Seg.Especial Nortada - Frio e Neve - 22 a 25 Março 2008

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Ás tantas são eles que vão acertar :p:p:p já não seria a primeira vez.

Acertar em que? assim acertam de certeza pois no mesmo site existem contradições, ou optam por seguir um raciocínio que neve so acima dos 1500m e assim é aceitável colocarem o ícone de aguaceiros tudo para o mesmo dia, ou então não escrevem no mesmo site neve acima dos 800m depois 1000m e metem um ícone de aguaceiros numa estação bem acima dos 1000m. eu estava a referir-me as contradições não se vai ou não nevar ;)

assim toda a gente pode ser meteorologista pois sempre podes dizer "olha amanha ou vai nevar ou vai fazer sol" :lmao:;)
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Acertar em que? assim acertam de certeza pois no mesmo site existem contradições, ou optam por seguir um raciocínio que neve so acima dos 1500m e assim é aceitável colocarem o ícone de aguaceiros, ou então não escrevem no mesmo site neve acima dos 800m depois 1000m e metem um ícone de aguaceiros numa estação bem acima dos 1000m. eu estava a referir-me as contradições não se vai ou não nevar ;)

assim toda a gente pode ser meteorologista pois sempre podes dizer "olha amanha ou vai nevar ou vai fazer sol" :lmao:;)

As contradições dão-se porque tem a ver com as actulizações que eles fazem aos comunicados normalmente lançam-no e depois nunca mais se lembram dele e quanto ás cotas elas só devem ser mexidas logo á noite tal como nos simbolos pois ontem davam neve por isso logo á noite devem voltar a coloca-la isto na Serra da Estrela.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Ás tantas são eles que vão acertar :p:p:p já não seria a primeira vez.

É verdade... este ano não seria! Mas não deixa de ser estranho. E é uma actualização! Digamos que é a passagem de um 4-3-3 para 5-4-1 em retranca, metendo o autocarro à frente da baliza! A situação não está fácil! Por outro lado voltamos a cair num problema que já aconteceu, e que volta a fazer confusão a um leigo como eu:
A poucas horas do evento temperaturas muito altas... e eu lembro-me deste filme na altura do carnaval. E na altura o problema foi mesmo o facto de as temperaturas não descerem mais porque precipitação havia!

O factor imprevisibilidade tb não sei se se aplica aqui... pelo que aprendi a "convectividade" é um dos factores de maior imprevisibilidade! Ora Domingo pelos vistos isso não irá ocorrer, ou irá :huh:

Por outro lado e em aparte as imagens de satélite mostram nuvens a surgir "do nada" (salvo seja) no nordeste transmontano...
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Desculpem mas hoje tou a ser mauzinho, mas IM não é uma instituição publica que tem de ter responsabilidades, têm se servir o cidadão, tem de ter um site constantemente actualizado, sem falhas de actualizações, o que custa descarregar uma imagem ou um texto para o ftp? só se estiverem muito ocupados :lmao: pois ao fim ao cabo todos dependemos do site deles em questões meteorológicas. este método do tira mete penso que não seja o método correto.

há e já para não falar disto....:lmao::lmao:

Penhas Douradas foi elevada a cidade sem o governo saber :lmao::lmao::lmao:

23jqp0m.jpg


São os pekenos pormenores que marcam a diferença ;)
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Aqui ficam as previsões do INM para esta zona...

Elaboración: viernes 21 de marzo de 2008 a las 09:45:00
Validez: Sábado día 22 de 00 a 24 horas (oficial)
Actualización: Viernes día 21 a las 19 horas (oficial)
Predicción

NUBOSO AUMENTANDO A MUY NUBOSO CON CHUBASCOS DEBILES A MODERADOS,
SOBRE TODO EN LA SEGUNDA MITAD DEL DIA. AL PRINCIPIO NEVARA A
PARTIR DE 1400 M, BAJANDO AL FINAL HASTA 700 M. TEMPERATURAS
MINIMAS EN LIGERO A MODERADO ASCENSO CON HELADAS DEBILES Y MAXIMAS
EN MODERADO DESCENSO. VIENTOS DEL N-NW, MODERADOS CON INTERVALOS
DE
FUERTES Y EN ZONAS ALTAS CON RACHAS MUY FUERTES.
Fonte: © INM




Fecha Predicción: viernes 21 de marzo de 2008 a las 12:45:00domingo 23 de marzo de 2008
EN EL NORTE MUY NUBOSO O CUBIERTO CON CHUBASCOS DEBILES A
MODERADOS, QUE EN LA CANTABRICA PODRIAN SER FUERTES E IR
ACOMPANADOS DE TORMENTAS. EN EL RESTO NUBOSO O MUY NUBOSO CON
CHUBASCOS DEBILES, LOCALMENTE MODERADOS Y MENOS PROBABLES EN EL
SUROESTE. NEVARA AL PRINCIPIO POR ENCIMA DE 400 M EN EL NORTE Y
600
M EN EL RESTO
, SUBIENDO DESPUES A 600 Y 800 M. LAS PRECIPITACIONES
DISMINUIRAN EN LA SEGUNDA MITAD DEL DIA. TEMPERATURAS MINIMAS EN
LIGERO A MODERADO DESCENSO CON HELADAS DEBILES A MODERADAS Y
MAXIMAS SIN CAMBIOS O EN LIGERO DESCENSO. VIENTOS DEL N-NW,
MODERADOS CON INTERVALOS DE FUERTES Y RACHAS DE MUY FUERTES EN
ZONAS ALTAS, TENDIENDO A DISMINUIR POR EL OESTE.
Fonte: © INM
 

storm

Cumulus
Registo
17 Set 2007
Mensagens
491
Local
Bombarral
A tanto tempo que não vinha postar:D

Tenho vindo a seguir a situação, e está cada vez mais interessante.
Neste momento o céu está a ficar nublado, à coisa de meia hora começou a aparecer uma grande vaga de nuvens, o vento tem aumentado muito(até abana os veículos automóveis :)) e esta uma sensação de frio:surprise:.

Espero que caía muita precipitação apesar de apontar para pouca quantidade.

O aspecto das nuvens por aqui são parecidas com a foto do Brigantia.

Cumps,
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Aqui vão os alertas emitidos pelo IM devido ao vento:

Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo: Alerta Amarelo por causa do vento, de Hoje ás 18:00 até amanha ás 17:59:

"No litoral, vento moderado a forte do quadrante norte com rajadas da ordem dos 70 km/h."

Viseu, Guarda, Vila Real, Bragança, Braga e Viana do Castelo: Alerta Amarelo por causa do vento, de hoje ás 20:00 até amanha ás 19:59

"Nas terras altas, vento forte do quadrante norte com rajadas até 90 km/h."

alertas21demarode2008xz0.jpg


No momento 12,0ºC e vento com rajadas de 30 km/h... wind chill a 5ºC
 

Fernando

Cumulus
Registo
13 Fev 2007
Mensagens
175
Local
Bragança / Lisboa
Estou muito pessimista... Acho que vamos morrer na praia... :mad::mad: O freemeteo prevê neve em quantidades razoáveis para as cidades habituais em Espanha... O INM retirou alguma precipitação... Acho que este episódio não vai passar de uma grande desilusão...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Estou muito pessimista... Acho que vamos morrer na praia... :mad::mad: O freemeteo prevê neve em quantidades razoáveis para as cidades habituais em Espanha... O INM retirou alguma precipitação... Acho que este episódio não vai passar de uma grande desilusão...

Totalmente de acordo :(:(:( ventinho gelado e pó é que é bom.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bem... fui agora á rua comprar pilhas para a máquina:p e está uma sensação de frio...

Agora o vento sopra a 25,2 km/h e o wind chill é de 4,6ºC...
Temperatura nos 11,8ºC