Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/2 Dezembro 2008

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Para mim a run das 18 vai cavar a depressão na Galiza para 975hpa :p
 


RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Boas caros amigos,

Eu penso que há uma coisa que esta run parece estar a querer indiciar. A ilação que eu retiro é que a atmosfera estará no fim de semana bastante fria e o ar injectado pela depressão não fará baixar assim muito a temperatura a 850hpa. Reparem também (E penso que isso é o mais importante) na altura geopotencial extremamente baixa que nos é apontada pelo GFS, por exemplo a 132h. Ainda falta muito tempo no entanto, mas estou convencido que as constantes injecções de ar frio que temos levado este ano nos vão fazer ainda muito felizes.

Cumprimentos
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Tens que definir o que espera com esta previsão:) para as cidades em questão se é neve esquece, pois o ar tem proveniencia subtropical, e por sua vez grandes quantidades de precipitação.

Normalmente é isso que acontece, mas parece-me que desta vez pode ser diferente.
parece-me que o jet indica também uma entrada polar.
não sou um grande estudioso desta matéria, mas quando uma massa polar coincide com uma subtropical o cenário de neve forte não é descabido a cotas médias/altas.
por isso falei em montalegre, bragança e guarda por serem as mais expostas
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

será que este cenário se fosse em Janeiro, era possível ver caírem alguns flocos de neve por aqui??:huh:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Eu acho é que a montanha vai parir um rato !!!

Se não houver junção entre a massa fria e a massa sub-tropical vamos ter frio é verdade ... mas em termos de precipitação sérá um fiasco e quanto mais estiver o seu centro depressionário em cima da Peninsula Ibérica ... pior !!!

Desculpem mas é o que acho e parece-me uma entrada muito parecida ao que tivemos já este ano ... e que foi um decepção total !!!
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

O Freemeteo aponta para o FDS neve em localidades como Bragança, Vila Real, Guarda, Braga, Viseu, Portalegre, Castelo Branco, Covilhã... Qual a Veracidade disto?? istop seria neve em praticamente todo o interior norte e centro:surprise:
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

O Freemeteo aponta para o FDS neve em localidades como Bragança, Vila Real, Guarda, Braga, Viseu, Portalegre, Castelo Branco, Covilhã... Qual a Veracidade disto?? istop seria neve em praticamente todo o interior norte e centro:surprise:

Parece um sonho, só no domingo em montalegre 35cm :surprise:
se isto acontecer vão encerrar muitas estradas no interior norte e centro.

o que será na torre???
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Penso que a confirmar-se poderiamos até ter neve em localidades perto do litoral.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

segundo o Freemeteo, parece que vem festa (Trovoadas) :w00t:
já tenho saudades delas :D
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

sabem o que me apetece dizer????esqueçam nao é só o FS é a semana toda!!!!!:shocking::rain::rain::cold::D:lmao:
( e talvez o mes todo:w00t::w00t:) que tal dar-mos boas vindas ao inverno de antigamente:cool::cool::rolleyes:

:uau::uau::uau::uau:
:lol::lol: