Qual a zona de Portugal com a mais baixa humidade relativa do ar?

Tópico em 'Climatologia' iniciado por Gentleman 1 Jun 2020 às 16:40.

1. Gentleman

Gentleman
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    1 Jun 2020
    Local:
    Bragança
    Sou um leigo na área.
    Tenho andado à procura de uma lista das zonas de Portugal com a mais baixa humidade relativa do ar mas, infelizmente, as minhas pesquisas na Internet não têm sido bem sucedidas.

Onde posso encontrar um mapa, tabela ou, na pior das hipóteses, dados históricos brutos fidedignos que me permitam responder a esta questão?

Dias Miguel e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  2. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Provavelmente zonas de montanha desabrigadas, com menor inversão térmica... Torre, Foia, etc. :)

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Dias Miguel

Dias Miguel
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Jan 2015
    Local:
    Portalegre
    Pessoalmente sou também um leigo no assunto, mas creio que as regiões mais secas e mais afastadas do mar serão as as melhores candidatas para serem as zonas com mais baixa humidade relativa do ar em Portugal. Pode ser que algum dos membros do staff tenha conhecimento de algum estudo ou local onde essa informação esteja compilada.
    Quando ao que conheço, Portalegre tem pode ser uma candidata. Talvez o @SpiderVV tenha os valores históricos da estação dele, pois creio que o ano passado ou o anterior, atingiu menos de 20 %...

"Charneca" Mundial gostou disto.
  4. Gentleman

Gentleman
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    1 Jun 2020
    Local:
    Bragança
    Estava mais à procura de locais habitáveis, de preferência vilas ou cidades :)

Sim, será certamente no interior.
    um tópico muito antigo neste fórum em que o @Paulo H diz que os locais de Portugal com mais baixa humidade relativa são:
    1. Faixa fronteiriça junto a Alcoutim
    2. Vale do Côa e ribeira de Massueime
    3. Ilhas desertas do arquipélago da Madeira
    Porém, não cita fontes. E eu gostaria de confirmar a veracidade dessa classificação.
    Já andei pelo site do IPMA mas, enquanto é possível facilmente encontrar dados históricos sobre temperatura e precipitação, parece ser mais difícil encontrar dados históricos sobre humidade relativa.

Dias Miguel e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  5. joralentejano

joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Set 2015
    Local:
    Arronches | Leiria
    Pois, não há grande informação sobre isso, mas as regiões mais secas e quentes do país deverão ser as que têm menores valores, em média. No entanto, tal como já foi referido, há as zonas de montanha que registam valores super baixos de humidade muitas vezes. Portalegre é uma delas, cuja EMA neste inverno (por exemplo) teve alguns dias com humidade inferior a 20%. Penhas Douradas e a Guarda nesses mesmos dias, chegaram a ter valores inferiores a 10%. A Fóia é igual, entre outras estações/localidades que estejam em altitude.

6. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
    Duvido que vales sejam os lugares com mais baixos valores de humidade, Mirandela por exemplo tem valores baixos de precipitação mas em momentos de inversão tem das humidades mais altas do país, como já foi dito os montes têm muito mais frequentemente valores baixíssimos de humidade

7. Albifriorento

Albifriorento
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    4 Dez 2010
    Local:
    Castelo Branco
    As desertas não me parece, provavelmente as Ilhas Selvagens serão bem mais que as desertas, praticamente não chove naquela zona, e os guardas locais têm que levar praticamente toda a água com eles.

Mas posso estar enganado, como tú, não passo de um leigo.

8. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    As ilhas Selvagens são de facto a região menos chuvosa de Portugal, mas uma coisa é a chuva e outra é a humidade relativa. Sabendo que as Selvagens estão no meio do mar, é pouco provável que sejam das zonas mais secas a nível da humidade relativa... :)

N_Fig e Albifriorento gostaram disto.

Partilhar esta Página