Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
De acordo com a Wikipédia:
  • "A maneira mais comum na qual a inversão de superfície se forma é através do ar gelado perto do chão à noite. Quando o sol se põe o chão perde calor muito rápido e isso esquenta o ar que está em contato com ele. Entretanto, como o ar não é bom condutor de calor, o ar logo acima da superfície continua quente."

  • "Condições que favorecem o desenvolvimento de fortes inversões de superfície são ventos calmos, céu claro e longas noites. Ventos calmos impedem o ar quente acima da superfície de se misturar com o do chão, e céus limpos aumentam a taxa de resfriamento da superfície terrestre. Noites longas permitem que o ar gelado no chão continue por um longo período, resultando em uma diminuição maior da temperatura da superfície. Já que noites no inverno são muito mais longas que as do verão, a inversão térmica é mais forte e comum nos meses de inverno."
Também podemos ver na Wikipédia que a poluição está muito associada às inversões térmicas. Interessante! :)
 


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa iniciativa!
Grande maluqueira fazer medições a essa hora da madrugada, a fazer lembrar algumas minhas que provavelmente hoje em dia não repetiria.:D
Acho interessante se muitos de nós conseguirmos localizar o ponto mais frio do concelho onde residimos, já era uma informação útil.
Claro que há concelhos talvez mais difíceis de localizar esse mesmos pontos, dado apresentarem relevo bem acidentado.
Por exemplo o concelho de Cascais é muito pouco acidentado, comparado com Sintra ou Mafra, para alem da dimensão ser maior, será sempre mais difícil localizar a zona mais fria em tão grande área acidentada.
Cá em Cascais, tive a coincidência de morar muito perto, o que facilitou e muito o estudo constante.
No concelho de Mafra tenho algumas ideias, cheguei a fazer registos em alguns vales, há sítios impressionantes.
No de Sintra só sei mesmo o vale da ribeira de Colares, que é incrivel.

É caso para dizer "Quem corre por gosto não cansa" :D. Fim de semana e dias frios convida logo a uma aventura. Se tivesse nevoeiro era a cereja no topo do bolo.
Mas a próxima vez, vou colocar o sensor neste ponto e de preferência num local seguro para não correr riscos de o furtarem. Estou curioso para ver até onde vão as mínimas nos dias de forte inversão como em Dezembro ou Janeiro.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e Thomar

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Nestes últimos dias tinha andado a ver uns locais perto com mais potencial para as inversões e hoje fui a um deles que não fica muito longe de onde moro. Passa lá água e a parte mais baixa do local está mais ou menos a 85m e os montes que rodeiam o local andam entre os 160m até aos 300m no ponto mais alto do monte que fica a oeste, e por isso deve deixar de dar sol cedo.

Imagens de satélite do local:
y1Wio82.png


WupooVr.png


nd49rAp.png



As fotos ficaram um pouco claras demais, estava mais escuro. Ficaram também desfocadas pois estava com o sensor numa mão e com câmara na outra.

zUEeGYi.jpg


WFsIZv2.jpg


w8HYlO0.jpg


Fiquei lá por volta de 15-20min.
Temperatura que marcava o Auriol mesmo antes de vir embora:
(Eram 17h58 na altura que tirei a foto)

XSLjewk.jpg



Os resultados surpreenderam-me. Ao ir embora levei o sensor de fora e ao chegar à estação de comboios, que é a parte mais perto do centro da cidade que passei antes de começar a descer para a zona onde moro, já marcava quase 15ºC. Esta semana, talvez na quinta, que me parece ser o melhor dia, tenciono ir lá outra vez, mas de manhã.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Nestes últimos dias tinha andado a ver uns locais perto com mais potencial para as inversões e hoje fui a um deles que não fica muito longe de onde moro. Passa lá água e a parte mais baixa do local está mais ou menos a 85m e os montes que rodeiam o local andam entre os 160m até aos 300m no ponto mais alto do monte que fica a oeste, e por isso deve deixar de dar sol cedo.

Imagens de satélite do local:
y1Wio82.png


WupooVr.png


nd49rAp.png



As fotos ficaram um pouco claras demais, estava mais escuro. Ficaram também desfocadas pois estava com o sensor numa mão e com câmara na outra.

zUEeGYi.jpg


WFsIZv2.jpg


w8HYlO0.jpg


Fiquei lá por volta de 15-20min.
Temperatura que marcava o Auriol mesmo antes de vir embora:
(Eram 17h58 na altura que tirei a foto)

XSLjewk.jpg



Os resultados surpreenderam-me. Ao ir embora levei o sensor de fora e ao chegar à estação de comboios, que é a parte mais perto do centro da cidade que passei antes de começar a descer para a zona onde moro, já marcava quase 15ºC. Esta semana, talvez na quinta, que me parece ser o melhor dia, tenciono ir lá outra vez, mas de manhã.

Olha, por curiosidade vê o local em questão pelo streetview,vais ter uma agradavel surpresa, manhã de geada na passagem do carro da google. :cold:
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Hoje acabei por não ir exatamente ao mesmo local que coloquei em cima mas fui um pouco mais abaixo. Aqui onde moro a mínima foi até aos 2,8ºC. Estive lá por volta de 10min e durante esse tempo o Auriol foi até aos -0,2ºC.

QAfPBrY.png



Fotos que tirei lá:

Frosty morning by Guilherme Silva, on Flickr

Frosty morning by Guilherme Silva, on Flickr

QBovF2P.jpg


Om0YeLL.jpg




(Eram quase 8h quando tirei a foto)

8PfhH0I.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Amanhã de manhã vou ter disponibilidade de fazer os registos da temperatura no vale do Pisão, depois partilho por cá os referidos registos.
Tendo em conta o vento fraco/nulo previsto para a madrugada, acredito numa madrugada gélida com formação de geada e temperatura na ordem dos 0ºC/1ºC.
No plano teórico é esse o cenário previsto, na prática só amanhã saberei, de qualquer dos modos a madrugada gélida é quase certa.
Esperemos que o congelador de Cascais, como gosto de chamar, mostre a sua força. :cold:
Como sou ciclista-meteo louco, vai ser duro vai fazer a descida do Pisão com 2/3ºC a 30/40 km/h, prova de fogo, aliás prova de gelo. :cold: :lol:
 
Última edição:

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,310
Local
Fajarda - Coruche(57m)
depois de ver os últimos posts, também fiquei curioso como seria o vale aqui na Fajarda, sabia que era mais frio porque quando passava lá em horas de descida da temperatura sentia-o na pele, então hoje lá fui eu com um Auriol já bastante velhinho e sem protecção nenhuma portanto aviso já que os valores até podem estar errados, mas mesmo errados dá para ver a diferença entre o vale e a minha casa, na minha casa fica a 57 metros e onde estive no vale fica a 33 metros passando uma ribeira por lá (quem acompanha o Litoral Centro sabe de qual falo, meti uma foto hoje de manhã dela), senti grande diferença de temperatura na pele quando entrei no vale e quando sai dele claro, bem fica aqui o resultado:

mt9u9v.jpg


tirei uma foto do vale virada para W, desculpem a qualidade da foto mas de telemovel àquela hora ficava muito escura, então dei um clique para clarear

23755854_1708197042558818_1174245682_n.jpg
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Ora bem, acabadinho de chegar da habitual caminhada nocturna eis o que vos trago:

Fui até Cacilhas beber um café, mas levei o sensor Auriol comigo porque a intenção era verificar os pontos mais frios do trajecto e passar mais uma vez pelo 'congelador' Almadense, o Parque da Paz.

Na zona alta de Almada, perto da rotunda dos Bancos para quem conhece, a temperatura marcava precisamente 14,0ºC mas à medida que fui descendo para a Cova da Piedade a mesma começou a cair a pique. Entretanto e a meio do caminho, parecia que tinha entrado noutro mundo, nevoeiro em toda a Cova da Piedade e com alguma densidade na zona do Parque da Paz.

Assim que cheguei ao local do costume, as minhas mãos e pés 'gelaram' quase de forma instantânea e foi isto que se verificou:

SO7Yn9k.jpg


Entretanto quando cheguei a casa a minha Estação principal marcava o seguinte:

ncOAN9p.jpg


É uma diferença brutal, ainda para mais se pensarmos que em Almada estavam 14,0ºC. Estamos a falar em cerca de 10ºC entre este local e o centro da cidade.
A próxima vez já lá irei deixar o sensor, mas apenas quando se registarem dias com previsões de 4ºC ou 5ºC de mínima. Deve chegar aos negativos a brincar.

As imagens abaixo, foram tiradas com telemóvel e de noite por isso não têm grande qualidade, mas penso que dá para ver o nevoeiro em formação num dos pequenos vales por onde passa a Ribeira:

wXFdBaa.jpg


y15ucup.jpg


E aqui o local onde costumo registar estas inversões, nota-se o nevoeiro a vir da zona mais alta e com mais arvoredo, pretendo também lá deixar o sensor um dia destes:

KSJz6ee.jpg


lmRpPzh.jpg
 

Zarb

Cumulus
Registo
20 Jun 2017
Mensagens
112
Local
Cepões de Viseu
Esta zona tem-me surpreendido cada vez mais. Pela primeira vez vi o potencial do vale do jamor, hoje. Infelizmente não consegui tirar fotos, nem meter um sensor lá. A geada estava realmente agressiva!
A prova de que andei a explorar este local é ter ficado super constipado. :D
Situa-se, como já mencionei no tópico do seguimento litoral centro, mesmo ao pé da minha escola (ES Camilo Castelo Branco).
O rio jamor passa ao pé do Santuário da Senhora da Rocha, e como podem ver facilmente consigo deslocar-me até lá:
XlDBLFf.jpg

FwShHaa.jpg
Saudades... vivi 25 anos em Carnaxide. Mas a escola secundária era laranja e não azul :=)
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Bom dia.
Tal como já tinha dito noutrn tópico coloquei uma câmera gsm com medicação de temperatura num chamado 'lameiro' num local em pleno parque de Montesinho. Está noite a temperatura desceu aos - 14 graus!!! A esta hora continua - 6

Incrível. 7ºC mais frio que Miranda do Douro. Excelente candidato ao local mais frio de Portugal por IT.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Bom dia.
Tal como já tinha dito noutrn tópico coloquei uma câmera gsm com medicação de temperatura num chamado 'lameiro' num local em pleno parque de Montesinho. Está noite a temperatura desceu aos - 14 graus!!! A esta hora continua - 6

Deve ser um verdadeiro poço de frio! :cold: :cold:

Haverá outros vales encaixados na região com potencial semelhante, apenas nunca foram estudados.