Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Fabiana» - 10/13 Outubro 2008

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A ver vamos... :cool:

E muito bem falas, mas é necessário que tenham em atenção os dominos dos modelos, quanto menor o dominio mais preciso ele é, pelo que tenho visto aqui pelo foram, estão-se a basear em dominios enormes e a focarem-se num ponto muito especifico, basta após terem em atenção um domino grade, dar uma vista de olhos na previsão de um modelo de dominio menor para verem as diferenças em termos de todos os factores climaticos...
Alem disso é necessario saber com que modelo estamos a trabalhar, lembrem-se que os modelos têm varios parametros que se adaptam a diferentes climas, micro climas, etc..., ora a partir dai devo dizer que nem todos os modelos nos dão a fiabilidade necessária para andares a ser alarmista dessa forma... não tenham só em atenção aquilo que os modelos dizem, olhem para outros productos meteorologicos... e não é querer dizer mal, mas tenho notado algum erro sistemático no modelo do freemeto

Já agora


intencidade max. entre Coimbra e Castelo Branco
http://climetua.fis.ua.pt/previsao/portugal/d02/precip.php?lang=uk

Sem dúvida pico, mas espero que não estejas a dizer isso a mim, pois este tipo de coisas é repetido vezes sem conta no forum por mim e por muitos outros. Aliás, eu na própria mensagem até refiro que os modelos são apenas para orientação, e daí me dar ao trabalho de mostrar uma multiplicidade deles que ajuda a perceber um pouco a pouca confiança que devemos ter neles para este tipo de situações. Ainda há uns tempos até disse que as pessoas se queixam que os modelos estão errados, ora, os modelos a única certeza que se tem deles é que estão SEMPRE errados, nunca será possível termos uma simulação exacta da atmosfera. Ainda ontem o Estofex chamava a atenção para um facto importante, que naquela zona de Africa há poucas observações que permitam alimentar os modelos, o que aumenta a incerteza da situação.

Quanto ao freemeteo, já repetidas vezes o disse, ao contrário de saídas de outros sites que usam modelos de mesoescala, o freemeteo nitidamente vai buscar os dados a um global e usa-os para previsão local, o que acaba por ser um absurdo.

Quanto ao WRF da UA, pessoalmente até acho que é o melhor mesoescala que é corrido em Portugal, é um modelo muito promissor pela forma colaborativa como vai sendo melhorado e que começa a ser bastante apreciado em todo o mundo. Mas para mim também estão a cometer o erro de dar precipitação horária, se ganham em resolução e a configuração do domínio acaba por perder alguma fiabilidade especificando demasiado em termos horários, e um modelo é sempre um modelo, mesmo de mesoescala é sempre algo muito limitado para ir ao pormenor de dar a precipitação numa hora.

E quanto aos alarmismos idem, não há coisa que seja aqui no fórum mais hostilizada pela moderação que os alarmismos desnecessários, não percebi bem de onde veio a tua ideia de que eu estava a ser alarmista.

Agora olhando para o essencial, com os dados que temos também não é cenário para dizer inequivocamente que "no passa nada". Pode passar-se. Em now-casting logo se vê. Este tipo de situações são clássicas para nós, situações de instabilidade de livro, depressão em altura com respectiva bolsa de ar frio situada a sul, oeste ou sudoeste, vento de leste ou sueste e humidade q.b. Não entendo a tua aparente relutância em aceitar que existe potencial para situações convectivas localizadas que poderão ser importantes. Temos no fórum um longo historial de depressões deste género, às vezes esfuma-se tudo, outras vezes até temos situações mais severas do que estavam previstas.
 


Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
]ToRnAdO[;89692 disse:
Outra Informação:

Parece contraditorio com o calor que esta mas AS PRIMEIRAS NEVES CAEM NA SERRA NEVADA!!:confused:

Pois é amigo Tornado, começaram ontem de madrugada e pelos vistos ainda nao parou! Mas atenção que ontem havia frio no SE espanhol, Almeria por exemplo, que geralmente é dos sitios mais quentes da peninsula, andou pelos 18º durante o dia. A minima na estancia de Borreguilles foi de -1º nessa noite. Hoje há relatos de rajadas de vento de 201 km/h! :surprise:
Quanto ao estreito, foi fustigado esta manha por um levante digno dos livros, como já disse em Gibraltar o vento superava os 100km/h e chovia torrencialmente durante horas...hurricane-like! :eek: Na baia de Cadiz também superou os 80 km/h, e o aeroporto de Faro registava ventos de 50 km/h constantes por volta das 11h com rajadas que certamente chegaram aos 80km/h. Agora acalmou um pouco, vento constante de 35-40km/h, a temperatura está nos 28º, o que não deixa de ser um registo notável, atendendo a que se trata de uma zona costeira e o vento é de Leste, ou seja nem sequer há Fohen como havia ontem.
Os modelos vou ignorá-los, são inespecíficos, a instabilidade é mais que certa, agora é tudo uma questão de localidade que só pode ser prevista a muito curto prazo pelo acompanhamento do satélite. E ou muito me engano, ou o céu está a escurecer bastante a SE vindo do mar... :w00t:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Começa a actividade a sul (mais intensa) e a sueste (menos intensa ainda) do Algarve. É no entanto esta última que interessará nas próximas horas:

 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A ver vamos... :cool:

E muito bem falas, mas é necessário que tenham em atenção os dominos dos modelos, quanto menor o dominio mais preciso ele é, pelo que tenho visto aqui pelo foram, estão-se a basear em dominios enormes e a focarem-se num ponto muito especifico, basta após terem em atenção um domino grade, dar uma vista de olhos na previsão de um modelo de dominio menor para verem as diferenças em termos de todos os factores climaticos...

