Seg.Especial Mau Tempo: chuva,vento e trovoada, 30 Set- 2 Out 2007



squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Todas as situações dos ultimos tempos tem passado um pouco ao lado do Norte, principalmente aqui na minha zona :(.... e ainda lhe chamam o penico de Portugal :D

acho que actualmente o penico de Portugal é o Alentejo
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Isto ainda não acabou. A madrugada e o dia de amanhã provavelmente vão ser parecidos com o que se passou hoje.

anim-30.gif


Pode não ter ocorrido o diluvio previsto pelo GFS no Algarve, mas já se sabe que modelos são modelos, é preciso continuar atento. Até porque se o GFS exagerou,o HIRLAM hoje acertou bastante, e por acaso o HIRLAM pôe um diluvio no Algarve mas amanhã de manhã.
Hoje o IM esteve impecável com alerta laranja bem cedo (meio dia), só não percebo é porque o levantou tão cedo. Talvez os dados deles não indiquem isto, mas se for assim, não percebo porque é que a comunicação social está a divulgar um alerta da protecção civil nas últimas 2 ou 3 horas para a possibilidade de inundações no Algarve...

HIRLAM
hirlam-4.gif


Já agora, há fortes suspeitas de que em Mérida/Badajoz esta tarde se tenha formado uma supercélula tornádica, segundo indica o Rayo, um user do Meteored que trabalha no INM e que tem acesso ao radar espanhol em modo doppler/vento. Mas ainda carece de confirmação e análise de mais dados.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
anim-30.gif


Pode não ter ocorrido o diluvio previsto pelo GFS no Algarve, mas já se sabe que modelos são modelos, é preciso continuar atento. Até porque se o GFS exagerou,o HIRLAM hoje acertou bastante, e por acaso o HIRLAM pôe um diluvio no Algarve mas amanhã de manhã.
Hoje o IM esteve impecável com alerta laranja bem cedo (meio dia), só não percebo é porque o levantou tão cedo. Talvez os dados deles não indiquem isto, mas se for assim, não percebo porque é que a comunicação social está a divulgar um alerta da protecção civil nas últimas 2 ou 3 horas para a possibilidade de inundações no Algarve...

HIRLAM
hirlam-4.gif

É verdade Vince, por aqui noite calma, uma nota se isto chover forte em Olhão vai haver inundações, as sargetas estão tapadas com folhas de árvores com a chuva que foi caindo ao longo do dia, eu aqui há dias coloquei uma imagem do ECMWF em que vai com a sintonia com o Hirlam, foi esta imagem



em todas as rádios só falam do alerta para o Algarve, numa rádio de Olhão, mencionaram que a Estrada Nacional 125 pode ficar cortada à entrada de Faro no Rio Seco estranho não:huh::huh:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Agora está tudo de acordo, modelo europeu, GFS, Hirlam, vamos ver se o dilúvio vem de manhã:D:D

A instabilidade vai durar no Sotavento Algarvio até 4ª feira segundo www.eltiemposevero.es

 

Henrique

Cumulus
Registo
28 Abr 2007
Mensagens
418
Local
Charneca de Caparica - Almada (67 m)
Aqui por Almada a coisa está bastante chata :S não cai uma pinga à ums dias.
A noite está fresca, bastante humidade e nao mexe uma palha, que meteo-tédio :angry:
Vou rezar para que amanha aconteça algo, nem que seja um aguaceiro fraquinho so para matar saudades da chuva.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
AMIGO VINCE

Todos os modelos sejo mesoescala ou nao mete a partir da meia noite de hoje o diluvio completo!!:surprise:

ALERTA LARANJA SERIA BEM APROPRIADO ...

Mas o IM Fez o favor de voltar atras!! Vamos ver o k eles dizem á Meia Noite!!

EU ESTOU EM ALERTA MAXIMO--->OLHO BEM ABERTO!!

ERA cinco e meia da tarde tive um FUNNEL CLOUD mas nao durou muito!! faltou força nas canetas!!

OU SEJA ESTOU DE OUVIDOS BEM ABERTOS!!

VINCE--->FESTA Á DE CERTAZA NO SUL!!!
 

Nuno Figueiredo

Cumulus
Registo
29 Mai 2006
Mensagens
241
Local
Cascais
Boa noite pessoal!

Aquela situação em Salvaterra de Magos há uns dias sempre foi um tornado. Tenho uma amiga que mora lá, nos Foros de Salvaterra e confirmou a situação que foi na rua dela. Disse que tinha telhas escuras no telhado dela, sendo a única casa com telhas daquelas ao fundo da rua, chapas de zinco dobradas nos postes, etc. Ela vai arranajar-me as fotos dos estragos, e eu depois posto. Aconteceu de noite, com o barulho da trovoada no geral não notou nenhum barulho mais "específico".

Cumprimentos.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
MALTA!! ESTOU A MINUTOS DO GRANDE MOMENTO...

CAMARA DE FILMAR A POSTOS E OLHO ABERTO PARA FILMAR TUDO O QUE APARECER!!

HOJE E NOITADA E UM GRANDE FILME ESPERO COM UM BOM ELENCO!!

ANSIOSO!!

ELA ESTA CHEGAR!!:thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boa noite pessoal!

Aquela situação em Salvaterra de Magos há uns dias sempre foi um tornado. Tenho uma amiga que mora lá, nos Foros de Salvaterra e confirmou a situação que foi na rua dela. Disse que tinha telhas escuras no telhado dela, sendo a única casa com telhas daquelas ao fundo da rua, chapas de zinco dobradas nos postes, etc. Ela vai arranajar-me as fotos dos estragos, e eu depois posto. Aconteceu de noite, com o barulho da trovoada no geral não notou nenhum barulho mais "específico".

Cumprimentos.

Interessante se arranjares fotos...

Sabes que podem ocorrer outro tipo de fenónomos de vento extremo numa trovoada. A hipotese «Tornado» é sempre a menos provável das várias hipoteses cá em Portugal. Podem ser outras coisas como gustnado's, gust front, microburst, etc, etc.

Não havendo testemunhas oculares duma funnel cloud, a única forma de confirmar um tornado é alguém habilitado a reconhecer os estragos estudar o local. Conforme o tipo de estragos e a forma como estão distribuidos é possível identificar o fenónomo. Por exemplo um tornado tende a deixar estragos ao longo dum corredor, um gustnado tende a provocar estragos numa zona muito pequena, uma gust front em linha, um microburst é uma corrente descendente que depois irradia em todas as direcções a partir do centro e os estragos ficam assim também distribuidos, etc,etc.