Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2014

Sentry

Cumulus
Registo
19 Abr 2011
Mensagens
106
Local
Évora
O tempo mais fresco já se começa a notar. A descida que falavam nas noticias referentes a uma queda de 5 a 6 graus... Vai ao pêlo.
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Pelo que vejo nos modelos não será assim um arrefecimento tão acentuado e dramático como os media tentam vender...fará frio em locais abrigados(vales e várzeas) onde a geada promete ser mais que muita.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,587
Local
Gondomar (105 metros alt)
Espero não estar enganado, mas estou a prever surpresas para o natal e passagem de ano.... até o natal o sol e a frescura vai imperar, com o AA perto de nós, mas depois perto do natal algo de bom poderá vir....................
 
  • Gosto
Reactions: Brito

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
no GFS a pressão começa a baixar no final do prazo, lá para 18 de dezembro... não faço ideia onde estará o anticiclone mas uma pressão em torno dos 1020mbar aqui no Algarve é um bom sinal, os sistemas frontais que nos trazem chuva estarão mais próximos.

o Europeu coloca uma frente fria a atravessar mais o norte do que o resto do país a meio da próxima semana.
 

Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
Espero não estar enganado, mas estou a prever surpresas para o natal e passagem de ano.... até o natal o sol e a frescura vai imperar, com o AA perto de nós, mas depois perto do natal algo de bom poderá vir....................

Estou de acordo contigo, este mês de dezembro será frio, com o anticiclone por perto..mas estou convencido que vai ser um final a grande :cold:

ps. será no meu ver, um mês para todos os gostos....isto no norte e centro:p
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Acho que é sabido que previsões com mais de 7 dias (em termos de padrão meteorológico, não de pormenores mesoescalares) são pouco credíveis, quanto mais para daqui a 3 semanas.

Isto é um tópico de previsão, não de adivinhação nem de crenças sabe-se lá vindas de onde.

Não estou a dizer que o padrão não vá mudar, mas nesta altura do campeonato acho um bocado irrelevante começar já a prever o estado do tempo para o Natal.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Espero não estar enganado, mas estou a prever surpresas para o natal e passagem de ano.... até o natal o sol e a frescura vai imperar, com o AA perto de nós, mas depois perto do natal algo de bom poderá vir....................

Estou de acordo contigo, este mês de dezembro será frio, com o anticiclone por perto..mas estou convencido que vai ser um final a grande :cold:

ps. será no meu ver, um mês para todos os gostos....isto no norte e centro:p

Nos próximos dias (10 a 15) é muito provável que o anticiclone dos Açores esteja bem perto de nós, originando dias soalheiros e noites frias. Depois disso não há nenhum sinal que aponte para isso que vocês referem, nem para o seu contrário. Qual foi a base que utilizaram para chegar à conclusão de que o final do mês será "à grande"?
 

Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
pessoal, não foi adivinhação, baseio-me em modelos e tendências...reparem no segundo painel do gfs por exemplo..bastante interessante. circulação zonal de volta, mas com muito mais frio do que das ultimas semanas. espero portanto uma ultima semana de dezembro ativa :cold::rain:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Como disse antes, a frente estacionária têm uma localização perfeita, vai do norte do país até ao estreito de Gibraltar mas fica-se pelo mar, tendo uma curvatura perfeita para que a precipitação nem chegue ao território!

Para amanhã e sexta prevê-se que a frente aproxime-se um pouco do litoral podendo-se verificar chuviscos em algumas regiões de Lisboa mas nada de mais, trazendo 1 a 3mm de chuva.

O anticiclone que está a trazer-nos este bom tempo, vai juntar-se a outro e formar um ainda maior que deve depois chegar ao território e trazer o frio e o céu limpo que se espera daqui a 5 dias e pressões na ordem dos 1030 hPa! Mesmo assim até lá, entre a junção dos dois anticiclones que se realiza um pouco longe do pais, o sistema depressionário que continua a afetar o mediterrâneo deve aproximar-se da Península Ibérica.

Depois disso o AA vai continuar a ser "alimentado" por anticiclones e vai-nos livrar de verdadeiras bombas como esta!
8JpH8Cb.png


Dia 13 vamos ter pressões na ordem dos 1040 hPa que imagino que traga muito frio!
9J67e4R.png