O que não quer dizer que seja mais correcto.
O erro numa previsão é tão maior, quanto mais exacto for o ponto específico da sua previsão. É muito mais fácil prever que haverá aguaceiros e trovoadas amanhã em Portugal continental do que prever que vai trovejar em Lisboa amanhã. Porque não há nenhum modelo que consiga prever isso. E é por isso que o freemeteo falha! É impossível prever que no ponto de coordenadas (x,y,z) vai cair "n" milímetros de precipitação num intervalo de tempo t.

Ainda há 3 semanas a cidade do Porto acordou debaixo de uma enorme carga de água. Foram mais de 50mm em 3h. Ora, nenhum modelo, por menor domínio que tivesse, previu isso.
Aliás, lembro-me do caso da Madeira, também em Setembro. Os modelos de menor domínio previam uma verdadeira descarga de água nas vertentes sul da Madeira. Precipitações superiores a 50mm no espaço de poucas horas. Pois em 24h nem 20mm caíram. Caiu tudo mais a norte, ou mais a sul da ilha.

Quando aqui no fórum se faz um acompanhamento especial da situação meteorológica, não é a contar com os 50 ou 100mm que o freemeteo, GFS, ou o Grupo de Meteorologia e Climatologia da Universidade de Aveiro prevê para ali ou para acolá, mas tendo em conta de que estão reunidas todas as condições para que localmente possam ocorrer situações extremas. Seja em Maçores ou no Redondo.

Aqui seguimos com atenção aquilo que acontece em now-casting aquilo que se passa um pouco por todo o país. Aliás, se fores ver os seguimentos especiais já feitos, verás isso mesmo.
Felizmente, o fórum tem cada vez mais membros espalhados por todo o país que nos vão dando conta do que se passa onde nem as estações do IM nem os media chegam, e lugares para os quais nenhum modelo previu nada.

Nenhum de nós tem como função ser alarmista! Simplesmente acompanhamos as evoluções do tempo.


E dentro desta onda, peço a todos os membros para que não se deixem invadir pelo entusiasmo e tentem passar aquilo que meteorologicamente acontece, da forma mais consciente possível.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Neste momento o modelo já pouco importa o potencial está lá e é isso que importa...agora é acompanhar pelo Satélite e a olhometro para quem conseguir :p Sábado e Domingo e até mesmo Segunda é festa garantida para a maioria do pessoal mas vai ter sempre alguem que não vai ver nem uma pinga! eu como vou caçar storms não devo ter esse problema :p :thumbsup:
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Por aqui a temperatura parece nem mexer... ao contrário da HR que está a subir a olhos vistos.

O céu está repleto de Cirrostratos, Estratocúmulos e Altocúmulos.

O vento continua a soprar de moderado a forte.

A pressão está a descer bem :shocking:..., das 11:00 até ás 17:00 desceu 3,9mb/hPa.

Neste momento:
T: 23,9ºC
HR: 42%
P: 1018,1mb/hPa
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Pois é amigo Tornado, começaram ontem de madrugada e pelos vistos ainda nao parou! Mas atenção que ontem havia frio no SE espanhol, Almeria por exemplo, que geralmente é dos sitios mais quentes da peninsula, andou pelos 18º durante o dia. A minima na estancia de Borreguilles foi de -1º nessa noite. Hoje há relatos de rajadas de vento de 201 km/h! :surprise:

A neve caiu sim, mas >3000m de altitude.:hehe:
Relembro que a Serra Nevada tem picos com quase 3500m de altitude.

A 3050m de altitude está assim:
snap.jpg
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Por aqui está algum vento, moderado, e o céu está muito nublado, coberto por nuvens altas. O vento é abafado. De vez em quando vêem rajadas maiores.

O freemeteo está a prever que entre o final de sábado e o início da manhã de domingo, se verifique o "pico" da situação. Mas não estou muito crente nisso.

Agora é esperar para ver se fui convidado pa festa :D :w00t:
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Neste momento o modelo já pouco importa o potencial está lá e é isso que importa...agora é acompanhar pelo Satélite e a olhometro para quem conseguir :p Sábado e Domingo e até mesmo Segunda é festa garantida para a maioria do pessoal mas vai ter sempre alguem que não vai ver nem uma pinga! eu como vou caçar storms não devo ter esse problema :p :thumbsup:


Caro miguel o espírito é mesmo esse:thumbsup::thumbsup:
_____________________

Em 2min a temperatura aqui caiu 0,4ºC :shocking: