Resumo do Mês - Agosto e Setembro 2017



guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Eu sei que o resumo vem tarde, mas só tive tempo agora para reunir tudo. Como daqui a 4 dias acaba Setembro, fica 2 em 1.

Infelizmente, a estação que sempre acompanhei na Amadora "faleceu" a meio do mês, por isso não tenho dados relevantes. Ficam os seguintes:


WU Amadora (Agosto)

Máxima absoluta: 36,2ºC
Máxima mais baixa: 27,6ºC
Mínima mais alta: 23,3ºC
Mínima absoluta: 16,7ºC

Houveram 4 dias de mínima tropical, o que no total faz 10 dias no ano para a estação.

Por outro lado, registei pela primeira vez as mínimas no meu Auriol durante um mês, ficam aqui os dados:

Média da mínima: 16,4ºC
Mínima mais alta: 18,3ºC
Mínima absoluta: 13,1ºC

Comparando com as normais da Base Aérea de Sintra, Granja: 15,6ºC é a média da mínima para Agosto, pelo que anomalia seria +0,8ºC, mas de salientar que faz mais frio em Granja. Comparando com as normais de Lisboa seriam -2ºC de anomalia.

 
  • Gosto
Reactions: joselamego

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Resumo de Setembro | Comparação com normais 81-00 IPMA Lisboa

Mês fresco e seco

Média Temperatura Máxima (WU Barcarena): 24,6ºC (-1,9ºC)
Média Temperatura Mínima (WU Barcarena): 15,3ºC (-2,3ºC)
Precipitação Total (Netatmo Belas): 1,4 mm (-31,5 mm)

2 dias de chuva

Alguns dados interessantes:
  • Registada mínima de 10,1ºC em Belas;
  • Apenas dois dias com temperatura >30ºC;
  • Média da máxima inferior a 4ºC em relação ao mês homólogo do ano passado;
  • Desde Abril de 2016 que não havia uma anomalia na máxima inferior a 1ºC;
  • Maior anomalia negativa da mínima que vi desde que iniciei os registos em 2015, a anterior tinha sido em Março de 2016.
De facto, as expectativas deste mês era para ser mais um inferno mas ficou completamente ao contrário, superou completamente aquilo que pensava que já não era possível. Infelizmente, parece que Outubro vai ser um mês mais quente que Setembro, ironicamente.