Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2013

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Penso que a RAM também deverá ser afectada, mas isto está muito incerto... a run das 12 alterou isto tudo por completo :lmao:

Chuva intensa a meio da semana no litoral norte, adiando também o aumento significativo da temperatura para o final da semana.
 


beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Boas :).

Bom, neste momento total discrepância a "apenas" 168 horas entre GFS (saída das 12) e o ECMWF (também run das 12).

O ECMWF "colou-se" áquilo que o GFS até modelava há um ou 2 dias, com a subida da dorsal africana sobre o continente (AA a aproximar-se da PI no Sábado e a deslocar-se para a zona este do UK entre Domingo e 2f, arrastando uma corrente do norte de África sobre o continente, com consequente aumento significativo das temperaturas), mas o GFS abandonou por completo este cenário, aliás, modela mesmo uma depressão a oeste do continente. Que viragem de 180 graus! E ainda por cima é a run das 12...

Quem irá vencer este duelo titânico? :) Espero que seja uma vez mais o ECMWF, já apreciava umas temperaturas primaveris e o AA a visitar o continente... Era "engraçado" que o GFS só ganhasse quando se trata de tempo chuvoso... Mas vamos ver.

Estou curioso agora em consultar o ensemble do ECMWF, quando for atualizado :).

É como disse o David sf, a 200h ou mais, o que hoje é bloqueio, amanhã já não é :).

Mas uma diferença destas já a menos de 200h é estranha, julgo eu...
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Sinceramente parece-me que no litoral norte até ao final do mês não haverá muito sol e calor aliás parece-me que até teremos até dia 15 bastante chuva( >100mm) que pode agravar a situação das cheias.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Sinceramente parece-me que no litoral norte até ao final do mês não haverá muito sol e calor aliás parece-me que até teremos até dia 15 bastante chuva( >100mm) que pode agravar a situação das cheias.


Com base em que fundamenta essa opinião?
Estamos a ver que os modelos gfs e ecmwf não acertam a 6 dias, como normal.
(deviamos estar a mudar o padrão, lembam-se?)...
a previsão mensal di IPMA não está de acordo com a sua opinião.
baseia-se em algum modelo, ou algo, ou trata-se somente de um palpite?

obg
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
De facto os modelos não acertam quando preveem mudança de padrao mas quando preveem chuva normalmente acertam. Começam por meter AA depois tiram-no e metem chuva mas pouca e depois progressivamente metem mais chuva. Foi o que aconteceu na chuvosa semana antes da páscoa. E a minha opinião e trata-se de um palpite que espero que não se confirme. Estou um bocado farto de chuva:rain:
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
De facto os modelos não acertam quando preveem mudança de padrao mas quando preveem chuva normalmente acertam. Começam por meter AA depois tiram-no e metem chuva mas pouca e depois progressivamente metem mais chuva. Foi o que aconteceu na chuvosa semana antes da páscoa. E a minha opinião e trata-se de um palpite que espero que não se confirme. Estou um bocado farto de chuva:rain:

estamos todos fartos... agora imagina quem é astronomo amador e precisa mesmo de céu limpo LOL

Ficou claro, é um palpite teu.
cps
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Esperemos que arranque a temporada de trovoadas primaveris. Aqueles inícios de tarde com cumulonimbus em crescimento. :)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,443
Local
Olhão (24 m)
estamos todos fartos... agora imagina quem é astronomo amador e precisa mesmo de céu limpo LOL

Ficou claro, é um palpite teu.
cps

Palpite dele, não é, basta ver o GFS, onde para o Minho dá acumulados acima dos 100 mm até dia 15, e o ECM corrobora nisso.

Não vejo, assim tanta discrepância em relação ao ano passado, as temperaturas andam iguais, isto sim é temperaturas normais e não 25ºC ou 30ºC como fez em anos anteriores. Ainda, o ano passado, Maio bateu o recorde absoluto de temperatura máxima em Faro em vários graus, isso sim é anormalidade, este ano está tudo dentro da normalidade. Calor que venha só em Junho e já é bom.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Sem dar grande importância aos modelos e já que se fala em palpites, na minha opinião quando os dias soalheiros vierem, chegará o calor em força, provavelmente com temperaturas acima da média :calor:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Palpite dele, não é, basta ver o GFS, onde para o Minho dá acumulados acima dos 100 mm até dia 15, e o ECM corrobora nisso.

Não vejo, assim tanta discrepância em relação ao ano passado, as temperaturas andam iguais, isto sim é temperaturas normais e não 25ºC ou 30ºC como fez em anos anteriores. Ainda, o ano passado, Maio bateu o recorde absoluto de temperatura máxima em Faro em vários graus, isso sim é anormalidade, este ano está tudo dentro da normalidade. Calor que venha só em Junho e já é bom.

Isto não é normal Algarvio, hoje o termómetro do meu carro não passou dos 11ºC! A máxima média em Janeiro para o Porto ronda os 14ºC. As temperaturas estão MUITO abaixo da média.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Isto não é normal Algarvio, hoje o termómetro do meu carro não passou dos 11ºC! A máxima média em Janeiro para o Porto ronda os 14ºC. As temperaturas estão MUITO abaixo da média.

Boa noite Caro Colega,

Concordo!! Hoje pelos arredores de Braga e Guimarães verifiquei temperaturas bem frescas e baixas para a época do ano (pelas 13H algumas zonas mais abrigadas registavam valores entre 7.5 e 9ºC).

Quase arrisco dizer que hoje estivemos alguns graus abaixo da média.

Cmps.