Que segredos desvenda Europa ?

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa noite, lanço aqui um pequeno debate para um tópico que nos últimos tempos tem suscitado um grande cepticismo em todos os amantes deste ramo da Ciência.

Europa: Overview: Ingredients for Life?

Europa - an icy moon of Jupiter - is slightly smaller than Earth's moon. It is unique in the solar system, being thought to have a global ocean of water in contact with a rocky seafloor. If the ocean is proven to exist, Europa could be a promising place to look for life beyond Earth.

A agência espacial americana anuncia atividade de jatos de vapor de água na lua de Júpiter, no que indica a existência de passagens da superfície ao interior

Em dados captados em 2014 e agora analisados, foi possível detetar o que parecem ser geisers de vapor de água a sair do planeta. O que reforça a ideia de que o satélite tem um oceano global de água salgada sob a camada de gelo, bem como que existem "passagens" que ligam diretamente a superfície gelada ao líquido interior.

Fontes: http://solarsystem.nasa.gov/planets/europa
http://www.dn.pt/sociedade/interior...uncio-de-atividade-surpreendente-5410276.html


A minha opinião relativamente a este assunto é que já há muito se devia ter apontado baterias digamos assim a este pequeno Satélite de Júpiter. Existe por ali muito segredo para ser desvendado e penso que o planeta tem grande potencial para conter vida microbiológica sendo que já é sabido que não é assim tão necessário existir Oxigénio em grandes quantidades para a mesma existir. A Nasa tem planeada uma missão para 2020 no sentido de estudar ao pormenor este Satélite.