Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2012

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Mais uma vez o litoral norte fica ás aranhas a ver tudo a passar ao lado ou a dissipar.se.Mas que raio se passa? Será que temos um escudo anti-chuva para aqui?Sinceramente já não entendo que se passa, é no mínimo frustrante isto que se passa..

Boa tarde Caro Colega,

Realmente acabo por pensar que instalou-se permanentemente o escudo Anti-Chuva na região do Minho (situação caótica). :mad:

Estou bastante relutente face as previsões a curto/médio prazo, pois não parecem ser tão favoráveis para a nossa zona mas o que vier será muito valorizado neste contexto de crise meteorológica. Esperemos que esta primavera nos traga o máximo de chuva pois este verão não será certamente generoso.

O mês de Março 2012 (Quente e Seco) apresentou muitas semelhanças ao de 2003 e 1976 em alguns países da Europa Occidental. Muita gente lembra-se do que aconteceu no verão de 1976 e 2003 (Canícula generalizada!!!).

Esperemos que a chuvinha que tanta falta faz venha nos visitar esta Sexta-Feira e na próxima semana em quantidade razoável para preparar os nossos solos e depois que venha em força: estamos todos a espera dela....

Aproveitem também para visitar a neve nas montanhas Portugueses (Sexta-Feira e Sábado) pois talvez seja o último evento da temporada (elemento branco à cotas médias: > 700-800m). :rolleyes:

Continuação de boa tarde a todos.

Cmps.
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
A manhã de 5ª feira irá ser marcada pela passagem de uma superfície frontal fria que vai atravessar o território de Portugal Continental de noroeste para sudoeste. Em princípio poderá ocorrer precipitação em quase todo o território de Portugal Continental, sob a forma de períodos de chuva, mais intensos e persistentes nas regiões montanhosas do norte e centro.
Na parte da tarde de 5ª feira teremos a passagem a regime de aguaceiros, com possibilidade de trovoadas e queda de granizo, em especial nas regiões norte e centro. A temperatura do ar irá começar a descer depois da passagem da frente fria, o que vai fazer descer a cota de neve para o final do dia.
Provavelmente comecerá a nevar nas zonas mais montanhosas do Minho e do nordeste transmontano por volta do meio do dia ...
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Previsão para 6ª feira, 6 de abril de 2012

Períodos de céu muito nublado.

Aguaceiros, que serão de neve acima dos 600 metros, subindo a

cota para os 1200 metros ao longo do dia.

Condições favoráveis à ocorrência granizo e trovoada,

em especial durante a tarde na região Sul.

Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante sul,

soprando temporariamente moderado (20 a 30 km/h)

do quadrante oeste na região Sul.

Pequena descida da temperatura.

"Fonte:I.M"

Até têm alerta amarelo!!!
 
M

Membro excluído 274

Boas noites!

Tanto a AEMET como a MeteoGalicia apontam para cotas bem mais realistas que esta apontada pelo IM!

IM: 600m -->1200m
MeteoGalicia: 1000m
AEMET: 800m -->1000m

Mapa SnowForecast:

161xpic.png


Dúvidas? :lol::lol::lol:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Boas noites! Tanto a AEMET como a MeteoGalicia apontam para cotas bem mais realistas que esta apontada pelo IM!

IM: 600m -->1200m
MeteoGalicia: 1000m
AEMET: 800m -->1000m

Repara que vai ser uma entrada de norte/noroeste, ou seja, o ar frio em altitude vai afetar mais Portugal Continental do que a Espanha. Não acho que seja assim tão irreal....

Já agora acrescento que a bolsa de ar frio em altitude vai deslocando-se para sul e vai favorecer a ocorrência de aguaceiros e trovoadas para sexta-feira nas regiões do centro e sul; esta bolsa de ar frio depois afastar-se-á para sudoeste...

