1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

Radar brasileiro será usado em operação na Indonésia

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Gerofil 17 Mai 2007 às 22:48.

  1. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    8,980
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    O governo da Indonésia contratou a empresa brasileira OrbiSat da Amazônia para realizar, no prazo máximo de 60 dias, todo o sensoriamento remoto e o mapeamento geográfico do território de Kalimantan, ex-Bornéu. O trabalho vai custar US$ 2 milhões e começa em julho.

    Será o primeiro emprego do sistema da radares e sensores OrbiSAR-RFP, produzido pela empresa, de São José dos Campos. O equipamento, aerotransportado, não exige aviões especializados. Os vôos estarão sob a responsabilidade da OrbiSat. O levantamento pretendido cobrirá uma área levemente superior a 30 mil km². A tecnologia InSar, contida no sistema, foi utilizada em projetos de sensoriamento remoto do Brasil e da Venezuela. O diretor da OrbiSat, João Moreira, acredita que "a operação na Indonésia estará concluída até fevereiro de 2008". O radar, afirma, "é o mais avançado do mercado, capaz de produzir informações com rapidez e custo baixo". O OrbiSar emite ondas eletromagnéticas para gerar imagens sem interferência. É capaz de originar dados de superfície durante a noite, sob chuva ou através de nevoeiro. Operando com duas freqüências, nas bandas X e P, fornece a altura da copa das árvores. O recurso é adequado à definição da formação do solo em locais de vegetação densa.

    Segundo João Moreira, "o governo da Indonésia vai receber dados referentes a biomassa, ao tipo de cobertura do terreno pesquisado e do escoamento das águas". Esse material resultará na confecção de mapas da rede hidrológica, de transportes, do uso da terra, e do cadastramento urbano/rural.

    Fonte: Mundo Virtual - Último Segundo
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página