Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2010

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Regras deste tópico:
->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões

Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.

Ou é impressão minha ou os principais modelos (GFS e ECMWF) estão novamente a modelar uma possível onda de calor a partir desta 3ª/4ª feira, inclusivamente para algumas regiões do litoral oeste? Parece que a corrente de E/NE vai voltar, com ventos de NE no litoral oeste pela manhã, já a partir de 3ª... À tarde, claro, depois de umas brisas marítimas que sucedem ao vento de NE (isto junto às praias), lá vem ela, a nortada, mas regra geral chega bem quente, mesmo sendo de N/NO :).

sempre se confirma a partir de terça volta o calor tórrido, infelizmente:(.

Não concordo muito com esse cenário...Sou mais da opinião que nos últimos dias tivemos umas tréguas relativamente às temperaturas esperadas no Verão...O que me parece que vai acontecer é um aumento da temperatura nas regiões dos interior, mas nada de anormal para a época e para as regiões em questão...uma vez que no litoral a brisa marítima se irá fazer sentir e dificilmente teremos temperaturas acima dos 31ºC/32ºC...

10080115_0112.gif

10080215_0112.gif

10080315_0112.gif

10080418_0112.gif

10080518_0112.gif

10080618_0112.gif

10080718_0112.gif

10080818_0112.gif

Não concordo muito com esse cenário...Sou mais da opinião que nos últimos dias tivemos umas tréguas relativamente às temperaturas esperadas no Verão...O que me parece que vai acontecer é um aumento da temperatura nas regiões dos interior, mas nada de anormal para a época e para as regiões em questão...uma vez que no litoral a brisa marítima se irá fazer sentir e dificilmente teremos temperaturas acima dos 31ºC/32ºC...

sim concordo contigo
eles falaram de uma nova onda de calor e eu não vejo nada disso
terça feira talvez seja um dia quente
mas nos outros dias não me parece nada fora do normal

Talvez no final desta semana/inicio da próxima tenhamos já alguma precipitação no Continente...embora em relação a previsões alargadas coloque sempre algumas dúvidas...

Para domingo dia 8 na região sul...
10080812_0112.gif

Para a madrugada e manhã de segunda dia 9 esse panorama generaliza-se, mas apostaria nas regiões do interior centro...
10080900_0112.gif

Tenho ainda outra questão a deixar no ar...alguém acredita que seja possível este cenário na 2ª quinzena de Agosto, com precipitação abundante e um decréscimo acentuado na temperatura?eu bem sei que é um modelo a ser usado com cautela, mas não deixa de ser uma previsão....

Aqui a precipitação que será mais ou menos permanente...
10081812_3100.gif

10082312_3100.gif

10082812_3100.gif

Reparem nestas temperaturas...
10081812_3100.gif

10082312_3100.gif

10082812_3100.gif

Mal refeitos de uma "sinfonia do calor" ,outra afina já pelo " Canto Luso".
Em verão instalado, não há ouvidos a medir.
A sua musicalidade terá "tons sustenidos" de calor ,
"bemóis" de azul intenso ( se não houver incêndios por perto)
e continuará por Agosto dentro.
Isto não tem parança.
O Verão que já veio , mais o que está para vir,
não surge todos os anos.
Neste, até onde a vista alcança, até parece que o verão já "feito" é ainda uma criança...

Mal refeitos de uma "sinfonia do calor" ,outra afina já pelo " Canto Luso".
Em verão instalado, não há ouvidos a medir.
A sua musicalidade terá "tons sustenidos" de calor ,
"bemóis" de azul intenso ( se não houver incêndios por perto)
e continuará por Agosto dentro.
Isto não tem parança.
O Verão que já veio , mais o que está para vir,
não surge todos os anos.
Neste, até onde a vista alcança, até parece que o verão já "feito" é ainda uma criança...