Wetter3
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Alerta amarelo por queda de neve a partir da próxima madrugada (altitudes superiores a 600 metros):

04_04_2012_Aviso.jpg

Copyright © Instituto de Meteorologia 2008

No airmass começa-se a notar a intrusão de ar frio a noroeste da Península Ibérica e que vai dar origem a um núcleo de ar frio em altitude que terá expressão na formação de um centro de baixas pressões no interior norte da Península Ibérica. Desta vez o sector quente vai ficar para Espanha, ficando o ar frio sobre Portugal. :viva:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
O AIRMASS mostra a formação de uma linha de instabilidade (frente fria?) que se vem aproximando do território de Portugal Continental e que será responsável pelo tempo instável que se vai originar durante a tarde. Tudo indica que o agravamento do estado do tempo se fará inicialmente no litoral a sul do cabo Carvoeiro, progredindo depois para o interior e para o norte.
Possibilidade de ocorrência de aguaceiros por vezes fortes, acompanhados por trovoadas dispersas e eventual queda de granizo; vento moderado a forte durante os aguaceiros.
Após a passagem da linha de instabilidade (frente fria?), o tempo permanecerá bastante instável e a temperatura deverá descer, pelo que a cota de neve irá baixar nas regiões do interior norte e centro.
O facto de o ar frio se deslocar mais para sul, sobre o Oceano Atlântico, antes de inverter a sua trajectória para nordeste, fará que o embolsamento de ar frio tenha uma trajectória sobre águas mais quentes, o que pode vir a provocar uma maior instabilidade em todas as altitudes da troposfera e consequentemente dar origem a fenómenos atmosféricos mais intensos e de maior imprevisibilidade.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
O AIRMASS mostra a formação de uma linha de instabilidade (frente fria?) que se vem aproximando do território de Portugal Continental

Penso que o que te referes já será a oclusão do sistema frontal, e que vem ainda lá mais a Norte, mas sim uma oclusão do tipo frio.

Pode não se notar muito, mas acho que na parte ocidental de Portugal já estamos no sector frio. Aliás, o que vem agora já é claramente pós-frontal como se pode ver pelo padrão de aguaceiros vindos de Norte no mar.
A frente fria não teve muita actividade nem está muito marcada, apenas vai dando sinal agora pela ligeira instabilidade no interior Norte, onde parece meio estacionária, e pela precipitação que está a entrar no Algarve, de resto está totalmente "quebrada" sobre Portugal.

:)







Penso que nesta carta sinóptica todo o sistema está um pouco "adiantado", demasiado a Este.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O provérbio popular bem diz ....

" Abril, águas mil "

Que na prática segundo me disseram ..... simplesmente muitos dias de chuva, mas sem ser em grandes quantidades ...
Nesta actualização o ECM continua a meter no curto prazo entre Sexta a Domingo menos precipitação sendo esta basicamente nas regiões do litoral....

Assim sendo a probabilidade de precipoitação será muito maior junto ao litoral.

No longo prazo nesta run o ECM meteu muita precipitação e uma superdepressão depois das 192 horas mas está isolado face aos outros modelos e assim sendo o melhor será ir aguardando mais uns tempos mas finalmente ve-se alguma luz ao fundo do túnel no que ao norte e centro diz respeito !!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
No dia de hoje ainda estão previstos aguaceiros, espalhados um pouco por todo o país.

yE8au.gif


A partir de amanhã, a situação meteorológica tende a estabilizar, podendo haver ainda alguns aguaceiros a sudoeste, mas com tempo limpo em quase todo o país.

C4usz.gif


As temperaturas subirão para valores mais normais para a época no domingo e segunda, dois dias de transição para entrarmos num padrão novo, e raro este ano, com circulação atlântica, predominantemente de noroeste, o que traria chuva persistente no litoral norte e centro:

EDM1-120_xki1.GIF


Este é um padrão que promete durar vários dias, cerca de uma semana, e que poderia atenuar um pouco a seca extrema que se vive no litoral norte. Os acumulados poderiam ser muito interessantes, estimando de forma grosseira a previsão do ECMWF das 00z de hoje, o Minho e Douro Litoral poderiam acumular mais de 50 mm entre terça feira e sábado da próxima semana.