Radiation Shield Artesanal

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Meteofan 28 Dez 2016 às 12:00.

1. Meteofan

Meteofan
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    22 Set 2012
    Local:
    Felgueiras, Porto (500 mts)
    Boas, construí um radiation shield artesanal utilizando 8 pratos de vasos brancos. Meti o sensor lá dentro e deixei 1.5 cm entre cada prato para ventilação. Creio que fiz tudo corretamente como deve ser, no entanto estou a registar temperaturas muito estranhas. Esta noite a temperatura rondou os 7º toda a noite e agora já vai nos 16.3º ao meio-dia... O RS está no quintal aparafusado a um poste , a cerca de 1.5m do solo. Alguém me sabe dizer qual poderá ser o problema? Ou será que terá havido uma inversão térmica na minha zona? (Os 7º de noite são estranhíssimos, visto haver uma leve camada de geada....)

Collapse Signature Expand Signature
  2. Meteofan

Meteofan
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    22 Set 2012
    Local:
    Tem apenas 4 pratos abertos no meio, acham que devia meter mais 2 para ficar mais arejado? Reparei também que o plástico utilizado não é totalmente branco, é um branco um pouco "sujo" e que deixa passar um pouco da luz, será que pintanto com 1 ou 2 demãos de tinta terei melhores resultados?
    E por dentro pintar de preto, que acham?

3. Meteofan

Meteofan
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    22 Set 2012
    Local:
    Coloquei mais 2 pratos em cima e mais um no meio aberto, mas isto não está a funcionar, a temperatura há pouco estava nos 10.5º agora já subiu para os 11,8, o que se estará a passar? Será falta de ventilação (deixei cerca de 1 cm, talvez um pouco mais entre cada prato) e a temperatura não para de subir....

4. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Meteofan eu não tenho o conhecimento de construção de RS que me permita esclarecer (há membros que construíram já RS's com bastante sucesso). As tuas distânias parecem-me razoáveis. Poderá haver um problema de arejamento do mesmo, ou de má instalação, mas é difícil concluir mais perante os dados que estão em cima da mesa.

5. Meteofan

Meteofan
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    22 Set 2012
    Local:
    Pintei os pratos com 3 camadas de tinta branca, mudei o local e agora estou a obter uma temperatura muito aceitável (14,4º) neste momento. Vamos ver como se comporta logo à noite, a mínima registada de 7º esta noite não me convence tendo em conta as estações aqui próximas mas pode ter havido uma inversão.
    Logo se verá!

6. Meteofan

Meteofan
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    22 Set 2012
    Local:
    Agora sim, temperaturas não estão a disparar ao sol, antes pelo contrário está em queda com 13,9º neste momento parece que acertei no local\construção do RS!

Partilhar esta Página