Rede Hidrográfica da Fajarda :)

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Gostava que conhecessem a rede hidrográfica da Fajarda (Coruche), tudo gira à volta da ribeira principal que passa no centro da Fajarda chamada Vala Real ou Ribeira de Magos, que nasce na zona de Coruche passando pelo Açude da Agolada, junto a Coruche, passando por outro açude na Herdade do Cascavel, junto à Fajarda, indo para a Barragem de Magos e desaguando no Rio Tejo perto de Salvaterra de Magos.
Comentei noutro tópico que ia ao tal açude e ver ribeirinhas até lá perto da Fajarda mas não deu porque os 2 caminhos, um estava desfeito outro há muito tempo não passa lá ninguém está tudo com ervas altas, e o caminho reserva que é o mais seguro não me deixaram passar porque iam andar ali à caça, portanto fui dar uma voltinha na Fajarda para vos mostrar só um bocadinho dentro da Fajarda, espero ir cuscar outras zonas por aqui, espero que gostem :)

Começo por deixar o mapa e os numeros onde as fotos foram tiradas:
MgcJtLx.jpg


Foto 1,2,3 da Ribeira principal:

EGDJanl.jpg


lgRQxG6.jpg


4vpuR2T.jpg


foto 4 mostra com a ribeira cheia começa a mandar para o campo e com a chuva que tem caido:

P9xAbQx.jpg


foto 5 mostra uma fonte/nascente que será afluente da ribeira principal (aqui era o caminho cheio de ervas altas, ainda consegui vir aqui porque não era muito longe):

wnoN84V.jpg


foto 6 outro afluente da ribeira principal, este mais robusto:

mEWwh1O.jpg


foto 7 uma valinha que penso que irá para o vale da ribeira principal:

rDECeD1.jpg


foto 8, outro afluente da principal, também robusto:

5lHvVjC.jpg


foto 9 a ribeira principal noutra zona mais movimentada:

CHjKgOu.jpg


foto 10 mostra o vale com muita água junto à zona da foto anterior:

YgkPEWA.jpg


foto 11 outro afluente da principal, mais pequeno este, mas todo contente com água a correr:

ESrV7N3.jpg


foto 12 vale com água quando se chega ao fim da minha rua

NPk3GGR.jpg


digam o que acham :p