Como disse há algum tempo atrás, os alunos de um curso vocacional em funcionamento na Escola Básica de Pias (Serpa) iniciaram um projeto para a construção de um pluviómetro tipo Hellmann. O projeto está relacionado com a temática do curso, que está orientado para a Produção Agroalimentar. Com efeito, além das disciplinas curriculares tradicionais, estes alunos têm a seu cargo a "gestão" de uma horta. É precisamente para tentar quantificar a chuva que cai na horta que surge a necessidade e a ideia de construir o pluviómetro. A construção propriamente dita começou exatamente hoje! Seguem-se algumas imagens! (A identidade dos alunos foi preservada) O tubo de PVC com 160mm de diâmetro e um metro de comprimento, já com as marcações para o corte A fase de corte! O material já cortado e a garrafa coletora ... e o indispensável funil! A fixar o funil com silicone O funil já colado, visto de cima
Muito bem ! Deixem seguimento e, se possível, os valores a que têm chegado depois das últimas calibrações !
Projectos destes são sempre de louvar! O ensino está muito teorizado e tudo o que seja prático é sempre palpável e mais apelativo. Tal como disse o Daniel, depois gostava tb de saber o resultado final e se funciona!!
Porque a tua construção de pluviómetro é grande? Mas você não é importante porque o meu velho pluviómetro (Watson W-8681) é muito bom.
Se entendo a pergunta, aquilo que quer saber é o porquê de estarmos a construir um pluviómetro "tão grande". Ora bem, como disse no início, a ideia é construir um pluviómetro tipo Hellmann. De acordo com as normas da OMM, este deve ter uma superfície de recolha de água de 200cm^2, o que equivale a um diâmetro de 15,96cm. Esta é a razão pela qual optámos por usar tubo de PVC com 160mm de diâmetro. Grande? Não! É o mais aproximado das medidas oficiais deste tipo de pluviómetros! Antes do início da construção do pluviómetro, foram discutidos aspetos teóricos sobre medição da precipitação. Nessa fase, explorei com "papel e lápis" questões de áreas e volumes, numa articulação com a disciplina de Matemática. Foi igualmente abordada a questão da relação "mm de precipitação" com "l/m^2 de precipitação". Depois disso, apresentei vários tipos de pluviómetro aos alunos até chegarmos ao Hellmann oficial. E, a partir daí, foi escolher o material, escolher as medidas, comprar o que era necessário e... mãos à obra! Continuaremos a dar notícias!
Procedemos hoje à montagem do pluviómetro na horta da Escola! Apresentam-se algumas imagens ilustrativas desta última fase do projeto. Todas as peças do pluviómetro já prontas e a proveta que vai permitir medir o volume de água recolhido O pluviómetro já montado A horta onde vai ser instalado o pluviómetro A abrir o buraco para a instalação e fixação do poste de suporte O poste de suporte já no lugar E o pluviómetro finalmente montado! Agora é esperar que chova!!! Ao autores do projeto: os alunos do Curso Vocacional da EB de Pias! Para finalizar, uma imagem do céu de Pias hoje à tarde! Certamente que nem tudo está perfeito... Mas valeu a pena o trabalho pois permitiu trazer para o terreno questões que normalmente apenas são abordadas nos manuais (precipitação e sua quantificação)! Além disso, sendo o curso na área da Produção Agroalimentar, os alunos passam a poder medir com algum rigor a quantidade de precipitação caída na horta e, assim, determinarem a quantidade de água a fornecer por rega.
1.º registo do nosso pluviómetro, relativo ao evento de ontem: Volume recolhido = 268 ml Precipitação = 13,4mm (Tendo em conta que o diâmetro da boca de receção é de 160mm). Valor relativamente tímido quando comparado com os cerca de 30mm de Serpa! Mas nestes eventos, é uma situação comum. Aliás, em Moura (infelizmente sem registos) a chuva foi também muito pouca.