Que climas existem nas zonas mais altas de Portugal?

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Alguém sabe de registos climatológicos obtidos nas zonas mais altas de Portugal (ou como muito provavelmente não existem estações nestes lugares, o mais próximo possível destas zonas)?
Não precisam de ser registos climatológicos (30 anos), podem ser medições com apenas alguns anos.
Eu creio que vi uma vez dados muito interessantes, provenientes de alguns pontos altos do Gerês, mas depois nunca mais os encontrei...

Obrigado desde já!
 
Última edição:


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Alguém sabe de registos climatológicos obtidos nas zonas mais altas de Portugal (ou como muito provavelmente não existem estações nestes lugares, o mais próximo possível destas zonas)?
Não precisam de ser registos climatológicos (30 anos), podem ser medições com apenas alguns anos.
Eu creio que vi uma vez dados muito interessantes, provenientes de alguns pontos altos do Gerês, mas depois nunca mais os encontrei...

Obrigado desde já!

Depende bastante da localização da montanha.
No Gerês, por exemplo, é totalmente normal haver anos hidrológicos com 2000 mm ou mais de acumulado de precipitação. O clima no Gerês está sempre a levar com massas de ar húmidas do oceano, sendo que até no verão chove bastante no Gerês.
Já Monchique é muito menos chuvoso que o Gerês, com um acumulado anual que raramente chega aos 1000 mm.
Nos últimos anos, também tenho vindo a reparar que onde neva mais não é na Serra da Estrela, mas sim na zona de Montalegre/Montesinho. São zonas bastante continentais e com influência de massas de ar húmidas vindas da Galiza. :)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Climas temperados marítimos propriamente ditos penso que existem em algumas partes montanhosas do Norte de Portugal, assim como nas montanhas dos Açores e possivelmente também em algumas pontos das montanhas madeirenses.
Questiono-me é se haverá uma variante mais fria do que o clima temperado marítimo (Cfb), como um temperado marítimo «Cfc», segundo Koppen-Geiger.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Alguem ja colocou aqui valores de estacoes do Geres que ja nao existem, estacoes com precipitacao a superar os 4000 mm em alguns anos hidrologicos.

Penso que o local mais chuvoso do pais deve ficar contudo na ilha do Pico.
 
  • Gosto
Reactions: belem

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Climas temperados marítimos propriamente ditos penso que existem em algumas partes montanhosas do Norte de Portugal, assim como nas montanhas dos Açores e possivelmente também em algumas pontos das montanhas madeirenses.
Questiono-me é se haverá uma variante mais fria do que o clima temperado marítimo (Cfb), como um temperado marítimo «Cfc», segundo Koppen-Geiger.

Para ter a classificação de Cfc ou até Csc seria necessário apresentar apenas 3 meses com temperatura média mensal superior a 10ºC. Julho, agosto e setembro são os meses mais quentes nas montanhas do litoral norte e centro, seguindo-se junho. É possível que no passado isso tenha sido uma realidade, apenas julho, agosto e setembro com valores superiores a 10ºC em certos locais. Atualmente acho mais difícil, o mês de junho é um dos que mais tem aquecido nestes últimos anos.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Depende bastante da localização da montanha.
No Gerês, por exemplo, é totalmente normal haver anos hidrológicos com 2000 mm ou mais de acumulado de precipitação. O clima no Gerês está sempre a levar com massas de ar húmidas do oceano, sendo que até no verão chove bastante no Gerês.
Já Monchique é muito menos chuvoso que o Gerês, com um acumulado anual que raramente chega aos 1000 mm.
Nos últimos anos, também tenho vindo a reparar que onde neva mais não é na Serra da Estrela, mas sim na zona de Montalegre/Montesinho. São zonas bastante continentais e com influência de massas de ar húmidas vindas da Galiza. :)

Em relação à neve o que dizes faz sentido para altitudes semelhantes, neva mais no Gerês ou em Montesinho aos 1000m do que na Serra da Estrela à mesma altitude. Mas em termos de neve acumulada total nada bate a Torre como o local mais nevoso de Portugal, mas também tem mais quase 500m de altitude que o Gerês.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Depende bastante da localização da montanha.
No Gerês, por exemplo, é totalmente normal haver anos hidrológicos com 2000 mm ou mais de acumulado de precipitação. O clima no Gerês está sempre a levar com massas de ar húmidas do oceano, sendo que até no verão chove bastante no Gerês.
Já Monchique é muito menos chuvoso que o Gerês, com um acumulado anual que raramente chega aos 1000 mm.
Nos últimos anos, também tenho vindo a reparar que onde neva mais não é na Serra da Estrela, mas sim na zona de Montalegre/Montesinho. São zonas bastante continentais e com influência de massas de ar húmidas vindas da Galiza. :)

