Qual a zona de Portugal com a mais baixa humidade relativa do ar?

Tópico em 'Climatologia' iniciado por Gentleman 1 Jun 2020 às 16:40.

1. Gentleman

Gentleman
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    1 Jun 2020
    Local:
    Bragança
    Sou um leigo na área.
    Tenho andado à procura de uma lista das zonas de Portugal com a mais baixa humidade relativa do ar mas, infelizmente, as minhas pesquisas na Internet não têm sido bem sucedidas.

Onde posso encontrar um mapa, tabela ou, na pior das hipóteses, dados históricos brutos fidedignos que me permitam responder a esta questão?

Dias Miguel e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  2. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Provavelmente zonas de montanha desabrigadas, com menor inversão térmica... Torre, Foia, etc. :)

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Dias Miguel

Dias Miguel
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Jan 2015
    Local:
    Portalegre
    Pessoalmente sou também um leigo no assunto, mas creio que as regiões mais secas e mais afastadas do mar serão as as melhores candidatas para serem as zonas com mais baixa humidade relativa do ar em Portugal. Pode ser que algum dos membros do staff tenha conhecimento de algum estudo ou local onde essa informação esteja compilada.
    Quando ao que conheço, Portalegre tem pode ser uma candidata. Talvez o @SpiderVV tenha os valores históricos da estação dele, pois creio que o ano passado ou o anterior, atingiu menos de 20 %...

"Charneca" Mundial gostou disto.
  4. Gentleman

Gentleman
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    1 Jun 2020
    Local:
    Bragança
    Estava mais à procura de locais habitáveis, de preferência vilas ou cidades :)

Sim, será certamente no interior.
    um tópico muito antigo neste fórum em que o @Paulo H diz que os locais de Portugal com mais baixa humidade relativa são: