Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2014



boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Este fórum é como o turismo....sazonal!!! :D. Mas que me lembre sempre foi assim nesta altura do ano.

Bem quanto aos modelos e para aqui para o Burgo, vamos continuar com este tempo com temperaturas não muito altas, na casa dos 20º. As noites é que são bem frescas. Vamos ver o que traz o Setembro. ;)
 
  • Gosto
Reactions: algarvio1980

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Será que com o início de Setembro vem o calor?

O ensemble do ECMWF quer dar um pouco essa ideia... O do GEM também ameaça um pouco, mas vamos aguardar...

VMrIfUI.gif



O ensemble do GFS está semelhante, mas poucos dias depois já tem actividade atlântica, portanto, pode ser calor de pouca dura, mais uma vez...

Aproveitemos para já a próxima semana que parece poder vir a ser agradavelmente morna, mais uma vez sem calores excessivos (também já começa a passar a sua época, estamos no final de Agosto).
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Os Setembros são sempre quentes e por vezes melhores que Agosto. Cada vez me convenço mais que tempo para férias só no nono mês do ano.
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Sim concordo que Setembro regra geral ainda é um mês relativamente quente. É um mês em tudo semelhante a Junho. Aliás basta olhar para as médias mensais de ambos os meses. É raro o ano em que não faz calor na primeira quinzena de Setembro. É perfeitamente normal até porque ainda é verão. Já na segunda quinzena os dias de calor já não são tão normais e espectáveis, visto que é muito mais fresca e chuvoso. Já é outono. Claro que isto é o normal, mas hã anos diferentes. O que eu gostava era de ter este ano um Setembro diferente, já que nos últimos anos tem sido sempre um mês com temperaturas acima de normal. Mas isto é a humilde opinião dum leigo.
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Olhando aos dados, o mês de Setembro é mais quente do que o mês de Junho acima do Tejo, enquanto abaixo do Tejo o mês de Junho é normalmente mais quente do que Setembro. Mas nada de muito significativo, apenas uma curiosidade.
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Nesta ultima saída do modelo GFS a instabilidade anda muito próxima, poderá haver aguaceiros nos ultimos dias de Agosto ou inicio de Setembro. :rain:
Vamos acompanhar com calma as próximas saídas :D
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
O modelo GFS, começa a modelar uma possível mudança do tempo a partir dos últimos dias de agosto, ínicios de setembro com as tais ditas trovoadas e aguaceiros sobre o nosso país.
Aguardemos pelas próximas horas e dias para ver a tendeência!
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
O IPMA parece querer indicar o regresso do tempo quente a partir do dia 1 de Setembro, mas a mais de uma semana de distância já se sabe... :rolleyes:
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Penso que vai começar a cortar um pouco no calor. Mas até agora as previsões parecem indicar que os últimos dias do mês e os primeiros dias de Setembro serão de algum calor em todo o país. Depois disso é uma incógnita, mas parece-me que não será para durar muito. O GFS prevê instabilidade com os típicos aguaceiros e trovoadas tão característicos do mês de Setembro, bem com temperaturas mais amenas. Mas ainda falta muito, vamos acompanhando. Espero sinceramente que o GFS leve a melhor.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Sim é verdade. O ECMWF a ir atrás do GFS aliás como é típico. A última previsão do IPMA a cortar no calor principalmente a norte. Tudo se está a conjugar para que tenhamos um início de Setembro à maneira com aguaceiros e trovoadas e temperaturas amenas. Mas ainda falta uns dias valentes. Está a começar a ficar interessante. Espero que a previsão se mantenha.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego