Seg.Especial Mau Tempo: chuva,vento e trovoada, 30 Set- 2 Out 2007

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
A estação de Bragança deve andar com algum problema no pluviómetro, já das 18h de ontem até às 06h de hoje também indicava 0 mm de precipitação :confused:

Castelo Branco, só no dia de hoje, mais que triplicou a sua média normal para este mês, que é de 27 mm. É uma sorte para eles e também para Portalegre não terem quase montanhas para reter a humidade desde o mar até às respectivas cidades :rolleyes:
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Aí em Nisa tem sido só chuva, ou também há vento ?


Esta tarde, para além da chuva, o vento moderado a forte foi uma constante no Alentejo.

Chuva e vento causam inundações e queda de árvores no Alentejo

A chuva e o vento forte provocaram hoje 14 inundações e a queda de sete árvores nos distritos alentejanos de Portalegre e Évora, disseram à Lusa fontes dos bombeiros.
O Instituto de Meteorologia colocou o território continental português em alerta amarelo, devido ao mau tempo sentido hoje em todo o país, à excepção das regiões autónomas dos Açores e da Madeira. O alerta amarelo é o segundo numa escala de quatro níveis que começa no verde, sendo os mais graves o laranja e o vermelho.
No distrito de Portalegre, a chuva provocou quatro inundações em Nisa, três em Avis, duas no Crato, duas em Ponte de Sor e uma em Arronches, precisou a fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre. Segundo a mesma fonte, a chuva provocou ainda o desabamento de um muro em Cabeço de Mouro, na Serra de São Mamede, e o vento forte fez cair cinco árvores, duas em Portalegre, duas em Marvão e uma em Castelo de Vide.
No distrito de Évora, a chuva provocou duas inundações, uma em Arraiolos e outra em Montemor-o-Novo, e o vento fez cair duas árvores, uma em Vila Viçosa e outra em Estremoz, segundo fonte do CDOS de Évora.
A zona de Beja também foi fustigada por chuva e vento, mas sem causar quaisquer danos.

Público
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Algumas notícias das nossas TV's:

RTP Telejornal
[VIDEO]http://195.245.176.20/rtpfiles/videos/auto/telejornal/telej_1_30092007.wmv[/VIDEO]
mms://195.245.176.20/rtpfiles/videos/auto/telejornal/telej_1_30092007.wmv


SIC Jornal da Tarde
[SAPO]QuugETzZIwsYZZhtifOP[/SAPO]
 
Editado por um moderador:

João Esteves

Cumulus
Registo
19 Out 2005
Mensagens
148
Local
Lisboa
Não me supreende muito, é precisamente a zona entre os distritos de Castelo Branco e Portalegre que no satélite me pareciam fustigadas com mais persistência.

16:30
Só nesta hora, talvez entre as 16:00 e 17:00 se calhar caíram uns 30mm, não ?

nisa.gif


Aí em Nisa tem sido só chuva, ou também há vento ?

Foi essencialmente chuva. Sentiu-se algum vento, principalmente durante a noite e inicio da manhã, mas nada de muito forte. A rajada mais forte foi sentida por volta das 7h com 41 km/h.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,458
Local
Olhão (24 m)
Caíu há 5 minutos um aguaceiro forte em Olhão cada pinga é uma moeda de 1 euro, pingas grandes, mais uma coisa a minha estação já tocou o alarme de tempestade por volta das 15h30m,no dia 25 de Agosto tinha também tocado. :D:D:D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Algarvio .... colega algarvio ... explica-me lá essa história da estação tocar o alarme .... Não percebi nada!!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,458
Local
Olhão (24 m)
Algarvio .... colega algarvio ... explica-me lá essa história da estação tocar o alarme .... Não percebi nada!!

Colega Aurélio, tenho uma estação meteorológica que dá as temperaturas interior e exterior, dá a tendência atmosférica neste caso está a diminuir seta para baixo, e dá as previsões através de símbolos, tem o símbolo que é de tempestade em que tem um alarme cada vez que se aproxima-se uma tempestade toca esse alarme 3 vezes, o símbolo muda 6 a 12 horas antes. Tem 5 símbolos: sol, sol entre nuvens, nublado, chuva e tempestade:D:D antes tinha nublado.

Começou a trovejar em Olhão.



Muito interessante esta imagem para amanhã no sotavento algarvio
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Estive a ver as previsões de precipitação deste ontem ... apenas para acertar ... e constatar que dentro de cerca de 1h deverá atingir aqui uma grande tempestade que pela trajectoria parece atingir aqui o Algarve em cheio ... e ainda o interior Alentejano ... daí o Alerta Laranja do INM.

Amanhã á tarde o Alentejo talvez também tenha uma situação bastante interessante!!