Estou a +-1km da estação do Cabo Carvoeiro..sei que passaram aqui umas boas rajadas nestes últimos dias, mas tinha curiosidade em saber valores aproximados das rajadas..
Podes consultar aqui:
http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ind=08531&ano=2010&mes=11&day=3&hora=23&min=59&ndays=30
Se quiseres consultar outras datas é só alterar o link.
Quais são as estações da Ogimet? As do IM?
Obrigado pelo link, tenho andado a acompanhar por esse site
Acho que são da IM..pois os dados do Cabo Carvoeiro desde ontem que estão indisponíveis tanto no site do IM como do Ogimet. Ou as duas estações deram o berro no mesmo dia, ou os dados vem da mesma estação.
Estive a investigar, são mesmo. Porque o IM é membro da WMO (Organização Mundial Meteorológica) e eles enviam dados para lá e a Ogimet recolhe-os. Aí dá para ver o que o IM não publica: Rajada máxima registada.Acho que são da IM..pois os dados do Cabo Carvoeiro desde ontem que estão indisponíveis tanto no site do IM como do Ogimet. Ou as duas estações deram o berro no mesmo dia, ou os dados vem da mesma estação.
"foi possível observar em algumas estações da rede de observação do IM, valores de rajada de vento muito significativos, designadamente em Coruche (134 km/h às 13 UTC), Cabo Carvoeiro (110 km/h às 4:30 UTC) e Mogadouro (107 km/h)."
Porque a Ogimet apenas captura algumas synops que o IM manda, não todas. Há vários avisos de inconsistências no siteTenho mais uma dúvida sobre este assunto..
O IM publicou
Mas pelo Ogimet a rajada máxima no Cabo Carvoeiro foi de 93km/h..se a estação lá é do IM, porque é que o Ogimet não tem esse valor? Os 2 anenómetros no Cabo Carvoeiro estão a +-2 metros de distancia um do outro...