Saídas de modelos incomuns ou de sonho

leofe

Cirrus
Registo
6 Set 2021
Local
Vila Real
Duvido que se venha a concretizar, mas não me admirava nada, tal como eu disse num dos posts deste tópico que quando viesse era a sério. Já nunca existe um meio termo.
É sempre uma incógnita saber ao certo quando a seca vai acabar, mas quando aparece um padrão que favoreça o fim da mesma já nunca é distribuído pelos meses, mas sim uma situação mais concentrada. Veja-se o que aconteceu em Março de 2018 e até mesmo em dezembro de 2019 durante 1 semana apenas.
Pois e disseste bem ("Duvido que se venha a concretizar"). O GFS já tirou grande parte da chuva. E o modelo europeu vai atrás. Cheira-me que março será um mês que a trazer chuva não será de grandes mudanças, então no Sul...

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Modelada a esta distância poderia degenerar numa situação semelhante à que tivémos ontem. Depende da proveniência daquele núcleo.
O GFS ignora esta situação e tem, aliás, secado bastante o mês de Março relativamente a outras previsões anteriores recentes. Mas até era um sonho interessante...

leofe

Cirrus
Registo
6 Set 2021
Local
Vila Real
A última saída do GFS (06/03/2022 18Z) mostra que deveríamos ter um valente nevão no Norte durante o dia 14! Será mais um devaneio? Já vem sendo clássico o GFS ter mais devaneios na última saída do dia. É normal, coitado já está cansado :lol:Screenshot_2022-03-07-03-16-52-477_com.windyty.android.jpg

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Local
Olhão (24 m)
O ECM coloca a fotocópia de amanhã, no Domingo seguinte (dia 27) e à mesma hora :huhlmao:

22265211_UgYzO.jpeg

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Apesar de tudo há ainda muita dispersão, no modelo ECMWF, em relação à média a partir do dia 15. Felizmente!
Mas até lá há bastante concordância.

5GCiU9Z.png

Óbvio que estou a ver para Paços de Ferreira, mas serão dias bem quentes por todo o território continental.
Esperemos que a realidade tire muito deste calor.

A dispersão no GFS começa logo no dia 13, o que acalenta esperança de que as saídas retirem calor até lá.
ElJelrh.png

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Local
Arronches, Portalegre (272m)
GFS com saídas de pesadelo...
yczvzld.png