Radares meteorológicos nos Açores

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,424
Local
Ponta Delgada - Açores
O delegado nos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) manifestou hoje preocupação quanto ao futuro do único radar meteorológico existente no arquipélago, dado ser propriedade norte-americana e estar instalado na base das Lajes.


“Desconheço, atualmente, qual é a situação/futuro do radar. Inicialmente, falou-se que seria desmontado e levado para a América em consequência da redução do contingente americano na base das Lajes”, afirmou Diamantino Henriques, em declarações à agência Lusa, recordando que a instalação de radares na região é “uma velha ambição”.

O responsável pelo IPMA nos Açores referiu que caso fosse desmontado o único radar meteorológico existente no arquipélago, “a capacidade de reação na região seria muito menor”, da que existe atualmente.

“[O radar meteorológico) é o principal meio de previsão a curto prazo para previsões de situações extremas. Não é um brinquedo. O radar meteorológico é uma ferramenta (…), com a particularidade de ser muito útil em situações de aproximação de tempo severo e estimativa de precipitação e vento”, referiu Diamantino Henriques.

O delegado regional do IPMA assegurou que a situação do radar norte-americano “é do conhecimento da direção do IPMA desde o início”.

“Penso que eles devem ter feito ou fizeram o que podiam fazer na altura para convencer quem de direito que era um equipamento necessário e de interesse para os nossos serviços aqui”, referiu.

Há vários anos também que o CDS/PP Açores insiste na necessidade de se instalarem no arquipélago radares meteorológicos, alegando que “neste momento as ilhas são a única região do país onde ainda não foram colocados estes equipamentos”, que permitem o lançamento de avisos meteorológicos com antecedência de 15 ou 30 minutos.

“No caso da Madeira, houve um entendimento entre o instituto e o Governo Regional da Madeira para cofinanciar a construção do radar. Aqui nos Açores, o Governo Regional entendeu que a aquisição e instalação do radar é obrigação da administração central e não deve contribuir financeiramente para o projeto”, recordou Diamantino Henriques.

Segundo disse o delegado regional do IPMA, a instalação de radares nos Açores é “uma velha ambição”, mas “por falta de oportunidade do ponto de vista financeiro”, ainda não foi concretizada.

Fonte: AcorianoOriental

Como é sabido, a intenção dos Americanos num futuro próximo é de sairem da Base das Lajes na Ilha Terceira, e ao que parece vão levar consigo o único radar meteorológico que existe na região..
 
  • Gosto
Reactions: Gerofil e Thomar


AzoresPower

Cumulus
Registo
17 Set 2013
Mensagens
498
Local
Angra do Heroísmo
Isto não é brincadeira nenhuma. A sair este radar, têm obrigatóriamente de instalar outro. De preferência com maior alcance (salvo erro, o da Base não alcançava o grupo ocidental nem a ilha de Santa Maria).

Mas bem, fazer não é tão fácil quanto falar.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
Isto não é brincadeira nenhuma. A sair este radar, têm obrigatóriamente de instalar outro. De preferência com maior alcance (salvo erro, o da Base não alcançava o grupo ocidental nem a ilha de Santa Maria).

Mas bem, fazer não é tão fácil quanto falar.

Por curiosidade já mandei uns mails a alguns fabricantes de radares meteorológicos compactos (portáteis) para perguntar o preço dos equipamentos:

http://www.eldesradar.com/WR-25XP.htm

http://www.ewradar.com/E700DP.html

http://www.microstep-mis.com/index.php?lang=en&site=src/products/meteorology/radar

http://metek.de/product/local-weather-radar-wr-10x/

Não tive nenhuma resposta. Provavelmente só ligam a contactos institucionais. O preço de um fixo (+-3 milhões) deve dar vários portáteis. Não são necessárias instalações fixas. Já li que no grupo oriental o radar provavelmente iria para Santa Maria. Em termos de relevo é uma péssima decisão mas enfim. Assumindo um alcance útil de 120/150kms, seriam necessários 5 radares pequenos (1 no Grupo Ocidental; 2 no grupo Central - Faial e Terceira; 2 no grupo Oriental - Sta. Maria e S. Miguel). Se cada um custar 600 mil euros dá 3 milhões de investimento nos equipamentos. Os gastos em infraestrutura são mínimos. Até seria melhor para os Açores ter vários radares. As informações no seu todo seriam muito mais completas.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
Por exemplo, a instalação do radar da Metek acima mencionado é isto:

zuHJka2.jpg


MH4kq22.jpg
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
Atenção que a minha ideia não foi a sério, mau era se tivessemos que ser nós a arranjar dinheiro para radares.

Pelo contrário. Às vezes são as próprias comunidades que devem por as mãos à obra. Dou um exemplo australiano:

The people of the Barkly region in the Northern Territory have joined with local industry to offer to buy the Tennant Creek weather radar from the Bureau of Meteorology.

From Friday the radar was decommissioned, which locals claim has plunged a 250,000 square kilometre region of Australian in effective darkness.

Northern Territory Cattlemen's Association President David Warriner says the move is irresponsible.

"It is truly outrageous and hard to comprehend, especially when the critical value to human life and safety is weighed up against the negligible cost of running it. The facility requires no personnel and an occasional visit for maintenance, so it effectively runs itself. It has been turned off at the start of the northern storm and wet season. The worst possible time, demonstrated by the storms we have had just this week, which have cut the main Stuart Highway."

"The complete lack of consultation has incensed residents of the region and we have been left with no option. Despite all the representations made to the Department of Meteorology, the Minister and Parliamentary Secretary it seems the Australian government just don't care about the safety of people in the region. It has been justified on cost cutting grounds and the fact that there are only 3,000 people living in the region."

Tom Stockwell, father, local cattle producer and pilot located north of the Barkly, relies on the radar at critical times.

"Will it take a tragedy for someone to realise what a foolhardy and miserable decision this was. We are also very aware that some of the more vulnerable may be those who visit and travel through the area, such as the retirees and urban holiday makers. This is cost-saving gone mad."

The Federal Parliamentary Secretary responsible for the Bureau of Meteorology, Senator Don Farrell, has previously declined to be interview by ABC Rural.

In an emailed statement earlier this month, Senator Farrell said the Tennant Creek radar is ageing and reaching the end of its useful life.

Senator Farrell argues the Bureau will continue to service the Tennant Creek region by preparing weather forecasts twice a day and by reporting automated weather observations.

http://www.abc.net.au/site-archive/rural/news/content/201212/s3660132.htm

Fugindo um pouco do tópico, aqui fica mais umas promessas completamente alucinantes da oposição:

O líder do PSD/Açores, Duarte Freitas, comprometeu-se hoje a, "nos próximos dez anos, retirar 40 mil pessoas da pobreza" e a baixar impostos, caso vença as eleições regionais de 2016.

“Comprometemo-nos, nos próximos dez anos, a retirar 40 mil pessoas da pobreza. Comprometemo-nos, nos próximos dez anos, a reduzir em 7 mil o número de jovens em situação de abandono escolar precoce”, afirmou Duarte Freitas, frisando que os Açores “precisam também de uma nova abordagem aos graves problemas sociais” que enfrentam.

“Ou seja vamos baixar no IRS o que o PS agora não quer. Vamos reduzir o que agora não vai ser reduzido no IVA e vamos corrigir a injustiça feita aos empresários dos Açores com a não redução do IRC. Vamos retomar o diferencial de 30 por cento no IRC para os empresários regionais”, acrescentou.

Frisando que é candidato a presidente do Governo Regional, porque “os Açores precisam de mudar de vida”, Duarte Freitas deixou o compromisso de “aumentar o complemento ao abono de família, congelado nos últimos anos” e reformar "as políticas sociais, diminuindo dependências e fortalecendo a capacidade de resposta das instituições”.

“Vamos implementar nos Açores uma Rede Social Local que atribua um papel essencial às câmaras municipais e juntas de freguesia na sinalização e no combate à pobreza”, referiu, prometendo ainda “um programa regional de combate às listas de espera cirúrgica que responda aos problemas de mais de nove mil açorianos”, apostar nos cuidados primários e lançar as "Unidades de Saúde Familiares” para “encontrar resposta para os mais de 36 mil açorianos que não têm médico de família”.

http://www.acorianooriental.pt/noti...s-40-mil-pessoas-da-pobreza-e-baixar-impostos

E o artigo continua com as tretas habituais da redução dos políticos. Como é hábito, o mesmo que promete reduzir os impostos e aumentar a despesa pública é o mesmo que criticou o endividamento do PS cá do sítio (em 2011):

O PSD/Açores considerou hoje “muito preocupante” o parecer do Tribunal de Contas sobre a Conta da Região, salientando que os compromissos assumidos para o futuro ascendem a 3,3 mil milhões de euros, “o que representa 86% do PIB regional”.

http://noticias.sapo.pt/infolocal/artigo/1206374

Já mandei mensagem eletrónica ao IPMA dando a sugestão dos radares compactos. Claro que o que sugeri não implica satisfazer o lobby da construção com obras públicas desastrosas. Ver-se-á.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pelo contrário. Às vezes são as próprias comunidades que devem por as mãos à obra. Dou um exemplo australiano:
http://www.abc.net.au/site-archive/rural/news/content/201212/s3660132.htm

Tens que arranjar algo melhor que um mero link para uma notícia.
Que instalações existem a funcionar. Há quanto tempo? Como funcionam na prática ?
Se instalar um radar clássico já é uma dor de cabeça brutal, que perfomance terão estes compactos de baixa potência?
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
Tens que arranjar algo melhor que um mero link para uma notícia.
Que instalações existem a funcionar. Há quanto tempo? Como funcionam na prática ?
Se instalar um radar clássico já é uma dor de cabeça brutal, que perfomance terão estes compactos de baixa potência?

Verdade. Contudo, sabes tão bem como eu que uma rede em condições será no ano 20..

Os Açores são ilhas pequenas e os grupos algo dispersos. Radares como no continente vão demorar. Os radares compactos, dizem, são mais indicados para previsões regionais. Ora, em teoria, é mesmo isso que precisamos.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Os Açores são ilhas pequenas e os grupos algo dispersos. Radares como no continente vão demorar. Os radares compactos, dizem, são mais indicados para previsões regionais. Ora, em teoria, é mesmo isso que precisamos.

Até acredito parcialmente nisso, micro-redes mais baratas vs. mega-redes pesadas, mas para avaliarmos devidamente, tem que haver algo mais consistente, não basta olhar para uns folhetos promocionais de um vendedor de tecnologia qualquer.
Existem estudos comparativos deste tipo de radares ? Eficácia, custo de aquisição, instalação, manutenção, durabilidade, etc.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
Até acredito parcialmente nisso, micro-redes mais baratas vs. mega-redes pesadas, mas para avaliarmos devidamente, tem que haver algo mais consistente, não basta olhar para uns folhetos promocionais de um vendedor de tecnologia qualquer.
Existem estudos comparativos deste tipo de radares ? Eficácia, custo de aquisição, instalação, manutenção, durabilidade, etc.

Sim, claro. Não há propriamente abundância de informação por aí (nas minhas pesquisas pelo menos). Estudos (os mais percetíveis - sem muito jargão matemático - que encontrei):

http://www.eecradar.com/ranger-x-band-radar-systems.php

http://www.eecradar.com/pdf/AMS_manuscript_Ranger_X1.pdf

----//----

http://www.scirp.org/journal/PaperInformation.aspx?PaperID=21380

http://www.nat-hazards-earth-syst-sci.net/13/1229/2013/nhess-13-1229-2013.pdf

Os radares 'low-cost' não são, de longe, perfeitos. Mas como somos pobres e tendo em conta a região do país que é não sei se a opção deve ser excluída. Alguns estudos indicam que os radares da banda X têm dificuldade em captar a chuva fraca e a 'ultrapassar' a complexidade da chuva forte.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Vince

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,424
Local
Ponta Delgada - Açores
Sobre o radar meteo DIY aí à uns anos ainda andei a estudar a ideia..mas complexidade electrónica é imensa e precisa-se de uma carta de rádio amador, mas o bom do projecto que indiquei anteriormente é que praticamente está a ser desenvolvido com material que se compra no Ebay. Mas claro que a fiabilidade..humm, diy projects, who knows.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
Uma equipa técnica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA) vai “começar a seleccionar os locais possíveis para instalação dos radares meteorológicos” nos Açores. A confirmação é feita por Diamantino Henriques, responsável pelo IPMA nos Açores. Essa equipa do IPMA terminou há pouco tempo a instalação do radar de Arouca. “Só agora se completou aquilo que se vem planeando há mais de vinte e tal anos”, explica.

Há actualmente três radares meteorológicos instalados no território continental – um em Santarém (que substituiu o radar do aeroporto da Portela), outro no Algarve e mais recentemente no distrito de Aveiro, o radar de Arouca. Esses três radares garantem a “cobertura de todo o território continental” mas deixam de fora as ilhas. No arquipélago da Madeira, onde até hoje não existia nenhum radar, já estão na fase de “aquisição” do equipamento. Nos Açores, o único radar meteorológico está instalado em Santa Bárbara, na ilha Terceira, e é propriedade da Força Aérea norte-americana.

Diamantino Henriques espera que “em três meses seja possível fazer as visitas aos sítios”, a ideia é “começar pelo grupo oriental e depois estender para os restantes”. A instalação de um radar meteorológico depende de uma “série de questões técnicas”, como por exemplo a abertura do terreno “por causa do alcance e para não haver interferências com a orografia”. Há casos em que implica fazer algumas obras, de acessos e caminhos para sítios mais remotos. “Não é fácil”, confirma Diamantino “para cada radar demora-se, em média, três a quatro anos para instalar”. Entre escolha da zona, o equipamento, adquirir e instalar. Para a Região são desejáveis, pelo menos, três equipamentos deste género.

...

http://www.correiodosacores.info/in...os-nos-acores-mas-ainda-falta-o-financiamento

Recomendo leitura na íntegra.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,424
Local
Ponta Delgada - Açores
@Orion , ao que parece foi dado mais um passo importante..

Visita da equipa RADAR do IPMA a S. Miguel com vista a seleção de locais de instalação do próximo radar meteorológico.

12191936_1116889745002689_8099881688267508202_n.jpg


Fonte: IPMA Açores

Possível ano para começar em funcionamento? 2018, 2020?