Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2010

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Para Domingo como as coisas estão, não me parece nada de especial. Penso que os modelos que metem precipitação são um pouco ilusórios, há falta de humidade nos níveis baixos e está presente nos altos, criando nebulosidade médio/alta pouco interessante. Valores de CIN também altos, instabilidade (CAPE) existe alguma mas nada de especial para esta altura do ano e penso que alojado também em níveis demasiado altos.

Já agora fica a nota que os próprios valores do CAPE já estiveram mais elevados no GFS. De referir também que, como habitualmente, é o GFS que coloca mais precipitação. Por outro lado também, a geolocalização dos aguaceiros no GFS parece-me um pouco desfasada, até tendo em conta os locais com CAPE mais elevado. Por fim e para reforçar a ideia, costumam de facto ser mais normais as trovoadas nos meses de Verão quando os valores de CAPE são mais elevados. Para uma referência a quem vê, por exemplo, os mapas da wetterzentralle, quando os tons começam a cair para "o vermelhote" :p .
Isto vale o que vale, mas na análise meteorológica a comparação e o hábito de ver os mesmos indicadores, podem fazer antever os cenários... É claro que com margem de erro e espero pois estar enganado :)
 


AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Já agora fica a nota que os próprios valores do CAPE já estiveram mais elevados no GFS. De referir também que, como habitualmente, é o GFS que coloca mais precipitação. Por outro lado também, a geolocalização dos aguaceiros no GFS parece-me um pouco desfasada, até tendo em conta os locais com CAPE mais elevado. Por fim e para reforçar a ideia, costumam de facto ser mais normais as trovoadas nos meses de Verão quando os valores de CAPE são mais elevados. Para uma referência a quem vê, por exemplo, os mapas da wetterzentralle, quando os tons começam a cair para "o vermelhote" :p .
Isto vale o que vale, mas na análise meteorológica a comparação e o hábito de ver os mesmos indicadores, podem fazer antever os cenários... É claro que com margem de erro e espero pois estar enganado :)

Situação a acompanhar, o desenvolvimento das previsões.
No litoral torna-se complicado, mas para o Interior não é impossivel...
Veremos . . . ;)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Já agora fica a nota que os próprios valores do CAPE já estiveram mais elevados no GFS. De referir também que, como habitualmente, é o GFS que coloca mais precipitação. Por outro lado também, a geolocalização dos aguaceiros no GFS parece-me um pouco desfasada, até tendo em conta os locais com CAPE mais elevado. Por fim e para reforçar a ideia, costumam de facto ser mais normais as trovoadas nos meses de Verão quando os valores de CAPE são mais elevados. Para uma referência a quem vê, por exemplo, os mapas da wetterzentralle, quando os tons começam a cair para "o vermelhote" :p .
Isto vale o que vale, mas na análise meteorológica a comparação e o hábito de ver os mesmos indicadores, podem fazer antever os cenários... É claro que com margem de erro e espero pois estar enganado :)

Pela minha experiência o GFS é o modelo que costuma pôr menos precipitação, em eventos convectivos. O NOGAPS ou o UKMO costumam ser os que põem a mais. Mas a dorsal está demasiado perto para acontecer algo de interessante no sul do país, seja interior ou litoral, o norte interior é que pode ser abençoado na Segunda feira.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
O UKMO prevê precipitação também para o sul...já o GFS nem vê-la
qual deles é o mais fiável ?
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Pela minha experiência o GFS é o modelo que costuma pôr menos precipitação, em eventos convectivos. O NOGAPS ou o UKMO costumam ser os que põem a mais. Mas a dorsal está demasiado perto para acontecer algo de interessante no sul do país, seja interior ou litoral, o norte interior é que pode ser abençoado na Segunda feira.

Concordo plenamente com o normal exagero em convecção do UKMO e do NOGAPS! Este 2º então tem períodos que mais parece que está a prever para os trópicos!
Acompanhando as saídas desses modelos nota-se isso perfeitamente que dizes! ;)

Um aparte, e em relação ao que disse atrás o Vince..
Esse exagero nesses modelos, e falta de chuva no GFS que referes, penso poder-se associar a precipitação formada em terra, sob convecção forte de calor. O NOGAPS então é um show de convecção diurna exagerado!
Em relação ao tipo de precipitação que o Vince referiu, de cumulos de base alta, vindos já formados do mar, associados a estas cut'offs fraquitas, penso que o GFS até costuma ser dos que prevê mais chuva, chuva esta que raramente se chega a verificar, pois com a atmosfera seca, acaba sempre por evaporar a caminho do solo..
Mas isto falo da versão antiga claro.. Vamos lá ver os "case studies" da nova! :D
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Vendo bem ou não os modelos o nosso IM prevê aguaceiros e trovoadas no Domingo e até meia do dia de 2feira. Pelo menos foi o que disse o meteorologista na RTP.
Bem dita chuvinha por quem rezo...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Antes das trovoadas, não esquecer o dia muito quente de amanhã:

410032010080600039.gif

(c) http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaonumerica/index.jsp#


Pela minha experiência o GFS é o modelo que costuma pôr menos precipitação, em eventos convectivos. O NOGAPS ou o UKMO costumam ser os que põem a mais.

Penso que nesta versão o GFS já não é tão seco como era. Mas pode ser apenas sugestão da mudança, o tempo o dirá.




Em relação às trovoadas de Domingo, continuo a ver o CAPE em níveis mais altos que o desejável, CIN's também elevados com algumas excepções regionais, mas como passei os olhos por vários modelos de mesoescala e todos eles geram precipitação convectiva, por alguma razão será. Logo se vê, mas a haver algo apostava apenas em ser em zonas com algumas serras, Lousã, Montemuro, etc.


76873625.jpg
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Eu já estou quase como diz um velho ditado jurídico, até que se prove são todos inocentes...ou seja, vou acreditar naquilo que as previsões me dizem...e embora membros tão experientes como o Vince estejam à espera que a convecção de pouco valha à precipitação...a mim as previsões dizem-me que há real hipóteses no norte e centro, claro que o sol quando nasce nem sempre é para todos (ao contrário do que nos dizem), tal como a precipitação não vai chegar a todos...mas é "quase" certa para alguém...:thumbsup:

São muitas horas de fenómeno convectivo e com índice bastante positivo para que tudo corra bem...

conveccion.jpg

conv.jpg
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Boas

Estas ultimas saídas tiveram um pouco de tudo, desde o muito cape e li mas, falta de chuva, agora alguma chuva e falta de convecção, por isso e vendo um pouco o panorama, apostaria em mais algumas saídas :lmao:

Alguém se lembra da ultima trovoada que tenha visto em Agosto sem ser no int Norte e centro e mesmo assim não devem ser muitas.

Abraços
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Boas

Estas ultimas saídas tiveram um pouco de tudo, desde o muito cape e li mas, falta de chuva, agora alguma chuva e falta de convecção, por isso e vendo um pouco o panorama, apostaria em mais algumas saídas :lmao:

Alguém se lembra da ultima trovoada que tenha visto em Agosto sem ser no int Norte e centro e mesmo assim não devem ser muitas.

Abraços

Eu recordo-me. Agosto de 2007, com cerca de 40 mm acumulados em VRSA, em poucas horas, e uma tarde, uma noite e uma manhã com trovoada rija.

De qualquer das formas, foi um evento que dificilmente se repetirá :sad:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Depois do dia muito quente de hoje, pode vir qualquer coisa. Pode sim senhor .
Já aqui foi dito e realçado.
Não será grande coisa. Também já aqui foi bem dito e tudo indica que assim será.
Todavia , não resisto à tentação de poder navegar por umas horas, em nuvem feita de surpresa , com contornos vincados de acaso feliz
e atravessar todos os Oceanos de sonhos nesse “vento de feição”…
É que depois do que possa eventualmente (não) vir ,
mais “desertos “ de instabilidades estarão anunciados, mais “dunas e dunas” de ausências convectivas são avistadas no horizonte próximo e voltarão as "miragens" de uma bela trovoada...
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Cá para mim isto não vai ser é nada:disgust:, porque nesta saida de hoje o gfs tirou muito cape e li, o que parece que já estou a ver o que vai acontecer, é alguns aguaceiros fracos espalhados por Portugal, e tempo abafado, e ainda mais outra a nossa amiga poeira também vem ai para estragar mais as coisas:

http://wind.tau.ac.il/dust8/dust.html
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu recordo-me. Agosto de 2007, com cerca de 40 mm acumulados em VRSA, em poucas horas, e uma tarde, uma noite e uma manhã com trovoada rija.

Na última semana de Agosto de 2007 houve um grande evento de trovoadas, no norte até houve saraiva enorme que danificou muitos carros e downbursts que tombaram árvores, em vários locais, Chaves, Vila Flor, inundações em Guimarães, trovoadas que incendiaram uma casa em Braga, etc, mas como podem ver pela carta, nada tem a ver com a presente situação.

rrea00120070825.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,395
Local
Olhão (24 m)
Nesse Agosto de 2007 choveu 54 mm em Faro, as trovoadas começaram no Sotavento algarvio e foram subindo até ao norte.

Para mim, o Algarve vai voltar a ouvir a trovoada esta noite, chuva não será muita ou quase nada, mas trovoada estou convicto que vai fazer. No sat24.com já se nota nebulosidade a sair de Marrocos em direcção ao Algarve, não se esqueçam que a temperatura da água está nos 25º, por isso, o Algarve pode ver algo na próxima noite. :D:)