Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2012

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Meus senhores,

ninguém reparou que há concordância de modelos a prever uma nova subidade temperatura a partir de dia 17 ?
talvez com vento, sim, e a uma certa distância mas... vejam lá as cartinhas...
 


beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
De facto, e após uma descida gradual das temperaturas e nortada a partir de Sábado (no Algarve mais tarde), com talvez alguma precipitação no litoral norte (os suspeitos do costume :)) lá para 3ª e/ou 4ª feira, os principais modelos (ECMWF e GFS, pelo menos, em sintonia) estão a mostrar nova subida das temperaturas a partir de 5ª feira, com o AA a intensificar-se junto à P.I., podendo induzir uma corrente de E/NE quente e seca. O GFS, na run das 12h, já anda a mostrar isto há algumas runs...

É esperar para ver mas a tendência está lá. O regresso do calor no final da semana parece (quase) certo.
 

kelinha

Cumulus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
211
Local
Miraflores, Oeiras
Bom dia a todos.

Caríssimos colegas do fórum, entendidos nestas matérias, sendo eu muito "noob" no que toca a previsões e interpretar cartas, por favor digam-me se já será possível fazer alguma previsão do tempo que poderemos esperar para o final do mês... Acham que já dá para "cheirar" alguma coisa? (ainda falta muito, eu sei, mas... gostava de tentar perceber se valeria a pena alugar uma casa no algarve nessa semana :P)
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Bom dia a todos.

Caríssimos colegas do fórum, entendidos nestas matérias, sendo eu muito "noob" no que toca a previsões e interpretar cartas, por favor digam-me se já será possível fazer alguma previsão do tempo que poderemos esperar para o final do mês... Acham que já dá para "cheirar" alguma coisa? (ainda falta muito, eu sei, mas... gostava de tentar perceber se valeria a pena alugar uma casa no algarve nessa semana :P)

Neste forum existem já mensagem em que se fala na possibilidade de termos um final de mês/incio de setembro simpático com temperaturas relativamente elevadas.
Previsão, previsão é muito cedo.
 

aqpcb

Cumulus
Registo
4 Jan 2010
Mensagens
113
Local
Quinta do Anjo, Palmela, Setubal
Bom dia a todos.

Caríssimos colegas do fórum, entendidos nestas matérias, sendo eu muito "noob" no que toca a previsões e interpretar cartas, por favor digam-me se já será possível fazer alguma previsão do tempo que poderemos esperar para o final do mês... Acham que já dá para "cheirar" alguma coisa? (ainda falta muito, eu sei, mas... gostava de tentar perceber se valeria a pena alugar uma casa no algarve nessa semana :P)

Acho que vale sempre a pena, pois vai estar um tempo bem agradavel tal como os modelos indicam :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Calor para todos que o braseiro foi ligado.

13534862_NFKHT.jpeg


:calor:
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
De facto, e após o calor dar tréguas já a partir de amanhã (no Algarve talvez a partir de Domingo ou 2ª feira) e até alguma possibilidade de chuva (mais a norte) na 3ª feira, a partir de 5ª feira o calor parece regressar, e em força, atendendo aos principais modelos. O ensemble do ECMWF, sempre tão certinho no médio prazo, tem "forçado a nota" para o final da próxima semana. AA a intensificar-se bem junto à P.I.. A haver nortada, será certamente bem quente.

Julgo que a 2ª parte do mês vai ser de facto bem quentinha... E a dar razão ao Stormy :).
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O calor vai sendo varrido de Portugal continental, progressivamente de noroeste para sueste, amanhã já deverá ser um dia com temperaturas normais, eventualmente um pouco acima da média no Algarve, mas não tanto quanto estará hoje.

A semana que se segue será marcada por alguma instabilidade, principalmente no litoral e a norte do Tejo, se bem que não seja descartada alguma precipitação noutras regiões.



O padrão da precipitação, mais intensa no período diurno, sugere que pode haver alguma convecção envolvida, embora seja pouco provável a ocorrência de trovoada.

Depois de estes dias de instabilidade, é provável que se instale um padrão estável de calor, com intensidade e duração considerável, formando-se um storm-track Açores-Reino Unido, ficando Portugal continental e a Madeira sob influência de um fluxo quente de sudoeste em altura, sendo quee à superfície é provável que se instale uma corrente de leste ou nordeste, que faria as temperaturas no litoral atingirem valores muito elevados.

Os Açores poderiam ficar sujeitos a um longo período de instabilidade, com bastante precipitação devido à sucessão de depressões que deverão rondar o arquipélago.

EDM1-240_lbx2.GIF
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Previsão para 3ª feira, 14 de agosto de 2012

Céu geralmente muito nublado, apresentando-se em geral pouco
nublado na região Sul.
Períodos de chuva, por vezes forte na região Norte.Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante oeste,
soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas das
regiões Norte e Centro.
Pequena subida da temperatura mínima.
Pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior
Norte e Centro.
Neblina ou nevoeiro matinal na região Sul.

METEOROLOGISTAS: Cristina Simões/Joana Sanches.

Actualizado a 11 de agosto de 2012 às 10:35 UTC


Surpresa das surpresas...não estamos em Agosto?
E para 4feira deve manter-se
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
ECMWF e GFS praticamente de acordo na frente de 15 de agosto, sendo que no litoral norte a instabilidade poderá começar no dia anterior. A frente, que vinha sendo modelada como uma frente típica de verão, com morrinha e precipitação fraca, parece que será afinal uma boa frente, com acumulados interessantes, que poderiam ultrapassar os 25 mm no litoral norte. Segundo o ECMWF, ate no Alentejo os acumulados poderiam ser superiores a 5 mm:



GFS, no geral muito parecido com o ECMWF: