Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)

Tópico em 'Climatologia' iniciado por Cadito 21 Out 2014 às 13:17.

1. Tiagolco

Tiagolco
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Jul 2015
    Local:
    Carnaxide, Oeiras/ Sta Mta de Penaguião, Vila Real
    De acordo com a Wikipédia:
    • "A maneira mais comum na qual a inversão de superfície se forma é através do ar gelado perto do chão à noite. Quando o sol se põe o chão perde calor muito rápido e isso esquenta o ar que está em contato com ele. Entretanto, como o ar não é bom condutor de calor, o ar logo acima da superfície continua quente."

• "Condições que favorecem o desenvolvimento de fortes inversões de superfície são ventos calmos, céu claro e longas noites. Ventos calmos impedem o ar quente acima da superfície de se misturar com o do chão, e céus limpos aumentam a taxa de resfriamento da superfície terrestre. Noites longas permitem que o ar gelado no chão continue por um longo período, resultando em uma diminuição maior da temperatura da superfície. Já que noites no inverno são muito mais longas que as do verão, a inversão térmica é mais forte e comum nos meses de inverno."
    Também podemos ver na Wikipédia que a poluição está muito associada às inversões térmicas. Interessante! :)

guisilva5000 e c0ldPT gostaram disto.
  2. criz0r

criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    11 Abr 2008
    Local:
    Almada - Cova da Piedade (Altitude: 40m)
    É caso para dizer "Quem corre por gosto não cansa" :D. Fim de semana e dias frios convida logo a uma aventura. Se tivesse nevoeiro era a cereja no topo do bolo.
    Mas a próxima vez, vou colocar o sensor neste ponto e de preferência num local seguro para não correr riscos de o furtarem. Estou curioso para ver até onde vão as mínimas nos dias de forte inversão como em Dezembro ou Janeiro.

Collapse Signature Expand Signature
    jonas_87 e Thomar gostaram disto.
  3. guimeixen

guimeixen
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2013
    Local:
    Real, Braga 105m / Sul de Glarus, Suíça 550m
    Nestes últimos dias tinha andado a ver uns locais perto com mais potencial para as inversões e hoje fui a um deles que não fica muito longe de onde moro. Passa lá água e a parte mais baixa do local está mais ou menos a 85m e os montes que rodeiam o local andam entre os 160m até aos 300m no ponto mais alto do monte que fica a oeste, e por isso deve deixar de dar sol cedo.

Imagens de satélite do local:

As fotos ficaram um pouco claras demais, estava mais escuro. Ficaram também desfocadas pois estava com o sensor numa mão e com câmara na outra.

Fiquei lá por volta de 15-20min.
    Temperatura que marcava o Auriol mesmo antes de vir embora:
    (Eram 17h58 na altura que tirei a foto)

Os resultados surpreenderam-me. Ao ir embora levei o sensor de fora e ao chegar à estação de comboios, que é a parte mais perto do centro da cidade que passei antes de começar a descer para a zona onde moro, já marcava quase 15ºC. Esta semana, talvez na quinta, que me parece ser o melhor dia, tenciono ir lá outra vez, mas de manhã.

4. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    É com agrado que vejo essas recolhas de dados.
    Força! :cold:

guimeixen e criz0r gostaram disto.
  5. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Olha, por curiosidade vê o local em questão pelo streetview,vais ter uma agradavel surpresa, manhã de geada na passagem do carro da google. :cold:

guimeixen e c0ldPT gostaram disto.
  6. guimeixen

guimeixen
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2013
    Local:
    Real, Braga 105m / Sul de Glarus, Suíça 550m
    Hoje acabei por não ir exatamente ao mesmo local que coloquei em cima mas fui um pouco mais abaixo. Aqui onde moro a mínima foi até aos 2,8ºC. Estive lá por volta de 10min e durante esse tempo o Auriol foi até aos -0,2ºC.

Fotos que tirei lá:

[​IMG]Frosty morning by Guilherme Silva, on Flickr

[​IMG]Frosty morning by Guilherme Silva, on Flickr

(Eram quase 8h quando tirei a foto)

7. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Boas,

Amanhã de manhã vou ter disponibilidade de fazer os registos da temperatura no vale do Pisão, depois partilho por cá os referidos registos.
    Tendo em conta o vento fraco/nulo previsto para a madrugada, acredito numa madrugada gélida com formação de geada e temperatura na ordem dos 0ºC/1ºC.
    No plano teórico é esse o cenário previsto, na prática só amanhã saberei, de qualquer dos modos a madrugada gélida é quase certa.
    Esperemos que o congelador de Cascais, como gosto de chamar, mostre a sua força. :cold:
    Como sou ciclista-meteo louco, vai ser duro vai fazer a descida do Pisão com 2/3ºC a 30/40 km/h, prova de fogo, aliás prova de gelo. :cold: :lol:

#322 jonas_87, 16 Nov 2017 às 18:23
    Última edição: 16 Nov 2017 às 18:32
  8. david 6

david 6
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Fajarda - Coruche(57m)
    depois de ver os últimos posts, também fiquei curioso como seria o vale aqui na Fajarda, sabia que era mais frio porque quando passava lá em horas de descida da temperatura sentia-o na pele, então hoje lá fui eu com um Auriol já bastante velhinho e sem protecção nenhuma portanto aviso já que os valores até podem estar errados, mas mesmo errados dá para ver a diferença entre o vale e a minha casa, na minha casa fica a 57 metros e onde estive no vale fica a 33 metros passando uma ribeira por lá (quem acompanha o Litoral Centro sabe de qual falo, meti uma foto hoje de manhã dela), senti grande diferença de temperatura na pele quando entrei no vale e quando sai dele claro, bem fica aqui o resultado:

tirei uma foto do vale virada para W, desculpem a qualidade da foto mas de telemovel àquela hora ficava muito escura, então dei um clique para clarear

DaniFR, jonas_87 e Pedro1993 gostaram disto.

Partilhar esta Página