Recordar os Nevões de Fevereiro 1983 (25º aniversário)

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Há 25 anos nevava em todo o norte...
exactamente há 25 anos....


nevenoportoaw2.gif
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Algumas fotografias que já estavam no Forum noutros tópicos:


Coimbra, Parque da Cidade

coimbra1983um8.jpg



Coimbra, Bairro do Loreto

neve01.jpg


Coimbra, Monte Formoso

neveqe1.jpg



Braga, Bairro Nogueira da Silva

bragagi9.jpg



Porto, S.Crispim

scrispim11ly.jpg

http://www.meteopt.com/forum/portugal/neve-no-porto-207.html


Santa Comba Dão

53786122mh2.jpg

http://vozdoseven.weblog.com.pt/arquivos/224344.html


Ourém

ouremhd9.jpg

http://boicotesa.blogspot.com/2006/01/o-penltimo-nevo-em-ourm-1983.html


Monchique

monchiqueet8.jpg

http://monscicus.blogspot.com/2007/11/o-nevo-em-monchique-em-1983.html



Uma dúvida que tenho destes dias é de quantas vezes afinal nevou. Eu tenho a ideia que foram em duas datas distintas, separadas por poucos dias. E na primeira a acumulação foi significativa (isto no centro do país), lembro-me que deu para fazer muitos bonecos de neve que se aguentaram bastante bem durante um ou dois dias. Mas isto são memórias muito vagas...
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Desde 11 de Fevereiro até ao dia 15 desse ano há relatos de neve um pouco por todo o norte e centro do litoral ao interior.E se olharmos para as cartas da época entendemos o porquê do ocorrido.No Porto caiu uma folheca no dia 11 e nevou mesmo no dia 15.Foi memorável...
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Lembro-me de 3 episódios de neve em Coimbra embora não consiga precisar as datas!
Na 1ª lembro-me de ser acordado pelo meu pai a dizer para eu e o meu irmão irmos á janela e dai a estarmos na rua foi um ápice com a neve(nevou durante a noite) com uma excelente acumulação de 10/15cm :huh:. Fomos então passar o dia a brincar com os meus pais por deliberação da minha mãe.No dia seguinte ainda havia neve.
Na 2ª vez recordo-me de ir dar a volta matinal com o cão e ver "aquela coisa estranha a cair de céu" segundo relatei á minha mãe que me informou que era neve. Nesse dia voltou a nevar com intensidade por volta das 11h da manhã durante +-20 min.
Na 3ª apenas me lembro dos relatos e de ver nesse dia o boletim meteorológico onde a máxima para Coimbra era de 5º :cold:!! Tenho esta memória deste dia porque felizmente estava em Trancoso onde uns amigos próximos moravam e era frequente ir lá. Dessa vez os nossos pais tinham ido com a "canalha" á Serra da Estrela para vermos neve e lembro-me perfeitamente desse dia, e antes de regressarmos a Trancoso ao fim do dia de se ver um céu carregado de nuvens e de se comentar que deveria nevar na serra no dia seguinte.Quando acordei no dia seguinte em Trancoso e estava a cair um nevão :surprise: que me deixou tão feliz que tivemos que ficar por lá mais 2 dias :D Julgo que este terá sido em 87:huh:
Todas estas memórias são tão susceptíveis ao erro quanto é a liberdade de uma criança para sonhar :D

PS: Fiquei com uma dúvida :huh: Vince andas a fugir do frio?? A seguir vais viver para Marrocos?? :lmao:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Desde 11 de Fevereiro até ao dia 15 desse ano há relatos de neve um pouco por todo o norte e centro do litoral ao interior.E se olharmos para as cartas da época entendemos o porquê do ocorrido.No Porto caiu uma folheca no dia 11 e nevou mesmo no dia 15.Foi memorável...


Fiz uma animação de satélite e olhando para elas dá a ideia de ter sido logo na manhã do dia 11 sobretudo no centro do país, nos dias seguintes provavelmente alguma pouca neve e muito dispersa em várias regiões conforme existissem nuvens e ocorresse precipitação, e finalmente no dia 15 novamente com mais intensidade e sobretudo no norte ou talvez não ...

Animação IR
Infelizmente do dia 15 não existem as imagens IR de arquivo para além da madrugada (onde acaba o loop)

anim-82.gif



Para compensar há estas do visível do dia 15.


1983-02-15 11:59
vis-2.jpg


1983-02-15 14:47
vis2.jpg
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Todas estas fotos só são possíveis graças a esta sequência incrível de 5 dias,em que a norte podia nevar em qualquer lado, em qualquer altura...
Por isso há vários relatos,vários testemunhos em cada um destes loucos dias meteorólicos...mesmo a sul.

vejamih7.gif


vejam1fo9.gif


vejam2bj0.gif


vejam3vx2.gif


vejam4vb5.gif


Há 25 anos ,exactamente há 25 anos,falava assim o tempo.
Curiosamente ,25 anos depois ,e ao 7ºdia, a temperatura não ultrapassou os 20º na região do Porto. Quedou-se pelos frígidos 18.9º.e sempre céu limpo.






a
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Por aqui tenho 2 fotos desse ano mágico (agradecia que me ajudassem a colocá-las aqui. Como faço?). Não são de grande qualidade, mas ilustram um pouco do que por aqui caiu.

Começou a nevar ao meio da manhã de 11 de Fevereiro de 1983 (uma 6ªf ;)), e só terminou já de madrugada. Foi um dia em cheio e depois ainda tive-mos um FDS inesquecível, pois a neve tinha certamente uns 20 a 30 cm por toda a cidade e tanto o Sábado como o Domingo foram em grande!!!:thumbsup:
Segundo dados de uma estação meteorológica espanhola (Talavera) cairam mais de 40 mm de precipitação.

Belas memórias da minha adolescência com o meu grupo de amigos!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Por aqui tenho 2 fotos desse ano mágico (agradecia que me ajudassem a colocá-las aqui. Como faço?). Não são de grande qualidade, mas ilustram um pouco do que por aqui caiu.

Começou a nevar ao meio da manhã de 11 de Fevereiro de 1983 (uma 6ªf ;)), e só terminou já de madrugada. Foi um dia em cheio e depois ainda tive-mos um FDS inesquecível, pois a neve tinha certamente uns 20 a 30 cm por toda a cidade e tanto o Sábado como o Domingo foram em grande!!!:thumbsup:
Segundo dados de uma estação meteorológica espanhola (Talavera) cairam mais de 40 mm de precipitação.

Belas memórias da minha adolescência com o meu grupo de amigos!

Olá, bem vindo ao forum.

Dá uma olhadela nestes tópicos:
-> Como inserir imagens no forum
-> Tutorial para reduzir imagem antes do "upload"

Cá esperamos essas fotos bem como as 1952.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Fiz uma animação de satélite e olhando para elas dá a ideia de ter sido logo na manhã do dia 11 sobretudo no centro do país, nos dias seguintes provavelmente alguma pouca neve e muito dispersa em várias regiões conforme existissem nuvens e ocorresse precipitação, e finalmente no dia 15 novamente com mais intensidade e sobretudo no norte ou talvez não ...

Ahhh...Que Saudades! :D

Lembro-me bem desses dias. :cold: Estava em Tomar e os professores do ciclo não conseguiram dar as aulas por causa das crianças irrequietas! :D :D :D
Na sexta-feira nevou bem de manhã :D com alguma acumulação (julgo que com uns 10 cm), e durante a tarde também nevou alguma coisa.
Na terça-feira, nevou só de madrugada, mas a queda de neve foi maior! :w00t:

Infelizmente :sad: o rolo de 36 fotografias espectaculares :surprise: :w00t:, da máquina fotográfica dos meus pais, foi à vida com uma avaria :angry: :brucelee: :angry: no carrete da máquina, e perdi as fotos mais fixes (em termos de queda de neve) da minha infância! :sad:
 

henriquesillva

Cumulus
Registo
13 Dez 2007
Mensagens
496
Local
Guimarães
Olá a todos:

Recordo-me perfeitamente desse dia...

Estava em Sta. Margarida, no BIMec, e era 2º Furriel.

Foi uma alegria no meu Pelotão (de morteiros):lol:, nem parecia a tropa,
mas sim um grupo de criancinhas, a atirarmos bolas de neve, uns aos outros.

Lembro-me que fizemos um grandalhão boneco de neve, mesmo em frente
á Companhia (3ª CAt).

Um abraço
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Obrigado pelas boas vindas e pela dicas de como postar as fotos. Então aqui vai:

avatarfortegraaneve1983yv9.jpg

Forte da Graça (conhecido presídio militar de outrora :disgust:)

aquedutoamoreiranevekb1.jpg

Aqueduto da Amoreira (o ex-libris da cidade)

Sei que são ambas do dia seguinte, ou seja 12 de Janeiro de 1983.

Boas fotos!!:thumbsup::D
Nota-se alguma acumulação!:D
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
Peço imensa desculpa por fazer um necro de um tópico de 2008. Não sabia que este tópico existia.

Em 1983 tinha 4 anos, e foi por volta dessa idade que vi neve pela primeira vez. Estava na casa da minha avó, estava-mos os dois à lareira e de repente a minha avó chama-me para ir à janela, contrariado lá fui, e o que vi, foi neve, deviam ser umas 3 ou 4 da tarde (normalmente aqui só neva às primeiras horas da manhã) ainda pedi à minha avó para ir brincar prá rua, mas ela não me deixou. No dia a seguir ainda havia alguma neve nas ruas, mas pouca. Não me lembro de mais nada.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Peço imensa desculpa por fazer um necro de um tópico de 2008.
Um tópico onde praticamente já não há imagens. A maior parte delas pifaram-se... Eu gostava de ver a neve de 1983!! :angry: