Tópico especial de seguimento da entrada de frio a partir de Terça-feira, 25 de Novembro, e da possibilidade de chuva ou neve a cotas médias a partir do próximo fim de semana prolongado. Para análises mais detalhadas e fundamentadas de previsões e modelos, alertas oficiais, etc, mantém-se o tópico habitual de acordo com as regras do mesmo: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Novembro 2008
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008 Já vi pelas imagens (das RUN's) que pouco ou nada se alterou em relação à situação do próximo fim de semana. Espero que tudo continue assim sem grandes alterações.
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008 tive a fazer as contas e no fds a cota poderá andar nos 700/800 m, de acordo com a run das 06. nada mau mas parece-me difícil com uma entrada de sudoeste. quanto à neve na estrela essa já me parece quase garantida, agora não sei se serão centímetros ou "metros e metros" pode ser que sim, já lá passei com neve a 5/6 metros, foi à alguns anos
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008 a manter-se este cenário, será que se vão repetir as cheias de 2006 ou as de 2000/2001?? Isso era um sonho, já tenho algumas saudades de ver as cheias aqui no Ribatejo
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008 Eu também já tenho saudades de cheias... Desde 1997 que a vala ao pé da minha casa não transborda...
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008 Para 4ªf, dia 26, o nosso IM já pôs a cota de neve nos 800m.
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008 Mas quarta-feira dificilmente haverá precipitação em minha opinião. A saída das 6h foi excelente para neve no fim de semana em cotas médias, e a acreditar no ensemble até se poderá dizer que foi uma saída quente.
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008 O facto de a cota estar nesse nível, não quer dizer que neve.
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008 Mas o IM na previsão descritiva só refere a cota de neve se preverem precipitação, pelo menos até agora tem sido sempre assim.
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008 Por acaso só falam mesmo em aguaceiros fracos... No INM põe quase sempre a cota, mesmo que só prevejam céu limpo, que é o caso de 4ª f para Castilla Y León.
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008 Tenho-te dizer que não, pois teria de ser muitos dias a chover no interior de Espanha; as barragens espanholas e a de Castelo de Bode teriam de estar em rotura, e depois era uma questão de gestão de caudais, por parte engenheiros hidraulicos. E se acontecer o que está previsto (sem alarme), é um episódio de forte precipitação que poderá causar pequenas inundações locais.
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008 Parece que no fds os modelos estão a prever o melhor cenário. As duas massas de ar frio vão juntar-se, não ocorrendo a possível subida de temperatura. embora sejam previsões a cerca de 100h, já começa a ser uma tendência muito forte. será que é desta que a chuva forte se vai juntar o tempo frio??? montalegre, bragança e guarda esperam por este possível acontecimento
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008 Tens que definir o que espera com esta previsão para as cidades em questão se é neve esquece, pois o ar tem proveniencia subtropical, e que por sua vez grandes quantidades de precipitação ao nivel de chuva.
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008 Faço um reparo no meu post anterior, se cair neve na situação que se aproxima neste fim de semana, ela deverá cair nas cotas dos 1400 m ou mais para cima, e estou a pôr este valor já com muitas reservas.
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008 A run é surpreendente mesmo: - Quantidades de precipitação já exageradas - Descida acentuada em relação a run's anteriores da temperatura a 850hPa Estes dois factores não costumam ocorrer em simultâneo. Ou seja os modelos costumam indicar geralmente comportamentos opostos. Neste cenário é de facto possível que ocorra precipitação sob a forma de neve a cotas médias/altas. No entanto isso é a leitura da run em si. Muitos factores poderão vir a jogo nesta complicada equação.