Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2012

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Pois, eu sei.
O problema é que esses 37m/s sao a previsao para o dia 4 de Abril.
Eu acho que é muita fruta para esse dia e é por isso que gostava de saber se está mesmo em m/s.

Foi daqui que tirei esse gráfico, que é uma previsao.
http://climetua.fis.ua.pt/

Obrigado!
 


Du_Ga

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
351
Local
Massamá, Sintra
Pois, eu sei.
O problema é que esses 37m/s sao a previsao para o dia 4 de Abril.
Eu acho que é muita fruta para esse dia e é por isso que gostava de saber se está mesmo em m/s.

Foi daqui que tirei esse gráfico, que é uma previsao.
http://climetua.fis.ua.pt/

Obrigado!

Ok. Se verificares de novo a previsão para Aveiro, já foi actualizada, tendo agora passado para uma rajada máxima na ordem dos 15 m/s = 54 km/h. Penso que haverá um aumento da intensidade do vento nestes próximos dias, mas nada de especial, talvez com uma rajada mais forte perto dessa previsão.

Isso são previsões que vão sendo actualizadas conforme os modelos.

Esse site baseia-se num:
(...) modelo numérico de previsão de tempo, designado Weather Research and Forecasting (WRF). (...)

As condições iniciais e de fronteira utilizadas pelo WRF são obtidas a partir de previsões previamente realizadas pelo modelo global de previsão de tempo designado Global Forecasting System (GFS).

Fonte
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Mas ainda continuam a prever rajadas a rondar os 37m/s.
Se calhar fizes-te foi confusao com o gráfico da tempertura que prevem 15ºC

Podes ver aqui que ainda continua...
http://climetua.fis.ua.pt/weather/gust/aveiro

Obrigado!
 

Du_Ga

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
351
Local
Massamá, Sintra
Mas ainda continuam a prever rajadas a rondar os 37m/s.
Se calhar fizes-te foi confusao com o gráfico da tempertura que prevem 15ºC

Podes ver aqui que ainda continua...
http://climetua.fis.ua.pt/weather/gust/aveiro

Obrigado!

Sim, estava a visualizar o gráfico da temperatura. De facto mantém-se essa previsão, que a meu ver ainda deverá ser actualizada.

Se reparares nos Meteogramas do GFS, disponibilizados neste forúm aqui, podes ver que também perto dessa hora (por volta das 18H do dia 04/04) haverá um aumento da intensidade do vento para Aveiro, com intensidade perto dos 30 km/h, mas nada de especial.

aveiro.jpg
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Obrigado!

Já deu para preceber entao que está em km/h só pode porque se nao era muita fruta para esta altura, acho eu.

quando chegar o dia logo veremos...

Boa noite

Esse gráfico está mesmo em m/s. O que o GFS apresenta nessa tabela são previsões da velocidade média no período de 3h e o que aparece nesse gráfico do climeatua são as previsões da rajada e como tal são velocidades instantâneas. Talvez um pouco exageradas de facto, mas é bem provável. Feira de Março = Nortada com fartura :lol:
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
hum ok, muito obrigado!

Pois é nortadas na altura da feira do março, mas tambem nao sei se eram assim de 37m/s :surprise:

Normalmente atingiam os 50km/h no máximo... mas nao sei. Se vamos ter rajadas de vento muito frotes ou nao.

Temos é de ir a Feira do Março comer uma fartura :p
 

madmario

Cirrus
Registo
18 Ago 2011
Mensagens
21
Local
Malveira, Mafra
Apenas tive tempo para ver a saída do GFS das 12h e sinceramente parece-me a saída mais favorável para vermos neve em cotas médias do Inverno-Primavera de 2011/2012.Estou bastante esperançado que possas ver neve no Gerês! A partir de quinta e prolongando-se por sexta!

O nosso amigo ferreira5 já deu a sua opinião :thumbsup: . Mais alguém arrisca uma previsão para a zona de Terras de Bouro ( Gerês ) para o fim de semana prolongado de páscoa ?

Desde já o meu muito obrigado.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
É impossível aquele gráfico estar em m/s. Não há modelo que preveja 37 m/s, nem sequer de rajada, para esta semana. Impossível! Se o modelo se baseia no GFS, para Aveiro prevê-se cerca de 11/12 m/s, o que equivale mais aos 37 km/h do que a 37 m/s. Deve ser engano do gráfico...

Vai estar vento, mas nada de anormal! :thumbsup:
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
A ver se a partir desta quinta feira começa a chover no litoral norte, a coisa está mesmo negra, neste ultimo invento de 4 dias uns acumularam mais de 60 mm só num dia e eu nos 4 acumulei 0.2mm :lol:
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
situação muito interessante para quinta e sexta feira o frio em altura será excepcional se tivermos precipitação na madrugada de sexta poderá haver surpresas, pena tudo apontar para que o vento sopre do quadrante oeste não facilitando as cotas de neve, de qualquer forma penso que cidades como Guarda e Bragança terão neve numa altura não muito habitual. Aqui pela Covilhã talvez a parte mais alta da cidade veja a neve pela 1ª vez este ano.