Seca em Portugal

Boas,

De facto na minha previsão mensal (LFR) para o mês de Fevereiro, antevejo um mês mais seco do que o normal, mais por causa da 1a quinzena. A corrente de jato está muito para norte, muito por culpa de um ENSO negativo que afeta o PNA e consecutiva sáida da corrente na costa Leste dos USA, além de que a Estratosfera está muito fria e por consequência origina uma AO positiva, ou seja nel permite que o frio seja mais fluido para latitudes a Sul nem permite bloqueios que desviem a corrente de jato mais para Sul, ou que a enfraqueçam ou mesmo que dividam em dois braços, permitindo assim um afundamento do fluxo zonal, ou cut-off's.
Se vier um ainda um Inverno, o mesmo será curto ...

yioC1Fk.png

Grafismo interessante do Público com os dados do IPMA.

VHjXXE0.png

j9OTGgh.png

Este gráfico é muito interessante e que se pode concluir que os próximos tempos caso não chova até Abril muito acima da média que Portugal vai ter problemas sérios e que se no próximo ciclo hidrológico o cenário se manter, então é que vão ser elas!

Seca 2005 - Podemos ver que o ano de 2004 a seca foi moderada, mas entre os anos 2000 a 2004 houve uma intercalação, depois de 2007 a 2016 nada de especial.

Mas se avaliarmos a partir de 2017 a coisa se complica ao chegar a 2022, o padrão não é nada agradável, apesar de 2021 estar normal, temos que adicionar os dados de 2018, 2019 e mesmo 2020 em algumas regiões para se perceber de que quem analisa os dados neste país de forma oficial ou anda a dormir ou são muito incompetentes!
E a incompetência se paga cara!!!
12a1d7b1581ba31c3d0f4989a9840861.png

Fonte : https://www.publico.pt/interactivo/seca-portugal-2022

Seca no Algarve: Alfarroba atinge record de 50 euros por 15 quilos. Um quarto da produção mundial está comprometida [vídeo]​

50 € ainda acho pouco, a ver se chega aos 100 €. :D
E o abacate é que é rentável? Algo me diz que isto se vai inverter rapidamente...

E o abacate é que é rentável? Algo me diz que isto se vai inverter rapidamente...
Pois, assim deve acontecer, muitos agricultores já devem estar a pensar nisso, e não só no Algarve, a farinha de alfarroba está a bombar. O Problema é o lento crescimento da Alfarrobeira, quem plantar agora bem vai ter que esperar.
Saiu a sorte grande a quem as tem neste momento!
A questão dos roubos deve ser levada a sério, a estes preços, boa sorte para os produtores!