Rover MSL / Curiosity aterra esta madrugada em Marte!



Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Marte com uma força de gravidade insuficiente para manter uma atmosfera com gases de peso molecular inferior ao do CO2. Ou se preferirem, Marte tem uma velocidade de escape baixa, que não permite reter a maior parte dos gases.

Na verdade, o CO2 em Marte existe na fase sólida e gasosa. Para a pressão atmosférica de Marte, o CO2 passa de sólido a gasoso sem passar pela fase líquida, caso contrário até poderíamos ver nuvens e precipitação à semelhança da água no nosso planeta.

A pouca humidade existente em Marte, deve-se a que atualmente a água apenas perdure no estado sólido à superfície, caso contrário no estado gasoso já teria escapado para o espaço. Para que a água se mantivesse no estado líquido, a pressão atmosférica de marte teria de ser mais do dobro da nossa (com temperaturas máximas negativas). Pelos vistos já foi assim no passado, mas apenas graças a uma atmosfera suficientemente densa e que até permitisse um efeito estufa (com CO2 gasoso).
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Primeira viagem completa. 3 metros para a frente, virar a 90º, regresso à posição de início.

59934940181422320189220.jpg


wheeltracks1.jpg
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Imagem de alta resolução do Monte Sharp interior da cratera. Imagem de 100mm da câmara instalada no mastro tirada como teste de funcionamento.

680994mainpia1610243946.jpg
 
Última edição:

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Imagem de alta resolução do Monte Sharp interior da cratera. Imagem de 100mm da câmara instalada no mastro tirada como teste de funcionamento.

40822535211928820410315.jpg

Ora bem...
Começam a ser divulgadas imagens bastante curiosas e que nos vão obrigar a pensar numa nova dinâmica ou numa idêntica à nossa mas com uns milhões de anos a mais...

Por esta imagem divulgada pela NASA aparecem dois aspectos que me deixam bastante fascinado.
O primeiro são as as estratificações geológicas apresentadas, o que provam sedimentação, resta saber se a mesma é Eólica ou Hídrica, aspecto bastante importante a apurar e que deve ser prioritário para a NASA. O segundo aspecto, bastante saliente nas "montanhas" apresentadas é a presença de Vales!! Tendo em conta que ainda não é conhecida a dinâmica de Marte é pura especulação. Mas tento em conta a dinâmica da Terra por nós conhecida é que o que cava os vales são as linhas de Água!

Pois a meu ver o que temos na fotografia é uma parecença enorme à Terra em zonas desertificas - Áridas.
Temos um modelo sedimentar de estratificação horizontalizado e aparentemente sem metamorfismo. Em que o mesmo aparentemente já sofreu erosão Hídrica...

As camadas podem ser também assentamento de cinzas ou poeiras resultantes de impacto ou vulcanismo.

As rochas (pedras) soltas que aparecem no solo à primeira vista não aparentam rolamento.... O que contradiz o modelo Hídrico. Mas pode apenas ser um nível.
Ficamos a aguardar novos dados... hehehe:rolleyes:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
http://marsweather.com/data

O tempo em Marte...
Como a Curiosity está praticamente no equador não há talvez tanto interesse...vento calmo...temperaturas constantes ( dentro das variações diarias enormes esperadas num mundo sem agua e com uma atmosfera pouco densa)..

Se fosse pelas latitudes médias apostaria que deviamos ter coisas mais giras...nomeadamente sistemas frontais a separar o ar mais quente do ar mais frio da calote polar..tavez mesmo alguns sistemas depressionarios alimentados pela convecção seca que ocorre nesses sistemas frontais..

( Convecção seca é algo que tambem temos na terra...por exemplo, nos desertos, sendo uma das causas para a genese das depressões térmicas)