1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

Rali Lisboa - Dakar anulado

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por algarvio1980 4 Jan 2008 às 12:16.

  1. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    8,662
    Local:
    Olhão (24 m)
    edição 2008 do rali todo-o-terreno Lisboa-Dacar foi hoje cancelada devido a razões de segurança, anunciou a France Press (AFP), citando a organização.

    A empresa organizadora Amaury Sport Organization (ASO) justifica o cancelamento da prova, pela primeira vez na sua história, com razões de segurança e “ameaças directas contra a prova”, num comunicado emitido hoje em Lisboa.

    “Depois de diferentes conversas com o governo francês - em particular com ministro dos Negócios Estrangeiros - e tendo em conta as suas firmes recomendações, os organizadores do Dacar decidiram anular a edição de 2008 do rali, programada para de 05 a 20 de Janeiro entre Lisboa e a capital senegalesa”, refere o comunicado da ASO.

    O comunicado fala ainda de “ameaças directas lançadas contra a prova por movimentos terroristas”.

    O anúncio oficial da decisão da organização do mítico Rali vai ser feito ao meio dia, mas entretanto o barlavento.online apurou que, na zona de Portimão e Praia da Rocha, já houve unidades hoteleiras contactadas pela agência de viagens oficial da prova para anular as reservas entretanto feitas.

    O barlavento.online soube, por seu lado, que, em Portimão, a estrutura municipal ligada à organização também foi avisada ao princípio da manhã do eminente anúncio do cancelamento da prova.

    O barlavento.online foi mesmo o primeiro órgão de comunicação social a nível mundial a avançar com dados concretos sobre o cancelamento desta edição do Lisboa-Dacar.

    Em Lisboa, diversas conferências de imprensa previstas para esta manhã, nomeadamente de Carlos Sousa, foram anuladas, vivendo-se um ambiente de grande expectativa.

    Para a Mauritânia, nesta edição de 2008, estão previstas oito decisivas etapas do Rali, pelo que tudo indica que não bastará à organização simplesmente anular estas etapas.

    A alteração ou anulação de etapas do Rali Lisboa-Dacar ou mesmo o cancelamento de toda a prova vão assim ser anunciados esta manhã.

    Fonte: Barlavento Online

    Lá se foi o Rali em Portimão no domingo:sad::sad::sad:
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. MSantos

    MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    3 Out 2007
    Mensagens:
    8,230
    Local:
    Leiria (Guimarota)
    Confesso que fiquei um pouco chocado com esta noticia, é preferivel não haver o Rali, visto as ameaças terroristas serem bem reais. Mas ao mesmo tempo ceder face ao terrorismo não me parece bom. Pois significa uma vitoria para as organizações terroristas. o que vai causar novas ameaças para os Ralis dos anos seguintes, pois vai dar força e motivação de sobra a estes fanáticos
     
    Collapse Signature Expand Signature
  3. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    4,929
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Lançando mais uma acha para a fogueira... foram os Franceses que sugeriram o cancelamento... teriam feito o mesmo se o formato fosse ainda o Paris - Dakar :huh:
     
  4. henriquesillva

    henriquesillva
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    13 Dez 2007
    Mensagens:
    496
    Local:
    Guimarães
    E diz o Senhor Bush que o Mundo está mais seguro?:lol::lol::lol:



    PS: Em 30 anos de provas, é a 1ª vez que é anulada!!!!!!!
     
    Collapse Signature Expand Signature
  5. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    9,041
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Dadas as circunstâncias foi sem dúvida a melhor opção. Não tem interesse fazer um dakar que não passe nas dunas... A Mauritânia nesse aspecto é insubstituível. Mali, Sul da Argélia, Niger tem condições de segurança muito mais precárias. Anteriores edições (Paris/Sirt/Cidade do Cabo-1992) ou (Dakar-Cairo-2000) não se organizam em 15 dias... Pró ano há mais :)
     
    Collapse Signature Expand Signature
  6. MSantos

    MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    3 Out 2007
    Mensagens:
    8,230
    Local:
    Leiria (Guimarota)
    Um comunicado da al-Qaeda de 29 de Dezembro colocando em causa as autoridades da Mauritânia, nomeadamente pelo apoio à segurança do Lisboa-Dacar2008, confirma a realidade da ameaça que hoje motivou a anulação do rali, refere a Lusa.

    A informação é avançada pela Agência France Press, que cita fonte próxima do processo, depois de o director da prova, Etienne Lavigne, ter justificado hoje, em Lisboa, a decisão de anular o rali todo-o-terreno pelo «clima de insegurança» reinante depois do assassínio de quatro turistas franceses na Mauritânia na véspera de Natal.

    No seu comunicado, o Braço da Al-Qaeda no Magreb Islâmico (BAQMI, ex-Grupo Salafista para a Prédica e Combate - GSPC) critica a colaboração de Nouakchott com os «Cruzados, os apóstatas e os infiéis», recorrendo a uma terminologia regularmente utilizada nas suas ameaças e reivindicações de atentados, sublinha a mesma fonte.

    Este comunicado, acrescenta a fonte, «vem confirmar as motivações dos terroristas, autores dos assassinatos (dos quatro cidadãos franceses), bem como a mudança radical de estratégia implicada pela integração do GSPC na al-Qaeda».

    Em Lisboa, Etienne Lavigne, director do Dacar, evocou hoje «razões de Estado» que não podia «nem comentar, nem explicar», para justificar a anulação da prova, que deveria decorrer de 5 a 20 de Janeiro.

    «O governo francês invocou razões de Estado para nos aconselhar formalmente a não dar a partida do Dacar. Acrescento que comunicados da Al-Qaeda no Magreb citavam o Dacar. Não conheço o conteúdo desses comunicados, mas o Quai dOrsay tem-los em sua posse», afirmou Lavigne.

    Fonte: http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=899478&div_id=291
     
    Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página