Problemas no fórum? Coloca aqui!



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
E quando se clica na região centro no mapa, a ligação é a do seguimento de Setembro de 2015...:wacko:

Isso por acaso nunca reparei, mas eu como tenho o hábito de aceder sempre a partir da parte superior assim que já estou dentro de outro tópico no seguimento meteorológico, e quando dou por mim, já estava a escrever no seguimento do litoral centro de Abril.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Pedia à moderação se não der muito trabalho, que movesse os posts sobre ordenamento florestal, monoculturas de eucalipto e temas semelhantes que estão dispersos no tópico dos incêndios, para o tópico Árvores e Florestas de Portugal, nomeadamente um post do AnDré, alguns do Teya, slbgdt, Agreste, entre outros.

O objectivo seria para a conversa não se perder no meio dos posts de seguimento dos incêndios.

Obrigado. ;)
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
De facto os tópicos de previsão estão literalmente ao abandono em detrimento deste...

Pois estão. :(

E com isso acho que se está a perder a essência do forum, que sempre foi a discussão de modelos e seguimento meteorológico nos tópicos apropriados, ainda que com naturais e pontuais off-topics. A malta agora comenta saídas dos modelos no livre e não nos tópicos respectivos.:(

Este tópico livre está a ficar uma salgalhada total, sendo a junção dos vários tópicos de seguimento, tópico "saídas de modelos incomuns ou sonho", tópicos mensais de previsões curto, médio e longo prazo, tópico "imagens de satélite interessantes", tópico das frustrações meteorológicas... Enfim este tópico está a tornar-se o MeteoPT.

A ideia da criação do seguimento livre foi boa, dado o elevado numero de posts off-topic que havia, mas acabou por reprimir quem escrevia nos exigentes tópicos de previsão e modelos, que acabou por canalizar os posts para o livre. A médio/longo prazo penso que o tópico livre vai matar o forum, porque que vem à procura de informações e vê um tópico com 3 ou 4 posts perde o interesse e não vai querer ler toda a "tralha" de centenas de posts do livre para pescar 20 ou 30 posts interessantes por mês.

Não sei se não se deveria encerrar o tópico livre, ou então haver uma constante movimentação de posts do livre para os tópicos de previsão, o que dará um trabalho enorme à moderação.

Enfim... É apenas uma reflexão pessoal de quem já cá anda há quase 10 anos e já viu muitas fases do forum e pode ser apenas o meu ponto de vista e não corroborar a opinião geral. ;)
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: jonas

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Entendo o comentário, e isto parte um pouco do bom senso de todos. Tanto de users regulares como do staff.

Reparem, o tópico do Seguimento Livre foi criado precisamente por alguma falta de bom senso em certas alturas, em que os tópicos que se pretendiam de maior "seriedade", eram um constante chat, e lamentos, e informação pouco útil. Isto fazia com que não só se tornassem difíceis de acompanhar, como também terem muito pouca informação realmente relevante para quem visita o fórum, nomeadamente ausência de posts com conteúdo de cartas adequadas, previsões concretas, etc..

Agora estamos no lado oposto... Quer dizer.. Mais ou menos.. Continuamos a ter muito trabalho de mover conversas paralelas, e chats para o tópico do Seguimento Livre. E grande parte dos users, visto esse ser o tópico mais movimentado, em especial nesta altura do ano sempre mais "morta" no fórum (verão), têm o instinto imediato de postar nesse tópico, por ter mais "visibilidade", mesmo quando as cartas/posts são perfeitamente informativas e dignas de colocar em tópicos de Previsão..

Não é propriamente fácil à Moderação andar a "pescar" no meio da conversa informal ou quase de chat do Seguimento Livre (não estou a criticar essa conversa, o tópico existe mesmo para isso) os posts ou cartas que devem ser movidos para tópicos mais sérios... Têm de entender isso.
Já dá muito trabalho o oposto.

Portanto, nesse sentido, e tendo em conta o comentário inicial, com o qual concordo em boa parte, a solução passa por relembrar o que será "bom senso" neste sentido. Utilizar os tópicos adequados, para os posts adequados. E não "despejar" tudo no Seguimento Livre, mas sim ter o bom senso de saber filtrar o que queremos publicar nos tópicos de Previsão a diferentes prazos temporais. Acho que com bom senso todos nós utilizadores do fórum (Moderação ou não) conseguimos saber um post ou carta que é "digno" de ir para esses tópicos, e ser informativo e pertinente, ou um post que é completamente "informal" e enquadra no Seguimento Livre...

;)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Deixo uma sugestão: abrir a cada mês um novo tópico do seguimento livre.

Qual é a diferença em termos práticos? Só para fins de arquivo e posterior recuperação.

Abrir um tópico Livre mensal significaria a formalização implícita da fusão dos diversos tópicos (que informalmente já ocorre). Ainda vai-se chegar a um ponto que só se abre o 'Livre' e os seguimentos regionais :D

Já é difícil o suficiente ir por vezes buscar alguma publicação passada nos seguimentos regionais ou nos tópicos das previsões. Imagine-se daqui a alguns anos tentar ir buscar publicações no atual Livre ou mesmo num Livre mensal quando houver eventos especiais. Após 20 páginas de lamúrias, bitaites, cartas e outras opiniões já se certamente perdeu se não toda pelo menos a maioria da paciência :D
 

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
Este tópico livre está a ficar uma salgalhada total
sim, é preciso colocar os posts no sitio certo senão algumas intervenções pertinentes podem ser desvalorizadas no meio de tanto chat ou ficarem perdidas para quem queira ver no futuro.

Não sei se não se deveria encerrar o tópico livre
Não, existe sempre interesse sobretudo de comentar as previsões mais recentes.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Já agora, para completar.. O que eu disse atrás de ter "bom senso" na hora de fazer um post, em relação à distinção entre os tópicos de Seguimento Livre, e os outros de Previsão, também se aplica a qualquer outro assunto, seja ele classificação de nuvens, de hidrometeoros, astronomia, meteorologia tropical, internacional, etc..

O importante é não ter o facilitismo de qualquer post ou tema que nos ocorra o "despejar" no Seguimento Livre. Ter o tal bom senso de pensar duas vezes antes de fazer o post, simplesmente para ver onde se enquadra, e o colocar no tópico adequado. O fórum tem imensas categorias e sub-categorias, e de facto nota-se que o mais "fácil" recentemente tem sido não pensar muito e colocar quase qualquer post e assunto ali. É isso que agradecemos para organizar mais as coisas, e para evitar queixas como a pertinente que aqui foi deixada.

Obrigado!
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Peço à moderação para actualizar os links dos tópicos de seguimento, ainda estão para Julho. ;)
Já para não falar no facto do mapa que está na página inicial não ser atualizado desde Setembro de 2015.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
O link para o tópico Longo prazo - mensal e sazonal está desactualizado.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Já á alguns dias que tento aceder ao mapas com as prvisões, pricipalmente ao GFS, e não consigo pois onde costumam carregar os mapas ao centro do ecrã, apenas me aparece tudo em branco, não sei se mais alguém tem este problema ou se serei o único.