Como já disse o MSantos, na Torre (Serra da Estrela), atingem-se acumulações que mais nenhum local do país consegue ter (nem perto). O ano passado foi um exemplo disso, em Julho ainda havia neveiros tal a acumulação durante o Inverno/Primavera. Os 500 m de diferença em altitude em PT continental às nossas latitudes e com a maior parte da precipitação a ter origem em massas de ar húmidas atlânticas fazem uma enorme diferença entre cair sobre a forma de chuva ou neve, pois o limite entre cair neve ou chuva anda quase sempre ali no intervalo entre os 1200/2000 m). Isso é também muito bem observado na diferença Penhas da Saúde/Torre.

E tens razão quando dizes que Monchique é muito menos chuvoso que o Gerês (claro, ficam nos extremos norte/sul do país). Mas dizer que raramente passa os 1000 mm em Monchique é uma falácia, pois é precisamente o contrário. Passa com bastante frequência os 1000 mm, como atestam os 1200 mm de média anual. O pico de 900 m e a proximidade do Atlântico torna-a a região mais chuvosa do sul de Portugal, ao nível de certas zonas do litoral norte.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Para ter a classificação de Cfc ou até Csc seria necessário apresentar apenas 3 meses com temperatura média mensal superior a 10ºC. Julho, agosto e setembro são os meses mais quentes nas montanhas do litoral norte e centro, seguindo-se junho. É possível que no passado isso tenha sido uma realidade, apenas julho, agosto e setembro com valores superiores a 10ºC em certos locais. Atualmente acho mais difícil, o mês de junho é um dos que mais tem aquecido nestes últimos anos.

Obrigado pelas informações.

Nas Penhas Douradas, por exemplo, as temperaturas médias mensais superiores a 10ºc vão de Maio a Outubro, e Junho e Agosto, são meses secos.
Sei que está longe de ser a zona mais fria da Serra da Estrela e mesmo no Gerês, devem haver regiões mais frias e húmidas.
Nos Açores (nas zonas mais altas) também devem haver locais mais frescos e húmidos.
 
  • Gosto
Reactions: Dan

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,274
Local
Funchal
Pico do Areeiro (Madeira), Dados IPMA:

Média Precipitação Anual (1961-1990 - 2939.3 mm

Registo anual mais elevado (2010) - 4363.1 mm

Média da Temperatura Mínima: 6.0ºC

Temperatura Média: 9.1ºC

Média Temperatura Máxima: 12.1ºC

Média de dias com precipitação superior a 0.1 mm: 178 dias

Média de dias com precipitação superior a 1.0 mm: 131 dias

Média de dias com precipitação superior a 10.0 mm: 67 dias
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e belem

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
“No arquipélago da Madeira a classificação do tipo Csc observa-se nas pequenas áreas de altitude do Pico Ruivo e do Pico do Areeiro. Nos Açores não se observa esta variedade de clima.”



Cfc (temperado sem estacão seca com Verão curto e fresco)

“Este tipo de clima apenas se observa no arquipélago dos Açores, numa estreita faixa em redor da montanha do Pico na ilha do Pico.”

ET (tundra)

“Observa-se unicamente no Açores, na montanha do Pico (ilha do Pico) a partir de cerca de 1 600 metros de altitude.”



ATLAS CLIMÁTICO DOS ARQUIPÉLAGOS DAS CANÁRIAS, DA MADEIRA E DOS AÇORES
Fonte
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
“No arquipélago da Madeira a classificação do tipo Csc observa-se nas pequenas áreas de altitude do Pico Ruivo e do Pico do Areeiro. Nos Açores não se observa esta variedade de clima.”



Cfc (temperado sem estacão seca com Verão curto e fresco)

“Este tipo de clima apenas se observa no arquipélago dos Açores, numa estreita faixa em redor da montanha do Pico na ilha do Pico.”

ET (tundra)

“Observa-se unicamente nos Açores, na montanha do Pico (ilha do Pico) a partir de cerca de 1 600 metros de altitude.”

ATLAS CLIMÁTICO DOS ARQUIPÉLAGOS DAS CANÁRIAS, DA MADEIRA E DOS AÇORES
Fonte


Muito interessante, obrigado!
Questiono-me se as zonas mais altas e frias do Gerês, chegam a ser Cfc, mas tenho as minhas dúvidas.
Talvez sejam Cfb.
 
Última edição:

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Muito interessante, obrigado!
Questiono-me se as zonas mais altas e frias do Gerês, chegam a ser Cfc, mas tenho as minhas dúvidas.
Talvez sejam Cfb.

Nas montanhas aqui a norte, mas já na pare espanhola, existem os climas Dsb (frio com Verão seco e temperado) e Dsc (frio com Verão seco e fresco).

D por ter, pelo menos, um mês com temperatura média inferior a zero. É possível que a Torre cumpra também este critério (Dsb).
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e belem

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,274
Local
Funchal
Obrigado, Hawk!

Quantos meses, excedem a média dária de 10ºc, no Pico do Areeiro?

Não tenho essa info. Os dados que partilhei retirei daqui:

https://www.ipma.pt/resources.www/d...WHZhhY/cli_20100201_20100228_pcl_mm_md_pt.pdf

Dado adicional:

"No Pico do Areeiro (1818 m de altitude), e nos lugares de altitude superior a 1500 metros, onde se registam temperaturas de média anual, entre os 0º C e os 10º C, o clima é considerado frio. Igualmente, é oceânico, por a diferença entre as temperaturas médias do ar do mês mais quente e o mais frio ser inferior a 10º C e excessivamente chuvoso, por a precipitação total anual, ser superior a 2000 mm (1961 - 1990)."
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: belem

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
É um assunto interessante, estive a investigar um pouquinho.

Estão aqui dados climáticos das Penhas da Saúde (1500 m): https://pt.climate-data.org/europa/portugal/penhas-da-saude/penhas-da-saude-508703/

Na impossibilidade de ter dados da Torre, podemos fazer uma aproximação um pouco reles, mas que deve aproximar-se da realidade, usando os dados das Penhas da Saúde. Comecei por comparar os dados da Guarda (1000 m, IPMA, http://www.ipma.pt/pt/oclima/normais.clima/1981-2010/010/) com as Penhas da Saúde, e observei que a temperatura média é cerca de 3ºC inferior nas Penhas, o que bate certo com o gradiente médio de temperatura em altitude (0.6ºC/100 m), isto é 500x0.6 = 3ºC. Aplicando o mesmo princípio para a Torre (2000 m), vê-se que a temperatura média será inferior a 0ºC em pelo menos 3 meses (Dez, Jan, Fev), e possivelmente perto disso em Março. Por outro lado, se nos meses de Julho e Agosto a temperatura média será superior a 10ºC, em Junho/Setembro será muito próxima dos 10ºC.

Estimativa de temperaturas médias na Torre (2000 m):

Janeiro: -1.4 ºC
Fevereiro: -1 ºC
Março: 0.2 ºC
Abril: 2.2 ºC
Maio: 4.8 ºC
Junho: 9.9 ºC
Julho : 13.1 ºC
Agosto: 13.5 ºC
Setembro: 10.3 ºC
Outubro: 5.9 ºC
Novembro: 1.3 ºC
Dezembro: -0.9 ºC

Temos então três climas possíveis para a Torre, com fronteira muito ténue entre eles:

Dsc = Clima subártico com estação seca; a média do mês mais frio está abaixo de 0 °C ou −3 °C, e de 1 a 3 meses possuem temperatura média acima de 10 °C. Ocorre ao menos três vezes mais precipitação no mês mais chuvoso do inverno do que no mês mais seco do verão, e o mês de verão mais seco recebe menos de 30 mm.

Csc = Clima mediterrânico de verão frio; a média do mês mais frio é acima de 0 °C ou −3 °C, e de 1 a 3 meses apresentam média acima de 10 °C. Ocorre ao menos três vezes mais precipitação no mês mais chuvoso do inverno do que no mês mais seco do verão, e o mês mais seco do verão recebe menos de 30 mm.

Csb = Clima mediterrânico verão fresco; o mês mais frio tem média acima de 0 °C ou −3 °C, todos os meses têm temperaturas médias abaixo de 22 °C e pelo menos quatro meses apresentam média acima de 10 °C. Ocorre ao menos três vezes mais precipitação no mês mais chuvoso do inverno do que no mês mais seco do verão, e o mês mais seco do verão recebe menos de 30 mm.

Qual será?
 
  • Gosto
Reactions: belem