Clapping.gif

Tendo em atenção, a previsão do IM de hoje de 33ºC para Faro, aí vem mais uma semana de torrar, e olhando à previsão para Ayamonte então ainda vai aquecer mais e para um final de semana muito quente com temperaturas de 34ºC. Nos próximos dias com o vento de norte, Faro tanto pode ter 33ºC como pode chegar aos 36ºC ou 37ºC se acontecer não é um episódio inédito, já aconteceu tantas vezes. :hehe: Ao Nimboestrado só um reparo há mais dias de poeira do que céu azul e céu azul de verão só se o vento for de norte pelo menos aqui no Algarve.

O meteociel mostra precipitaçao p dia 13 deste mes, parece-me.....:D

Não é preciso ir tão longe. O fluxo de nordeste que se instalará, à superfície mantém as temperaturas altas, arrastando consigo o ar quente continental, mas em altitude deverá entrar algum frio, proveniente de latitudes mais a norte. Ora, a partir de Domingo/Segunda, com quase 40ºC ao nível do solo e com temperaturas inferiores a -10ºC a 500 hpa, há potencial para convecção. O único ingrediente que pode faltar é a humidade, mas há vários dias que o ECMWF tem vindo a prever trovoadas no interior sul para dia 9.

Antes disso, calor no interior, quentinho no litoral, mantém-se a tónica deste Verão. Mas creio que a partir de dia 9 outro galo cantará.

Não é preciso ir tão longe. O fluxo de nordeste que se instalará, à superfície mantém as temperaturas altas, arrastando consigo o ar quente continental, mas em altitude deverá entrar algum frio, proveniente de latitudes mais a norte. Ora, a partir de Domingo/Segunda, com quase 40ºC ao nível do solo e com temperaturas inferiores a -10ºC a 500 hpa, há potencial para convecção. O único ingrediente que pode faltar é a humidade, mas há vários dias que o ECMWF tem vindo a prever trovoadas no interior sul para dia 9.

Antes disso, calor no interior, quentinho no litoral, mantém-se a tónica deste Verão. Mas creio que a partir de dia 9 outro galo cantará.

Boas david:)
Até dia 12 parece que teremos o dominio do AA pelo menos a niveis abaixo dos 700-850hpa, levado á entrada de ar quente de NE nos niveis baixos, que se mistura com algum influxo de ar humido e quente que circula na periferia do AA...isto conjuntamente com um padrão de altitude muito instavel, com vortices em altura/ULL´s e short waves tudo num autentico pantano que domina o atlantico subtropical a norte dos 30ºN.
Isto promete alguma convecção exporadica certamente:)

Quanto ao que se passará depois, o GFS e o ECMWF estão querer re-intensificar a dorsal atlantica-africana, o que poderialevar a uma nova entrada quente, neste mês que se adivinha quente:hehe:

Um possivel way-out deste calor poderia ser um cavado com ou sem formação de uma ULL...lá para a ultima década do mês, antes da chegada da epoca convectiva que caracteriza setembro, devido á chegada das perturbações do jet ( há modelos que metem um set-out activos por cá e na bacia mediterranea, devido ás elevadas SST´s e talvez a alguma pluma tropical)....:thumbsup:
Apesar de tudo parece que o calor se manterá até outubro, com as anomalias no positivo antes da chegada de um inverno potencialmente do genero de 2005..Tambem temos de ver como se comporta a "coisa" com o factor acrescido que é aquele bloqueio russo, que ao ir embora deverá ter reprecussões ( que eu suponho que possam marcar um inicio de uma NAO+ forte, que justificaria o fresco e a secura após out-nov em quase toda a europa do sul).

Bom...resta-nos esperar e rezar para ver se vem ai aguma coisa interessante no resto deste verão e no outono:p

Vamos primeiro aguardar que a zona mais fria a sudoeste dos Açores se dissipe antes de podermos ter uma NAO+++. Não é muito certo que o Anticiclone dos Açores se fixe em zonas onde não tenha suporte. O meu tiro vai numa repetição do inverno anterior com menos chuva e mais frio.