Seca 2011/2012

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
re: Seca em Portugal 2011/2012

Honestamente o que acho de mais anormal neste estado meteorologico é a intensidade do anticiclone. Ao nível de 88-89.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
De acordo com o IM entraremos em seca extrema no litoral norte e litoral do sotavento algarvio se não chover em Fevereiro, cenário altamente provável de acordo com a previsão sazonal ....
Para Março/Abril/Maio aponta para valores inferiores ao normal em especial a norte enquanto mais a sul não haja sinal ....

A nivel de agricultura o cenário pode ser preocupante senão chover pois existem muitos agricultores que fazem a sua agricultura no Inverno e sem chuva não nasce nada .....

A nivel de barragens nota-se uma subida do caudal nas barragens do Sudoeste de Portugal (vanha-se lá saber porquê :huh:) no final de Janeiro, e uma diminuição nas do norte !!

No Norte essencialmente vejo isso com preocupação dado que apesar de não ser alarmoso em alguns casos os niveis já estão abaixo dos 50% nesta altura e se não chover na Primavera descerão para niveis provavelmente abaixo dos 30% !!

ATENÇÃO: Os niveis das barragens vão começar a descer a pique .....
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Quem diria que o litoral Norte seria das primeiras regiões a entrar em situação de seca extrema, muito por culpa também de ser uma região tradicionalmente chuvosa e daí a ausência de precipitação rapidamente se traduzir em situações de seca.

Já disse isto noutro tópico, mas volto a repetir neste, parece-me que depois da épica onda de calor de 2003, esta seca de 2012 também será histórica.

Eternos anticiclones a ocidente da Iberia assim o indicam ...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Quanto a isto li uma noticia bastante elucidativa no dn e que diz que estamos habituados a dois anos em que choveu mais do que o normal 600mm e que é uma situação normal, o problema é se fevereiro e abril não chover o que se espera em abril aguas. quanto ao facto de ser o norte o mais atingido também é natural já que costuma receber precipitação das varias superfícies frontais que veem do atlântico e que estão a ser bloqueadas pelo aa dos açores que tem estado mais a norte e leste que seria normal para o inverno.
ps. mas espera-se chuva para domingo

:huh::huh::huh::huh::huh:

Que português tão confuso ... não percebi nada !!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
admito erros erros de pontuação, por isso ja fiz questão de eliminar o post.
se fosse escrito por Saramago ganhava o prémio nobel
Quando assim for o melhor é mesmo corrigir o post e não eliminar.;)


Estamos a colocar de facto a seca em cima da mesa. Mais no litoral norte atendendo ao histórico da região.
O provável é que os mais afetados sejam aqueles que tem poços em locais mais altos. É normal haver poços secos nestas zonas, principalmente quando estamos no pico do verão: finais de julho, mês de agosto e início de setembro.
Este ano os problemas com estes poços vão começar mais cedo: em maio já é de esperar que alguns sequem e que as minas comecem a ver reduzir o seu caudal bem cedo.
Não é uma catástrofe, é antes uma contingência meteorológica.
O que falta, decerto, é termos meia dúzia de anos sucessivos de precipitação acima da média para que o stress hídrico seja atenuado, mas também que a estação da primavera nos traga água como seria de esperar - ultimamente temos estações primaveris quentes e secas, e é nesta altura que as plantas mais precisam da água.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
seca.jpg



O Litoral Norte, como região chuvosa que é, já se encontra em Seca Severa.
Cerca de 11% do território já em Seca Severa, que se deverá agravar e estender a outras regiões no fim de Fevereiro, se não chover em condições...


http://www.meteo.pt/pt/destaques/obs.secas_destaque/index.jsp
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,217
Local
loule-caldeirao
Já se começam a evidenciar sinais de seca severa a extrema por aqui! Seria interessante colocar algumas fotos. Se conseguir postarei algumas.
Para as próximas 2 semanas não há sinal de chuva. Isto tá desolador.
Para mim a situação como está já a acho terrível! Já só temos 2/3 meses para no máximo amenizar as coisas.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Isto da maneira que está, nos modelos ou é 8 ou é 80, eu não ficava nada admirado se lá mais para a frente levássemos num dia ou dois com toda a chuva que devia de ter caído até agora...