Previsões segundo os Modelos - Novembro 2006

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Interessante reparar na variação das temperaturas a 2metros até quarta-feira com o típico padrão de amplitude muito grande entre máximas e mínimas. Depois com a entrada da superfície frontal diminui a amplitude.

Nota-se claramente o ciclo diurno de um dia típico sem nuvens..:D
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
A última actualização do GFS confirma a intensa precipitação para o próximo fim-de-semana. O mais porreiro é que a partir dessa altura grande parte do continente a temperatura a 850hPa ficará entre 5ºC e 0ºC. Vêm aí as verdadeira mínimas :thumbsup: :thumbsup:
Tanto o ECM como o GFS andam há algumas saídas a ameaçar com uma entrada de NW com possível queda de neve nas terras altas :w00t: :rolleyes:
 

tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
A última actualização do GFS confirma a intensa precipitação para o próximo fim-de-semana. O mais porreiro é que a partir dessa altura grande parte do continente a temperatura a 850hPa ficará entre 5ºC e 0ºC. Vêm aí as verdadeira mínimas :thumbsup: :thumbsup:
Tanto o ECM como o GFS andam há algumas saídas a ameaçar com uma entrada de NW com possível queda de neve nas terras altas :w00t: :rolleyes:

O GFS tirou algum frio na última actualização das 12h :(
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
O ECM está a retirar precipitação :unsure:, eu quando os vejo discordantes, já fico de pé atrás vamos ver...

wind3285032and32mslpeurgl7.gif


Mas parece que ela vem mais cedo e apartir de 4ª F, já temos molho! E embora na 5ªF seja de destaque, se se confirmar o Domingo, aí sim!!!! :rain: :rain: :rain: :surprise:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Mas o mapa do ECM não tem precipitação pois n? Esse mapa refere-se a ventos a 850hPa e pressão a 1000hPa :p
 

Senador

Cumulus
Registo
13 Fev 2006
Mensagens
478
Local
Braga
Estou de volta e como adepto de "severe weather" fique contente ao ver os ultimos modelos e previsões para o fim da semana...
Parece-me que estamos a caminho de mais uma semana prometedora... vamos a ver como é que isto se porta, para ja estou a gostar!

Quando á minha previsão é de chuva como ainda não tivemos direito aqui no Norte, MUITO FORTE... principalmente na Quinta-Feira.. quanto á temperatura, houve uma ligeira alteração de ontem para hoje, tinhamos ontem uma cota de neve de 1000 metros para o dia de quinta, e agora temos algo diferente, no maximo Sabado podemos ver qualquer coisa para a Serra da Estrela ,nos 1500m.
Por agora é tudo, e espero amanha ficar um pouco mais feliz com os modelos...

Já agora um link interessante para começarem a fazer as vossas previsões:

http://www.sciencebits.com/SnowProbCalc

Um abraço a todos.
 

tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
A 1ª visita da nossa velha amiga iso 0? :cold: :thumbsup:



Esta situação e com uma -30 a 500 hPa e com a precipitação prevista, já daria para uma cota teórica por volta dos 800-1000 metros. Mas ainda faltam mais de 10 dias, o melhor é esperarmos antes de entrar em grandes planos...
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
:lmao: :lmao:
um verdadeiro fenómeno só superado pelo Day After Tomorrow.. neve com 15ºC :lmao: :lmao:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Os modelos do IM apontam para neve a partir dos 1000 metros no próximo Sábado por estas bandas :pray: :pray: :pray:

(Crecente é uma terra na Galiza mesmo em frente a Melgaço)
screenshot022hh6.jpg
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Será que vamos ter neve no Pico :w00t: :thumbsup:

rtavn180245ebafnj0.jpg
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Será que vamos ter neve no Pico :w00t: :thumbsup:

rtavn180245ebafnj0.jpg

Não tenho qualquer duvida disso :lmao: :lmao: :lmao: :lmao: :lmao: :lmao: , tb é o ponto mail alto de Portugal. Apesar de estar no meio do oceano os Açores encaminham-se para um clima muito frio, estão no caminho da nova situação de circulação atmosferica. Nada será como antes, os Açores irão deixar, tal como nós, de ter um clima ameno :rolleyes: :rolleyes: :cold: :cold: