Radiation shield

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
O HotSpot, aqui do fórum, fez uma vez um "estudo" em que comparou o seu RS da Davis ventilado e não ventilado. As diferenças foram mínimas. Há um PDF da Davis algures que sim, explica que os RS ventilados são mais úteis em ambientes de muito alta radiação solar e vento nulo, o que por acaso pode acontecer em locais como o Alentejo no Verão.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar


Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Nem me passa pela cabeça duvidar que eles têm conhecimento das situações especifícas em que a ventilação do RS é vantajosa, acredito até de que tenham os seus próprios estudos. Não é por acaso que têm a reputação que têm.
O que é pena é que muitas vezes a técnica tenha que se sujeitar ao marketing.
Aquilo são sistemas todos integrados num unica unidade, têm permanentemente os dados da temperatura, humidade e velocidade do vento, custaria muito incluir no software uma série de condições perante as quais a ventilação seria ligada ou desligada? No hardware seria pouco mais do que um transistor para comutar a alimentação da fan. Até poupavam as baterias durante o inverno, altura em que o sol não abunda (para as recarregar). ;)
 

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
A importância de um Radiation Shield é induscutível, mas bastou uma reputada marca começar a utilizar nos seus equipamentos, primeiro um Radiation Shield parcialmente ventilado (só durante o dia) e depois numa outra versão, ventilação permanente, para que todos nós quase passassemos a achar imprescindível e até quase uma eresia, que o nosso RS não seja ventilado.
Não pretendo criar qualquer polémica ao redor deste assunto, mas a verdade é que existem estudos que indicam que a ventilação dum RS apenas aumenta a exactidão das leituras em determinadas cirscuntâncias e uma delas é quando a velocidade do vento é muito baixa e a exposição solar do RS é elevada.
Reforço, que não defendo nenhuma posição a favor ou contra a ventilação permanente em escudos de radiação. O que defendo é que antes de aceitar-mos como certos, conceitos ou ideias pela simples razão que são comuns a muita gente, procuremos informação e dados para confrontarmos esses conceitos ou ideias e formar-mos a nossa própria.
Dito isto, vou deixar aqui o link para um trabalho de investigação relacionado com escudos de radiação. São apenas 8 páginas, em letra miúdinha, mas que vale a pena ler.

Low-cost Shielding to Minimize Radiation Errors of Temperature Sensors in the Field

Cumprimentos a todos, e mais uma vez não interpretem mal esta minha intervenção
De forma alguma a tua intervenção pode ser mal interpretada. Alias eu penso como tu. Em relação ao que disseste sobre o facto de colocar fans que apenas ligavam sobre determinadas condições concordo plenamente. Eu não percebo porque é que qualquer que seja a marca que cria as estações não faz uma coisa que se possa dizer de jeito e completa. umas não tem RS de jeito, outras bastava meterem um sensor de UV e a estação ja ficava mais completa e por ai adiante. São coisas minimas que se podiam acrescentar, que tornavam a estação bem boa e enaltecia a marca que a colocava a venda.
Tomemos como exemplo a Davis, a tal com selo de qualidade como alguem aqui frisou. Custava muito colocarem um sensor de UV na unidade exterior? São centimos apenas...Mas no entanto a Vue não tem. La chegara o dia em que uma marca faz uma estação que se possa dizer completa :)
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
Bem....a coisa ficou assim
EninZjV.jpg

(o painel é mais que suficiente para o motor que tem, mesmo com pouco sol o motor tem grande potencia.)
O primeiro RS da Davis Vue com ventilação!!!! :lmao:
A montagem no telhado ficou assim. Foi o mais alto que consegui e deve estar mais ou menos a dois metros do telhado.
LN6smhh.jpg
.
Acham que ficou minimamente bem?
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Thomar

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
O caro pedro_cvl e o sr filipe cunha resolveram armar-se em engraçadinhos com os selos... nada contra. De resto o pedro_cvl teve a meritória atitude de procurar resolver um problema. Da minha parte só tem a minha admiração.

Agora se querem continuar com o selo, e especialmente o sr filipe cunha que achou que devia tentar uma piada qualquer, quiçá um problema qualquer em relação a uma marca de estações... Eu referi o selo de qualidade METEOCLIMATIC, não falei de Davis e aliás é-me indiferente que as estações sejam Davis, PCE's ou Auriol... Eu não ligo a isso.

Em jeito de pequeno desabafo... já não é a primeira, segunda nem terceira vez que sou mal interpretado nos últimos tempos por mensagens que antigamente seriam normalíssimas e bem aceites neste fórum... Sinceramente talvez ande a ficar "velho" para certas coisas.
 
  • Gosto
Reactions: pedro_cvl

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
O caro pedro_cvl e o sr filipe cunha resolveram armar-se em engraçadinhos com os selos... nada contra. De resto o pedro_cvl teve a meritória atitude de procurar resolver um problema. Da minha parte só tem a minha admiração.

Agora se querem continuar com o selo, e especialmente o sr filipe cunha que achou que devia tentar uma piada qualquer, quiçá um problema qualquer em relação a uma marca de estações... Eu referi o selo de qualidade METEOCLIMATIC, não falei de Davis e aliás é-me indiferente que as estações sejam Davis, PCE's ou Auriol... Eu não ligo a isso.

Em jeito de pequeno desabafo... já não é a primeira, segunda nem terceira vez que sou mal interpretado nos últimos tempos por mensagens que antigamente seriam normalíssimas e bem aceites neste fórum... Sinceramente talvez ande a ficar "velho" para certas coisas.

Caro amigo (se assim lhe posso chamar) não estamos aqui para nos chatearmos com ninguem. Isto são brincadeiras e nada mais. A questão do selo teve graça porque na altura eu referi que apesar da Davis ter um selo de qualidade,esta a qual me referia marcava chuva todos os dias mesmo sem chover. Mas ao que parece tambem esse problema ja foi resolvido. O que eu estou mesmo a espera é duma critica sua ao meu trabalho e dizer-me se sim ficou ok ou se na sua perspectiva devia mudar algo. Sou engenhocas mas não sou sabio em questões nas quais o senhor deve saber mais que eu. Caso tenha achado que houve algum atrito esqueça isso pois o mesmo não aconteceu. Va...venha de la sua critica que era uma das que eu aguardava :)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Boas,

Só agora é que tomei conhecimento da discussão no Seguimento do Interior Norte e Centro.
Afinal qual era o problema? E ficou resolvido?

Também sou da opinião que não há RS com selo ou sem selo.
Há RS, ponto. Têm é que estar bem construídos, ou seja, os pratos devem estar espaçados o suficiente para a circulação do ar, e próximos o suficiente para anular a radiação difusa e reflectida o mais possível.
Mas sobre isso há "n" posts aqui no fórum. É só pesquisar.
;)

À partida, e a julgar pela apresentação da instalação da estação, a detecção do problema parece-me imediato.
Não tem nada a ver com o RS mas com a proximidade do telhado. Certo?

Os 2m de altitude parece-me bem. É mais que os 1,50m ditos nas condições standard, mas há que ter em conta que um telhado aquece mais que um relvado.

De dizer ainda, sobre as comparações com o MeteoCovilha, que a diferença da temperatura à noite devia-se à inversão térmica.
Por estar a uma cota inferior, esse lugar: Boidobra, em noites de céu limpo e vento fraco/nula, terá certamente mínimas mais baixas.

De resto, acrescento que uma atitude humilde e disponibilidade para aprender são características essenciais nesta ciência. A atitude humilde não descarta o espírito critico, sempre este último um meio de aprendizagem.

Por fim, parabéns pela evolução. ;)
 

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
O problema ficou resolvido e foi apenas um mal entendido. De facto aqui existe o problema de frio durante a noite. Mais de quantas vezes me levanto e a covilha ja esta com um solinho agradavel e eu tenho que andar a tirar gelo do vidro do carro. mas durante o dia acontece o contrario em que isto aquece mais que muito e nem uma brisa corre. Por isso as minhas minimas e maximas distam muito entre elas. De qualquer forma melhor não posso fazer :)
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Ha pessoas stressadas, pois eu estou de ferias:D;)
Referi-me ao selo relativamente ao RS do pedro , que tem a estacão que quis e lhe apeteceu, assim como eu;)
Raramente sigo os seguimentos, nem o meu que me compete muito menos os outros
Se também acham que estar nessa coisa do meteoclimatic é selo de qualidade ou estrela Michelin, vou ali e já venho, é que fui lá á 3 anos atrás de um user com estrela e fiquei muito desiludido,:D:D
Esta coisa do tablet :lol::lol: e não sou sr. Sou um user como outro qualquer;)
Boa pascoa:D;)
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
O problema ficou resolvido e foi apenas um mal entendido. De facto aqui existe o problema de frio durante a noite. Mais de quantas vezes me levanto e a covilha ja esta com um solinho agradavel e eu tenho que andar a tirar gelo do vidro do carro. mas durante o dia acontece o contrario em que isto aquece mais que muito e nem uma brisa corre. Por isso as minhas minimas e maximas distam muito entre elas. De qualquer forma melhor não posso fazer :)
Sim, isso é verdade, este clima é um pouco diferente do que estou habituado;)
 

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
Sim, isso é verdade, este clima é um pouco diferente do que estou habituado;)
Filipe se es do Teixoso ou estas no teixoso sofres do mesmo mal. Toda a zona Boidobra, Covelo, Canhoso e Teixoso estão mais baixos e perto do rio Zezere e por isso mesmo acho que sofrem destas amplitudes termicas.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Caro amigo (se assim lhe posso chamar) não estamos aqui para nos chatearmos com ninguem. Isto são brincadeiras e nada mais. A questão do selo teve graça porque na altura eu referi que apesar da Davis ter um selo de qualidade,esta a qual me referia marcava chuva todos os dias mesmo sem chover. Mas ao que parece tambem esse problema ja foi resolvido. O que eu estou mesmo a espera é duma critica sua ao meu trabalho e dizer-me se sim ficou ok ou se na sua perspectiva devia mudar algo. Sou engenhocas mas não sou sabio em questões nas quais o senhor deve saber mais que eu. Caso tenha achado que houve algum atrito esqueça isso pois o mesmo não aconteceu. Va...venha de la sua critica que era uma das que eu aguardava :)

E a minha crítica está no post citado: Trabalho mais que meritório! Notável. Aliás eu tenho uma profunda admiração por quem, com material mais ou menos dispendioso, faz das tripas coração para melhorar as condições de aquisição. Eu por exemplo não tenho nem jeito nem paciência... daí já ter tido (e ter) estações das quais não partilho dados até ter instalações decentes.

Eu tenho consciência do que disse. Aliás se fui indelicado de alguma forma contigo peço desculpa, mas te garanto que valorizo imenso quem faz este tipo de trabalho. Vamos ver os resultados das melhorias. Eu acredito que tanto trabalho trará certamente retorno.

PS: E por amor de Deus... Eu NUNCA falei de RS's com selo... (Um RS com pratos comprados no Continente tem o mesmo valor se tiver bem construído). Eu falei de estações com SELO DE QUALIDADE METEOCLIMATIC.
 
  • Gosto
Reactions: pedro_cvl

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
E a minha crítica está no post citado: Trabalho mais que meritório! Notável. Aliás eu tenho uma profunda admiração por quem, com material mais ou menos dispendioso, faz das tripas coração para melhorar as condições de aquisição. Eu por exemplo não tenho nem jeito nem paciência... daí já ter tido (e ter) estações das quais não partilho dados até ter instalações decentes.

Eu tenho consciência do que disse. Aliás se fui indelicado de alguma forma contigo peço desculpa, mas te garanto que valorizo imenso quem faz este tipo de trabalho. Vamos ver os resultados das melhorias. Eu acredito que tanto trabalho trará certamente retorno.

PS: E por amor de Deus... Eu NUNCA falei de RS's com selo... (Um RS com pratos comprados no Continente tem o mesmo valor se tiver bem construído). Eu falei de estações com SELO DE QUALIDADE METEOCLIMATIC.
Obrigado pelo comentario e não se fala mais em selos porque se não alguem ainda vai trabalhar para os correios :)
Espero tambem que agora tenha outros valores. Hoje não da para ver pois ora vem o sol ora se vai. Mas dias para testar isto não faltaram :)
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Só posso dizer que a "coisa" ficou com um aspecto fantástico.
Parabens!

Qual o modelo da sua estação? Parece-me ter lido que é uma Ventus, é coisa recente?
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Filipe se es do Teixoso ou estas no teixoso sofres do mesmo mal. Toda a zona Boidobra, Covelo, Canhoso e Teixoso estão mais baixos e perto do rio Zezere e por isso mesmo acho que sofrem destas amplitudes termicas.

De férias em teixoso;)