Seg. Especial - Trovoada e Instabilidade - 20 a 21 de Setembro 2007

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Reparem na célula a formar-se na Costa Vicentina, acho que o pessoal do distrito de Setúbal e depois Lisboa pela movimentação vai ter dentro de algumas horas a primeira animação.


 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olá! Sou novo por aqui. Não sou especialista em Meteorologia nem nada que se pareça mas é um assunto pelo qual me interesso bastante. Tenho acompanhado a vossa discussão sobre as probabilidades de chuva forte, vento e trovoadas para o fim do dia de hoje e questiono-me se a situação não estará a ser um pouco empolada. O Algarvio1980 está num dos sítios certos para acompanhar de perto a evolução meteorológica actual. Sou frequentador da Ilha do Farol (em frente de Faro/Olhão) e já assisti por lá ás mais variadas condições meteorológicas, desde calor abrasador, passando por nortadas fortes, chuva intensa, tornados (ou algo parecido), trovoadas descomunais, nevoeiros cerrados, etc. O Algarve não é só o paraíso meteorológico do Verão dos turistas. Vamos ver o que isto dá hoje mas talvez o Alerta Amarelo do IM seja suficiente. Cumprimentos

Olá, benvindo ao Forum, espero que para uma estadia prolongada :) Compreendo perfeitamente o que disseste, e partilho do que disse o Mirones. A questão do empolamento é uma velha discussão do forum, e hoje em dia todos tem maior cuidado com esse tipo de situações, até porque a audiência do forum é hoje diferente do que era até há algum tempo atrás, e naturalmente pessoas menos habituadas a estas questões possam assustar-se por exemplo com a possibilidade de formação de supercélulas e Tornados, que não passa sempre duma mera possibildade quase sempre remota.

Estamos a falar de previsões para fenónomos geralmente muito localizados.No entanto, que acontecem com mais frequência do que a generalidade da população percepciona, basta relembrar que nas últimas semanas ocorreram várias situações, desde granizo do tamanho de ovos em Trás-os-Montes, precipitação significativa e muito rápida em Monte Gordo, queda de árvores devido ao vento numa trovoada em Guimarães ou em Portalegre, etc,etc.

São situações muito localizadas e 99% dos restantes portugueses nem se aperceberam, continuaram a viver o seu dia de forma tranquila e provavelmente num belo dia de sol.

Neste caso concreto, para hoje e amanhã, temos novamente muitos indicadores previstos (CAPE, humidade, correntes ascendentes, vorticidade, frio nos niveis altos, etc,etc) de que podem ocorrer novamente fenónomos mais extremos em determinados locais. Mas que podem não ocorrer. Mas os indicadores estão lá e é natural que aqui eles sejam discutidos. Pelo que voltando ao início, neste caso com os dados disponíveis, nao tem havido empolamento. Mas também concordo contigo sobre o alerta do IM. Até ao momento o amarelo é suficiente. O laranja só fará sentido se se confirmar a formação nalguma região de algum SCM (sistema convectivo de Mesoescala) e não há qualquer sinal disso nas imagens de satélite.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,453
Local
Olhão (24 m)
19ed5.png
[/URL][/IMG]

Precipitação os espanhóis levam tudo e os distritos de Évora e Portalegre



Algarve com o Cape -8 para as 00 horas



21wa6.gif
[/URL][/IMG]

Segundo o Hirlam do INM o sul da andaluzia é onde a precipitação é mais intensa, aguardemos para ver o que nos reserva.
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
bem aqui uma nuvem enorme a cobrir a cidade, o tempo está abafado, e avisto uma escuridão a vir de sul, pessoal de setubal, como e k isso ta aí?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,453
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, nada de especial, céu com abertas