Portugal espera constantemente sismos, de pequena e grande intensidade, antes do sismo de 1755 houve muitos mais ao longo da história tanto antes como depois, embora o de 1755 tenha sido o maior de todos. Agora, prever tanto com probabilidades como por distâncias temporais de x em x anos é sempre muito arriscado e uma autêntica roleta russa. Acharia muito mais útil torrrar o dinheiro em prevenção e sensibilização a nível europeu que andar a brincar aos modelos.
Não te esqueças que a abertura do Atlântico ocorreu naquela que é agora a costa ocidental portuguesa (mais precisamente, as Berlengas são o testemunho da 1ª "tentativa" de abertura). Tal foi noticiado há alguns meses, fortes indícios apontam para uma nova zona de subducção, tanto a Oeste como a Sul, no Algarve.
Por isso, o teu argumento parece-me redundante e vindo de alguém pouco esclarecido nesta matéria. Devias ler mais, em inglês se possível e com espírito crítico, cientificamente falando. Não é a atirar postas de pescada, como nos jornais que tanto criticas, que lá chegas.
Também diziam que o Katla iria entrar em erupção logo de seguida ao Eyjafjallajökull mas já estamos desde 2010 para ver isso acontecer. Tal como o Yellowstone entra em erupção de 600 em 600 mil anos e desde a ultima já vão 670 mil.
Essas notícias deves tê-las lido noutros fóruns sensacionalistas e quejandos.
Uma passagem pelo meio académico abrir-te-ia perspectivas mais interessantes e prudentes. Este tipo de argumentos cheira-me a conversa de café.
O mundo das previsões tanto meteorológicas como geológicas ..... é totalmente impossível prever o que quer que seja com anos de antecedência, os estudo deveriam ficar pelas discussões dos comités de ciência e não vir cá pra fora, só ajuda ao pânico e alarmismo que se vive nos dias de hoje feito pela comunicação social.
Se leres bem, a legenda do mapa diz
probabilidade e não certeza. Quer isto dizer que não leste no sentido lato ... talvez na diagonal. Tu mesmo contribuis com o teu
post para o "pânico e alarmismo", ao não compreenderes o que lês. É esse, também, um mal que reina entre os leitores de fóruns ou qualquer outro meio de comunicação social.
Espanta-me que um Moderador, deste fórum, tenha parca informação e pouco conhecimento científico para estar aqui a "alarmar" os leitores, em geral.
Já agora, tens algum curso superior?