Seg.especial Vento,Chuva e Neve 17-21 Dezembro 2007

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Re: Seg.especial Vento,Chuva e possível Neve 17-21 Dezembro 2007

Boas,

Parece-me que se houver precipitação até ao meio dia aqui mais para o extremo norte, poderá ser de neve a cotas razoalvelmente baixas (para mim está praticamente garantida para Bragança), pois existe frio a baixa altitude devido aos dias sucessivos de temperaturas negativas. Poderá ser um evento passageiro, mas ponse que pode acontecer.
O que acham?
 


Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Seg.especial Vento,Chuva e possível Neve 17-21 Dezembro 2007

Boas, por aqui o vento ja sopra forte.
A precipitação prevê-se que seja moderada a forte, e ocorra durante a madrugada e início da manhã.
O IM lançou vários alertas, um laranja para rajadas de ventos que poderão atingir os 100km/h.

12-alerta1.jpg
 

b0mbeir0

Cirrus
Registo
10 Dez 2007
Mensagens
14
Local
Palmela
Re: Seg.especial Vento,Chuva e possível Neve 17-21 Dezembro 2007

Boas

acho que o cape não esta muito alto, -3, -4 máximo, trovoada só no mar,

acho que o cabo espichel, roca e de sines será o melhor ponto para tirar umas fotografias ou vídeo, sagres é mais que certo.

chuva não espero muita, vento forte

hoje estive num quartel de bombeiros a fazer um serviço, e conversa puxa conversa, soube que esta instituição apenas recebe um fax diário do nosso instituto com a previsão do estado do tempo para aquele dia, nada de avisos ou alertas.

que tal um aviso!!!! era bom :huh: ainda por cima uns bombeiros perto do mar como são os da trafaria

abraços

É verdade e como bombeiro posso confirmar. Recebemos um relatório diário com informações sobre temperatura, vento e humidade.
Basicamente o mesmo que a população, mas um pouquinho mais detalhado.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg.especial Vento,Chuva e possível Neve 17-21 Dezembro 2007

hoje estive num quartel de bombeiros a fazer um serviço, e conversa puxa conversa, soube que esta instituição apenas recebe um fax diário do nosso instituto com a previsão do estado do tempo para aquele dia, nada de avisos ou alertas.
que tal um aviso!!!! era bom :huh: ainda por cima uns bombeiros perto do mar como são os da trafaria

Observações pertinentes, mas penso que essa tarefa não cabe ao IM, mas sim à Protecção Civil e parece que é matéria de polémica discussão entre as duas instituições.

Sobre esse assunto dá uma olhadela nesta notícia que aqui há uns tempos o Gerofil colocou aqui no Forum e a partir do qual dá para perceber que existe uma especie de "guerra" institucional sobre essa observação que fizeste.
-> Avisos da meteorologia não prevêem perigos para a população

Já agora, a Protecção Civil hoje emitiu um alerta para a comunicação social, que eu ouvi na rádio ao final da tarde, mas fui procurar essa informação no site deles e não encontrei nada ... Além do mais a parte dos alertas nem funciona no meu browser, o Firefox.
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Dezembro 2007

Boa noite,

Ligaram-me de Santa Maria, Açores, há meia hora e chove torrencialmente com queda de granizo (do tamanho de guizantes/ervilhas) e vento forte. Um autêntico temporal de inverno. :rain::cold:
 

salgado

Cumulus
Registo
17 Dez 2007
Mensagens
165
Local
Sabugal (800m)
Neve ou chuva nas terras altas?

Boa noite, o nosso instituto prevê chuva para guarda e bragança, enquanto os "nuestros hermanos" (inm) prevê neve acima de 500m subindo até aos 1000 ao longo do dia, para Castilla-Leon, quem terá razão? Espero que sejam os espanhois. Aqui no Sabugal (800m) está cerca de -4º e penso que se houver precipitação nas primeiras horas da manhã, será de neve...
 
M

Membro excluído 274

Re: Previsão do Tempo e Alertas - Dezembro 2007

Neve, neve ainda não será desta!
Poderá cair uma nevascada mas nada importante! Que chova ao menos! que faz muita falta!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Neve ou chuva nas terras altas?

Eu acho que tudo vai depender do vento...
Se ele entrar mesmo forte de Sul, vai trazer o ar quente, e as temperaturas sobem de forma abrupta.. e adeus neve.. :(
Mas caso ele se mantenha de Este/Nordeste, com o frio que está instalado na nossa peninsula, então poderá mesmo cair precipitação sob a forma de neve:):):)
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Re: Seg.especial Vento,Chuva e possível Neve 17-21 Dezembro 2007

Coloca a precipitação logo de manha, mas nas temperaturas erram grosseiramente, nestes momento são muito mais baixas!


Todos os sites e o IM estão a errar de forma brutal nas previsões das temperaturas, neste momento em plena zona urbana já registo -5,0ºC...é impressionante e não sei onde vai parar...
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Re: Seg.especial Vento,Chuva e possível Neve 17-21 Dezembro 2007

esta a chegar a hora da verdade amanha espero ter boas noticias! :D
Mesmo que a neve seja pouca quero ver essas fotos!
sigo com 1 grau os campos ja estao branquinhos! :D
cumps