegre! Para Bragança e Guarda o maior problema pode ser a precipitação porque frio têm que chegue. Se Braga tivesse mais uns 400m caia lá um bom nevão... :cool:
 

Antonio

Cumulus
Registo
21 Out 2005
Mensagens
156
Local
Lisboa
Vocês já viram o temporal terrivel que a Irlanda vai ter na próxima 6ª? Ventos tremendos! Claro que chega cá algum frio...
 
Última edição:

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Eh Eh Eh , eu já me estou a preparar para ir lá para cima na 6ª à noite , para Pitões ...
Se os modelos se mantiverem assim podemos ver neve a uns 600 metros !
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Bem esta run está fantástica, e o general Inverno vem aí!! :w00t: :w00t: :p
mas acho que a cota pode descer até aos 200/300m, se algumas as condições estiverem a favor!! ;)
E meu senhores estamos em Novembro!!
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Fil disse:
Deves estar contente, á bastante tempo que vens falando do fim de Novembro / inicio de Dezembro, afinal parece que vais acertar em cheio!! :w00t:

Sim Fil, não por causa da previsão, mas sobretudo pelo facto de ocorrer e de termos oportunidade de disfrutar destas situações após 20 anos do último grande acontecimento de Neve a cotas tão baixas e meus amigos estamos em Novembro, qdo os outro que aconteceram no passado foram a partir de meados de Janeiro!!

mas penso que o da 2ª quinzena de Dezembro vai ser especial!! ;) :w00t: :lol:
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Os modelos ainda podem mudar muito e meter o frio mais para E , como é costume ...
De qualquer maneira , a entrada fria está assegurada ! Agora que os Deuses sejam benévolos e mandem neve aos montes para aqui ...
PS - faz hoje 28 anos que comecei a tomar registos , 21 Nov. 1977 e lembro-me que nesse dia caíu muito granizo aqui em Braga e o Gerês ficou TODO branco !!!
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Esses mapas do snowforecast eu não me fio muito deles . São bonitos de ver , mas a sua fiabilidade é pequena .
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
GranNevada disse:
Esses mapas do snowforecast eu não me fio muito deles . São bonitos de ver , mas a sua fiabilidade é pequena .

Não são muito fiáveis não mas, foi para complementar a informação e a demais a massa de ar vai ser intensa e no litoral a N e a W as precipitações serão intensas, em forma de aguaceiros!
Estou confiante de que não vai mudar muito estamos apenas 96h de começar esse fluxo de N :)
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Também não gosto muito dos mapas do Snow Forecast, não respeitam a orografia do terreno nem nada. Para aqui e outras zonas altas metem chuva e para outras zonas baixas metem neve.. :rolleyes:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
O que significará isto:
16rp.jpg


associado a isto?
26si.jpg


No mínimo as aldeias a 1300m vão ficar com neve até aos telhados :lol: :lol:

Estou a gostar muito desta situação de bloqueio... que continue assim até Fevereiro, a ver se é desta que se quebra o enguiço de 14 de Janeiro de 1987!
 
Última edição: