Previsões segundo os Modelos - Setembro 2005

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Seringador disse:
Pois e é o que tem acontecido constantemente a mudar eu sei, mas é a esperança a falar e alguma meteorologia popular :hmm: ;)

Dois ou três dias antes e a manter-se estas previsões, então já podiamos ficar descansados :D
 


Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Dan disse:
Dois ou três dias antes e a manter-se estas previsões, então já podiamos ficar descansados :D

YUP!, Só espero que o Ant. Açores não ganhe força outra vez, mas aquela depressão que mencionei, já não está tão cavada.... :(
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Lord_Of_The_Weather disse:
Seringador:
li os teus posts no TWO e fiquei curioso: explica lá a influência da Lua na chuva! E tu acreditas mesmo nesses almanaques do Seringador e Borda dae Água?

O seringador é um Almanaque e não tem nada haver com o Borda d'água em termos de fiabilidade e conteudo. Leio o seringador todos os anos desde os meus 12 anos, idade em que o meu interesse pela climatologia foi despertado a sério!

É mais uma orientação, pq tem outras coisas de interesse sem ser a previsão do estado do tempo.

Quanto ao poder da Lua sobre o clima, penso que está mal estudado, mesmo a níveis internacionais, mas cada vez mais são as evidências acerca da influência da Lua no comportamento da Natureza. Por ex., existem nidificações de espécies de aves só em noite Lua cheia, as tartaruga, o krill, a fertyilização dos corais, etc. Nas noites de lua cheia é quando existe maior indice de criminalidade, cientistas comprovaram que até influencia a actividade vulcânica... e não :w00t:
E não influencia o clima?? :w00t: :p
Durante este últimos anos tenho procurado aprofundar o conhecimento tácito da meteorologia popular, passado pelo meu pai e este foi passado pelo meu avô!
Só vou dar alguns exemplos, pq senão ficaria aqui com um enorme post.
Quando numa Lua cheia a cor é amarelada/laranjada, significa que a próxima lua cheia irá ser de temperaturas frias.
Quando no quarto crescente a parte iluminada se for por cima é um significado, se for por baixo é outro e se for normal e em toda a linha na vertical do círculo é outra e consegue-se prever mais ou menos o tempo nas fases seguintes, pq tem haver com a proximidade, obliquidade e rotação, tanto da terra como da Lua.

Pouca gente acredita nestas coisas mas, não me importo pq estou convicto que existe uma correlação mais próxima do que actualmente pensam. :p

Bem haja :)
 
Última edição:

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Parece que estes dias serão os últimos de um Verão que já vai longo. Neste Sábado a temperatura irá descer para valores mais próprios do Outono e, segundo as previsões, assim se irá manter na próxima semana :)
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Pois é DAN!

Esperemos que o Anticiclone perca a força ou vá para Leste para vir um pouco de frentes até à Peninsula
 
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
57
Local
Arruda dos Vinhos
Seringador:
estou a ficar convencido! Uma vez contestei a ideia de uma grávida que iria ter o bebé num determinado dia, por causa da lua! Ela ficou muito chateada comigo! Mas... aquilo que eu acho é que a lua passa por cima de nós todos os dias. Depois, as marés geralmente são mais altas ou mais baixas respectivamente em fase (Lua cheia e o Sol) ou fase oposta (Lua nova e o Sol). respectivamente. Isto resulta apenas de uma atração gravítica. Também existe uma maré barométrica semi-diurna devido a este efeito, com cerca de +/- 1 hPa.
Se a Lua tivesse uma grande influência teria resolvido a nossa seca!
Ha... depois de falar com um enfermeiro quase a reformar-se, ele disse-me que nasciam mais bébes na Lua cheia, mas não memorizavam outros dias atípicos de nascimentos de bébes. Se há mais criminalidade nesses dias é porque se vê melhor de noite( :lol: :w00t: )! E as aves também devem ver melhor nestas noites. Lembras-te daquele apagão nacional por causa de uma cegonha? Ela era velha e já não via muito bem... mesmo em noite de Lua cheia :lol: .
Acerca das cores das luas, pode-se explicar pela difração, refracção e difusão da luz pela atmosfera e consuante os seus prefis verticais de temperatura e humidade, esses efeitos sofrem variações. Acho que que essas observações não tem contestação.
Mas a Lua que mais me enfeitiçou até hoje foi... a minha Lua de mel ;)
 
Última edição:
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
57
Local
Arruda dos Vinhos
Era para dizer que dia 5 de outubro tensiono fazer uma sardinha num parque de merendas perto da Costa da Caparica, findo o qual irei (após a digestão) até à praia para mais uns mergulhos.
O Verão está para durar! Amanhã vai estar mais fresco apenas no Norte e durante a noite nas restantes regiões do país. :cool:
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Bem , eu essas coisas da Lua também não acredito . Mesmo os modelos também não me fio em nada para além de 4 dias . Já apanhei muitas desilusões por me fiar neles , principalmente no Inverno . Esta semana que vem apenas teremos Sol e mais Sol . Talvez lá para o fim venha alguma chuva , mas isso é o que os modelos agora dizem ... oxalá acertem ... ???!!!

Cumprimentos ,

Miguel
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Lord_Of_The_Weather disse:
Seringador:

Mas a Lua que mais me enfeitiçou até hoje foi... a minha Lua de mel ;)

Lord, os GFS são mais imprevisiveis do que observar a Natureza, já que ela dá-nos sinais e quando dizes
"Acerca das cores das luas, pode-se explicar pela difração, refracção e difusão da luz pela atmosfera e consuante os seus prefis verticais de temperatura e humidade, esses efeitos sofrem variações. Acho que que essas observações não tem contestação."
Exactamente por ter essas implicações !! :w00t:
As marés (tanto a praia-mar, como a baixa-mar) são mais intensas durante a Lua Cheia e a Lua Nova ( e a sua influência inicia-se antes e após 48h de casa climax da fase da lua) e as márés não influenciam a formação de depressões ou o posicionamento do Ant. Açores, nem mesmo são consideradas para as observações da SST's, LFR's.

A lua tem os seus segredos e os homens semopre a respeitaram, isto pq a Lua existe para controlar os tempos da humanidade! ;)

e vamos aver se a partir do dia 4/5 de Outubroi não vamos ter mudança de estados de tempo..... :p
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
GranNevada disse:
Bem , eu essas coisas da Lua também não acredito . Mesmo os modelos também não me fio em nada para além de 4 dias . Já apanhei muitas desilusões por me fiar neles , principalmente no Inverno . Esta semana que vem apenas teremos Sol e mais Sol . Talvez lá para o fim venha alguma chuva , mas isso é o que os modelos agora dizem ... oxalá acertem ... ???!!!

Cumprimentos ,

Miguel
E a Lua.. :w00t:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
O ECMWF está apoiar aquela depressão mais para o da 1ª fim da semana de Outubro, afinal a Lua está connosco, mesmo faltando 144h, que já é uma boa tendência... :D :)
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
O Jet Stream Polar está a chegar-se mais para sul, para o meio da próxima semana poderá ajudar à associação de uma depressão à direita do Jet, i.e. acima do mesmo.! :D
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Por aqui, no ano passado o Verão terminou no principio de Outubro, em 2003, no final de Setembro, em 2002, em meados de Setembro. Mal será se este ano o Verão dura até Novembro :w00t:
 
Última edição: