Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

David sf

Staff
Registo
8 Jan 2009
Local
Oeiras / VN Poiares
Agora, com este cenário a precipitação deverá concentrar-se sobretudo nas regiões do sul. Mas parece-me que a probabilidade de precipitação será relativamente reduzida, isto é, se ocorrer ...
No dia 1 será muito reduzida a probabilidade de precipitação nas regiões do norte.

No norte do país deverá ser a lotaria das células convectivas. No sul do país julgo ser muito provável a ocorrência de precipitação generalizada. Isto ainda pode mudar um pouco, mas o ECMWF a 48 horas de distância raramente falha.

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
No norte do país deverá ser a lotaria das células convectivas. No sul do país julgo ser muito provável a ocorrência de precipitação generalizada. Isto ainda pode mudar um pouco, mas o ECMWF a 48 horas de distância raramente falha.

Deixa-me discordar, não é esta situação mais propicia a trovoada e aguaceiros fortes a sul do que a norte...?
Consultando os índices relativos aos mesmos, o sul é claramente beneficiado tanto no CAPE como no LI...

David sf

Staff
Registo
8 Jan 2009
Local
Oeiras / VN Poiares
Deixa-me discordar, não é esta situação mais propicia a trovoada e aguaceiros fortes a sul do que a norte...?
Consultando os índices relativos aos mesmos, o sul é claramente beneficiado tanto no CAPE como no LI...

Os ECMWF, ao contrário do GFS das 18z, prevê uma pequena depressão à latitude de Lisboa. Como tal, a circulação a sul de Lisboa seria de oeste, com a possibilidade de uma frente fria a afectar o sul do país, o que garantiria uma molha generalizada. No norte, não haverá entrada de tanta humidade, pelo que a precipitação será mais de origem convectiva. Não quer dizer que não troveje em Lisboa e no sul, mas apenas que nessas regiões está tudo um pouco mais seguro, e ser+a mais generalizado.

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Local
Os ECMWF, ao contrário do GFS das 18z, prevê uma pequena depressão à latitude de Lisboa. Como tal, a circulação a sul de Lisboa seria de oeste, com a possibilidade de uma frente fria a afectar o sul do país, o que garantiria uma molha generalizada. No norte, não haverá entrada de tanta humidade, pelo que a precipitação será mais de origem convectiva. Não quer dizer que não troveje em Lisboa e no sul, mas apenas que nessas regiões está tudo um pouco mais seguro, e ser+a mais generalizado.

Eu vejo as coisas por outro prisma...o choque de massas de ar será iniciado a sul e, dessa forma a convectividade seria essencialmente a sul e não a norte...

David sf

Staff
Registo
8 Jan 2009
Local
Oeiras / VN Poiares
Eu vejo as coisas por outro prisma...o choque de massas de ar será iniciado a sul e, dessa forma a convectividade seria essencialmente a sul e não a norte...

Mas haverá também convectividade a sul. O que eu quero dizer é que no sul estaria (na hipótese do ECM estar certo) tudo mais ou menos garantido, no norte é que depende única e exclusivamente da convectividade.

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Local
Mas haverá também convectividade a sul. O que eu quero dizer é que no sul estaria (na hipótese do ECM estar certo) tudo mais ou menos garantido, no norte é que depende única e exclusivamente da convectividade.

Nisso concordo contigo, a norte teremos chuvisco e em alguns locais aguaceiros e trovoadas...a sul não será uma lotaria tão grande...
A orografia vai desempenhar um importante papel na decisão de algumas situações destas...

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Local
Cavaleira (Sintra)
Ontem vi um remoinho com alguma intensidade!

:huh:

De pó ?

122802.JPG

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Local
Setúbal
Bem muito se fala em chuva mas o que é certo é que eu pouco vejo desse liquido precioso!! Dia 1 sinceramente pouco ou nada vejo de chuvas vai chover nalguns locais mas na maioria não vai cair nada! não resolve nada este dia, até porque a seguir entramos de novo no mesmo dos últimos 3 meses ou seja seco com uma entrada fria ali a partir de dia 5 tal como tivemos em Fevereiro mas lá está seco!! e arrisco mesmo a dizer que vejo a primeira quinzena de Março perdida.Para quem tão mal fala do GFS este modelo tem estado muito constante nas ultimas saídas e até vi o venerado ECM a ter de se unir a este :p

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Local
loule-caldeirao
O AA está aí para durar! Quanto a entrada de dia 1 sinceramente não me parece que vá suplantar os 15mm de Janeiro, o que nem chega para regar face a secura dos solos. Num sítio ou noutro poderá cair mais qualquer coisa mas nada de relevante.
O GFS por exemplo vê o grosso da precipitação a passar aqui a sul em direcção ao golfo de Cádiz, ficando nós com os chuviscos.

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Local
Faro
Quem lê a previsão descritiva ... pensa "Bom é desta vez que vai chover e finalmente vamos ter uma rega"

Contudo quando se olha aos modelos permite ver ... agora que estão mais ou menos unâmines que este ano a chuva parece contornar Portugal !!
Olhando á significativa pode-se verificar que durante o final da manhã atinge o litoral a sul de sines e o Algarve, essencialmente o litoral Algarvio e durante a tarde atinge a extremidade Norte peninsular ....

A menos que haja células convectivas potentes (o que eu duvido), acho que a maior parte vai ficar a ver navios.
Arrisco mesmo dizer que a maior parte do país vai ficar sem ver sinal dela !!

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Local
Faro
O AA está aí para durar! Quanto a entrada de dia 1 sinceramente não me parece que vá suplantar os 15mm de Janeiro, o que nem chega para regar face a secura dos solos. Num sítio ou noutro poderá cair mais qualquer coisa mas nada de relevante.
O GFS por exemplo vê o grosso da precipitação a passar aqui a sul em direcção ao golfo de Cádiz, ficando nós com os chuviscos.

O ECM também tem a mesma precipitação .... dá-me a ideia que as células vão á procura de humidade pois de manhã parece que vai entrar em Portugal mas depois apenas se vê alguma precipitação nas extremidades !!
Acho que vamos ver a chuva a cair no mar .... mas pelo menos a ver se me lava o carro, que já bem precisa ... pois prometi que apenas o lavava quando chovesse !!:D

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Local
Faro
O LI / CAPE também é bastante fraco e enquanto antes ainda existia algum potencial no sul do país agora neste momento acompanha a tendencia de chuva, ou seja na extremidade norte de Portugal e passa a sul do Algarve !!

Vamos esperar que a previsão se engane a atinja pelo menos o sul em cheio ...
Quem não mora nas regiões mencionadas o melhor é nem contar com chuva sequer para não ter que se lamentar depois !!

Depois a 15 dias nada de nada .....

Ou seja, ou chove amanhã ou não chove até meio do mês !!

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Local
Olhão (24 m)
O ECM também tem a mesma precipitação .... dá-me a ideia que as células vão á procura de humidade pois de manhã parece que vai entrar em Portugal mas depois apenas se vê alguma precipitação nas extremidades !!
Acho que vamos ver a chuva a cair no mar .... mas pelo menos a ver se me lava o carro, que já bem precisa ... pois prometi que apenas o lavava quando chovesse !!:D

Vai lavar-te o carro mas é com lama. Vê a poeira que anda no ar, depois logo vês como o teu e o meu carro vão ficar castanhos. :lmao::lmao::D

Basta olhares hoje para o céu que já vês a poeira a montes. Como diz a música da Ivete Sangalo levantou poeira, poeira, poeira levantou poeira é isto que vai ocorrer amanhã.:lmao:

Amanhã todo o país vai estar sobre poeira portanto vai chover barro como eu já disse ontem. http://wind.tau.ac.il/dust8/dust.html