Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2015



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Run das 12h do GFS a falhar a previsão de precipitação desta tarde na região de Lisboa/Setúbal. Segundo estas cartas, nada teria sido acumulado entre as 13h e as 19h:
g59v5h0.png

qGMyvE6.png


Já há estações com mais de 10 mm nestas 6 horas; valores entre 3 e 12 mm em todas as estações da península de Setúbal. Estranho os modelos nem a 3h de distância conseguirem modelar, defeito nos dados de entrada provavelmente.

Nem vale a pena construirmos expectativas para amanhã e depois, baseadas no GFS.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,346
Local
Fajarda - Coruche(57m)
o gfs anda a falhar um bocado nestes ultimos 2 dias principalmente, eu espero que se enganei de novo para amanhã para Lisboa que não mete nada de especial, só mais para o interior :o
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã espera-se alguma actividade pontualmente forte/severa em especial no sul e sudeste.

Analise/Discussão


Em altura uma nova e vigorosa short wave avança de NW, e interage com uma bolsa de vorticidade a sudoeste de Sagres, capturando-a, e eventualmente originando uma cut-off no Golfo de Cadiz.
No sector leste da perturbação, um forte fluxo acima dos 600hpa e vários campos de forçamento dinâmico afectam em especial o sul do território, e dá-se um gradual arrefecimento da media e alta troposfera.

Á superfície, na retaguarda da perturbação, a subsidência causa um aumento da pressão a NW, estimulando a entrada de uma frente de brisa pelo litoral norte-centro até ao interior norte-centro e partes do sudoeste, enquanto que no interior sul e G.Cadiz uma área difusa de baixa pressão se forma em resposta á perturbação em altura.
Ar relativamente humido e quente deverá estagnar na região sul, onde o fluxo estará fraco de componente sul, rodando a componente N/NE, com um eixo de maior energia a centrar-se entre o Algarve/G.Cadiz e o interior Alentejano...ao longo deste eixo, aquecimento diurno, e posteriormente o regime de advecção fria em altura, deverão gerar até 500/1000J/Kg de SBCAPE que se vão misturar até aos 850hpa, traduzindo-se em MUCAPE nocturno até uns 500J/kg.

Shear moderado a forte ( 15-25m/s aos 6km e até 60kts de DLS), com carácter unidireccional, deverá sobrepor-se ao CAPE/MUCAPE, gerando condições favoráveis á génese de células com ciclos de vida longo..no entanto o shear nos níveis baixos é fraco pelo que não se espera organização das estruturas nos níveis baixos, traduzindo-se em risco muito reduzido de tornados ou rajadas.
Os perfis termodinâmicos nos níveis médios ( TT/LI/theta-e) também não são favoráveis á ocorrência de downburts ou granizo excessivamente grande.

São assim esperados alguns clusters/multicells que deverão forma-se na frente de brisa/eixo de humidade, movendo-se para NE-E, com risco essencialmente focado na ocorrência de precipitação excessiva e algum granizo pequeno.

Durante a noite, continuará a haver energia disponivel quer na forma de MUCAPE em terra quer na forma de SBCAPE sobre o litoral Algarvio,pelo que se espera que a actividade se mantenha, com risco de precip/granizo intensos...a gradual diminuição do shear com a aproximação do cold core em altura deverá fazer com que as células percam organização e se aglomerem num cluster durante a madrugada/manhã de Sábado.


Fs6rvnA.png
 

Savn

Cirrus
Registo
30 Nov 2012
Mensagens
41
Local
Leiria
É bom que se mantenha.. porque até agora tem sido uma seca por aqui. O que choveu molhou cerca de 6/7 centimetros de solo. Bons €€ que tenho debaixo do chão à meses.. e pouco pinga. Isto não está a ficar famoso.. :disgust::disgust: