Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/2 Dezembro 2008



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

sabem o que me apetece dizer????esqueçam nao é só o FS é a semana toda!!!!!:shocking::rain::rain::cold::D:lmao:
( e talvez o mes todo:w00t::w00t:) que tal dar-mos boas vindas ao inverno de antigamente:cool::cool::rolleyes:

indice.gif


Ora, faltam exactamente 96 horas, para que a precipitação prevista, comece a cair.
16 runs do GFS.
8 runs do Europeu.

Vamos lá a tomar cAAlmex+!;)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

indice.gif


Ora, faltam exactamente 96 horas, para que a precipitação prevista, comece a cair.
16 runs do GFS.
8 runs do Europeu.

Vamos lá a tomar cAAlmex+!;)

:p:p:p
 

Lince

Cumulus
Registo
11 Fev 2008
Mensagens
183
Local
Bouça dos Homens (1050m)
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Meus amigos cuidado com as espectativas...!
hoje esteve um frio de rachar, a temperatura não ultrapassou os 2º, nevou praticamente toda a tarde em forma de água neve, estou agora com 0,6º e de vez em quando neva ,mas mesmo assim e tendo como horizonte um pico de mais de 1400m de altitude não se dislumbra nehum manto branco (pelo menos enquanto se conseguia ver). Portanto já ouvi aqui falar na possibilidade de 30cm de neve para o próximo fim de semana..
Duvido que o frio seja o mesmo e eu por cá já me contentava com alguns centimetros de neve... e estou a 1050m de altitude.
Em tempo de crise temos que nos contentar com pouco.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

No GFS das 12z era um Domingo lindo em muitos locais acima dos 500m hehehe.
Dream on, se calhar só até à próxima run :D


500hPa

gfs_pi_g500_150.png



Cota de neve e Temperatura aos 2m

gfs_pi_t2mv_150.png




Precipitação


gfs_pi_prec_150.png



Temp 850


gfs_pi_t850_150.png
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Acho que a situação tem algum potencial, o GFS e o ECMWF praticamente coincidem no frio + precipitação para o fim de semana. A linha de 528 dam na saída das 12h do ECM chega mesmo a abranger o Norte de Portugal no Domingo.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Acho que a situação tem algum potencial, o GFS e o ECMWF praticamente coincidem no frio + precipitação para o fim de semana. A linha de 528 dam na saída das 12h do ECM chega mesmo a abranger o Norte de Portugal no Domingo.

O frio aos 850hPa não impressiona, mas é compensado pela espessura. Mas se ele afastar um pouco a depressão ou a enfraquecer o cenário muda bastante.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Esta run das 18z veio endiabrada, mete mais frio e precipitação. Cotas a 200 metros no norte já no sábado. Se fosse real alugávamos uma camioneta para ir ao norte :D

gfs_pi_t2mv_108.png


gfs_pi_prec_108.png
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Parece-me uma saída um pouco estranha do GFS. De qualquer das formas a tendência deverá ser a de retirarem frio nas próximas saídas. Ainda assim começo realmente a achar que poderemos ter mesmo neve em razoáveis quantidades em cotas médias (digamos, 1000m para cima).
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Só daqui a 60, 66 horas é que podemos ter quase certezas de alguma coisa. :thumbsup: