Reportagem: Raio atinge prédio em Corroios - 15 de Março de 2012

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Hoje fui fazer um pouco de trabalho de investigação para tentar apurar os estragos que foram provocados pela queda de um raio num prédio em Corroios, nomeadamente o prédio dos Correios CTT, na Rua dos Reformados. Após ter falado com o membro do fórum tenente19, fiquei a saber que o raio tinha caído nesse preciso prédio.

Aqui está o vídeo que contém o evento, é possível ouvir a energia gerada pela fortíssima descarga. Peço desculpa pelo estremecimento da imagem, mas valeu o susto... :surprise: Depois da queda do raio, saiu uma nuvem de fumo do sítio onde este atingiu, e agora percebo o porquê disso ter acontecido. Passo a explicar mais para a frente.




Bem, desloquei-me até ao local, de máquina na mão, e tentei procurar informações nos correios, que ficam nesse mesmo prédio, e fui muito bem recebido pelas funcionárias, que me informaram do sucedido, e ainda partilharam a experiência que viveram. Segundo as mesmas, quando o raio caiu, os computadores e material eléctrico rebentaram, deitando mesmo algumas faíscas, e a parede do terraço do prédio ficou rachada.

Eis uma foto do prédio que o raio atingiu. Os correios ficam no rés-do-chão, como se pode ver pelo letreiro posto no prédio.

imagem3pdu.jpg


A descarga atingiu uma antena de radio-amadores que se encontra no terraço do mesmo. Mesmo assim estou na dúvida se se chamará assim ou se será ou um pára-raios. Aqui podem ver o sítio preciso onde o raio atingiu (topo do prédio).

img1053z.jpg


Durante a conversa com as funcionárias dos correios, uma delas mostrou-me o que restou da antena onde o raio caiu, um emaranhado de fibras/cabos (não sei se é a expressão mais correcta) que me deixou boquiaberto, pois a antena desintegrou-se em muitos bocados. Com a devida permissão, fotografei o que resta e restou da antena. Nunca tinha visto nada assim. Na rua existiam dezenas de bocados destes espalhados pelo chão:

img1041go.jpg


img1042i.jpg


img1043hk.jpg


img1044kn.jpg


img1045nu.jpg


img1046m.jpg


Tentando apurar ainda melhor o acontecimento, várias pessoas do local disseram-me que estes bocados de cabo/fibras caíram ainda a arder para a via pública, e uma mulher que estava a passar na altura ficou em pânico/estado de choque, pois por pouco não foi atingida com esses detritos.

As lojas circundantes, como a Companhia de Seguros, mini-mercado Dia e outros estabelecimentos ficaram sem caixa registadora, multibanco e sofreram também danos na estrutura eléctrica.

Vários amigos meus da zona ficaram sem televisão e computador, que também rebentaram instantaneamente.

Mostro-vos agora o sítio preciso onde o raio caiu, consegui captá-lo em fotografia, e quando reparei na verdadeira consequência do raio, fiquei sem palavras. Notem o topo do cabo, que ficou totalmente queimado e desfeito:

antenas.jpg


Para terem uma ideia, existia, no sítio onde se notam os bocados de antena "cortados", uma extensão de antena igual a esta (foto tirada do Google para mera ilustração):

antena20001.jpg


Penso que ficaram agora com uma ideia mais nítida de como tudo aconteceu. Falta-me ainda referir que o fumo visível no vídeo foi resultante dos bocados de antena que ficaram a arder temporariamente, e também do impacto do raio.

Tentei deslocar-me ao terraço do prédio mas infelizmente não me deram autorização para tal, mas digo-vos que pouco mais de 2, 3 metros ao lado desta antena, está o terraço onde se não me engano habita alguém. Tentem imaginar o susto dessa pessoa, se ela se encontrava lá na altura. :surprise:

Tenho ainda de fazer a compilação de todos os raios que filmei durante toda a tarde. Mais tarde coloco o vídeo.

Espero que tenham gostado da reportagem. :thumbsup:
 
Editado por um moderador:


Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Jesus quem vivia ao lado se estava em casa de certeza ficou em pânico... Já senti o chão tremer com trovoada mas ai nada previa nem devia ter as devidas medidas de segurança que tem o para-raios ao lado de minha casa...
 

Alberto Lunas

Cirrus
Registo
19 Jan 2012
Mensagens
5
Local
Collado Villalba, 917 m. Madrid (España)
Buen video Francisco: Thumbsup: y menudo susto te pegastes al estar grabando desde la azotea y el rayo que cayo cerquísima, el humo del video lo dice todo, y tambien al día siguiente tratando de averiguar los destrozos que causo el rayo. La verdad que estar expuesto a esos esas descargas ene sa azotea en un poco peligroso jeje.

Ese jueves ya se veía por el satelite las tormentas que se estaban produciendo al sur de Portugal y como al día siguiente los chunascos tormentoso ya de desplazaron al norte de la peninsula Iberica.

Un saludo!