Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,343
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Que belo panorama para Domingo no site do IPMA!!:D Alguém me consegue dizer se em Tondela existe possibilidade de ocorrer alguma queda de neve? Da última vez que nevou, foi em 15 de Fevereiro de 2010, as previsões eram de queda de neve acima dos 400m, no entanto não estamos acima dos 400m mas nevou na mesma.

se esta coisa acertar +ou- e não alterar muito não cai neve xd
http://www.meteopt.com/previsao/meteogramas/gfs-portugal
 


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Que belo panorama para Domingo no site do IPMA, neve para Viseu, Guarda, Penhas Douradas, Vila Real e Bragança!!:D Alguém me consegue dizer se em Tondela existe possibilidade de ocorrer alguma queda de neve? Da última vez que nevou, foi em 15 de Fevereiro de 2010, as previsões eram de queda de neve acima dos 400m, no entanto não estamos acima dos 400m mas nevou na mesma.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
então e eu? ainda pior estou :sad:

Pois mas esta terra é uma desgraça!! Não sei se se recorda do episódio de 2006, onde caíu neve no alentejo, no norte, e até na praia, o cúmulo dos cúmulos!!!:angry: E aqui nada, levei um 0 do tamanho de um ovo de uma avestruz!!!:sad::sad::sad::sad::angry:
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,343
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Pois mas esta terra é uma desgraça!! Não sei se se recorda do episódio de 2006, onde caíu neve no alentejo, no norte, e até na praia, o cúmulo dos cúmulos!!!:angry: E aqui nada, levei um 0 do tamanho de um ovo de uma avestruz!!!:sad::sad::sad::sad::angry:

ahah, então não me recordo :D :D :D
deixo uma imagem daqui da minha terra nesse dia para fazer inveja :P
2ujjmo1.jpg

^^
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Parem lá com o chat neste tópico sff, se não for informação relevante, e muito menos lamentos, para não termos de andar a "limpar" o tópico!

Obrigado! :thumbsup:


Gostei desta saída do GFS 12z :) a bolha de ar frio aos 500hpa, como esta a ser modelada agora, ja se encosta mais as regiões do interior, e o frio aos 800hpa durante a madrugada de terça feira parece que não vai ser tão varrido como se previa anteriormente, e essa precipitação mais forte pode abranger a zona centro que ainda vai ter uma boa acumulação de ar frio, que me dizem?

Sim, esta saída aponta nessa direcção, mas como também foi dito já, ainda vai haver certamente avanços e recuos na modelação dessa depressão de menor escala, e significativas variações nos cenários possíveis.

Mas sim, tenho uma certa esperança que no final o frio instalado seja suficiente para "combater" a entrada de ar marítimo e o cenário real venha a ser bastante melhor que o modelado pelo GFS durante esse período, no interior Norte e Centro.
Afinal o modelo não "vê" nem metade da orografia real existente, nunca pode modelar bem a retenção de ar frio nos níveis baixos do lado "abrigado" dos sistemas montanhosos, isto caso o rumo do vento nunca chegue a ser demasiado do quadrante Oeste.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Parem lá com o chat neste tópico sff, se não for informação relevante, e muito menos lamentos, para não termos de andar a "limpar" o tópico!

Obrigado! :thumbsup:




Sim, esta saída aponta nessa direcção, mas como também foi dito já, ainda vai haver certamente avanços e recuos na modelação dessa depressão de menor escala, e significativas variações nos cenários possíveis.

Mas sim, tenho uma certa esperança que no final o frio instalado seja suficiente para "combater" a entrada de ar marítimo e o cenário real venha a ser bastante melhor que o modelado pelo GFS durante esse período, no interior Norte e Centro.
Afinal o modelo não "vê" nem metade da orografia real existente, nunca pode modelar bem a retenção de ar frio nos níveis baixos do lado "abrigado" dos sistemas montanhosos, isto caso o rumo do vento nunca chegue a ser demasiado do quadrante Oeste.

De facto mantém-se essa duvida se com a passagem da frente e com o consequente ar mais marítimo se as cotas vão "aguentar" ou não, a nível de humidade penso que estão reunidos valores bastantes bons, o vento nessa altura será do quadrante Norte o que para a Covilhã pode não ajudar muito. Mas confio no efeito montanha e na orografia do terreno para manter o frio que estará instalado. Que me dizem? :)

NtNUNXV.png


djqATXW.png


eLV0MWG.png
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
finalmente um modelo mais realista, ecmwf a run 12z tirou grande parte do frio para dia 11 durante a tarde. Neve só nos locais habituais acima dos 700 800 metros do norte
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
reviravolta no europeu a carregar no frio em altura com estes mapas as cotas rondarão de 400 metros para o interior centro a haver precipitação claro temperatura abaixo dos -30 a 500 hpa e isos -4 a 850 hpa

Iberia_2013020812_thgt500_69.png



Iberia_2013020812_thgt850_69.png
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
reviravolta no europeu a carregar no frio em altura com estes mapas as cotas rondarão de 400 metros para o interior centro a haver precipitação claro temperatura abaixo dos -30 a 500 hpa e isos -4 a 850 hpa

Iberia_2013020812_thgt500_69.png



Iberia_2013020812_thgt850_69.png

De facto o ECMF apresenta algumas mudanças que podem influenciar e muito o desfecho deste evento.

Carregou no frio mas acho que antecipou a entrada da precipitação com ISOS ainda positivas. Mas no pós frontal coloca ainda alguma precipitação! É uma lotaria...

mean_sea_level_pressure_and_24h_cumulated_precipitations!72!Europe!chart.gif
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A partir de Domingo teremos uma situação interessante...mas especial atenção á 3f.

Como referi ontem teremos uma situação em que uma série de perturbações mover-se-hão numa faixa de fronteira entre o ar mais quente a oeste e o ar mais frio a NE.

Na 3f, uma dessas perturbações vai-se encaixar com uma ondulação do jet, e isso deverá conduzir ao desenvolviento de uma depressão.

eS8bdIj.jpg


Nestas circunstancias poderemos ter uma situação de forte queda de neve no quandrante NE da depressão ( região NE e interior centro), incrementada pela presença de ar frio e seco nos niveis médios e baixos sobre a região.

Poderá ser um evento interessante em especial acima dos 800-1000m, localmenete menos no extremo NE.

Tambem mais a sul e no litoral poderemos ter bastante chuva e tambem vento.

Há que ter em atenção que ainda faltam mais de 3 dias, e como esta é uma situação complexa de modelar ( escala pequena) podem ainda ocorrer modificações...quer para melhor ou pior.

Mas de modo geral entre Domingo á tarde e 4f teremos uns dias assim mais tipicos de Inverno:thumbsup:
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
alerta amarelo com possível queda de neve acima dos 400 metros podendo a cota baixar na madrugada de dia 11 nos distritos no norte e centro de Portugal
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,343
Local
Fajarda - Coruche(57m)
o ipma já meteu desde o dia 10 a partir das 15h até dia 11 às 20h alerta amarelo para: viana do castelo, braga, porto, vila real, bragança, guarda, viseu, aveiro, coimbra e castelo branco com queda de neve acima dos 400m, podendo ocorrer a cotas mais baixas na madrugada do dia 11 e entre outros avisos como rajadas de vento pode ir aos 100km/h e alerta laranja por causa da ondulação maritima desde viana do castelo até lisboa
 

dlourenco

Cumulus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
279
Local
Braga, S. Vicente, 180m
Já sabemos que sites como o accuweather não são muito fiáveis, mas é curioso ver na previsão de segunda feira para a cidade de Braga darem mistura de neve e chuva :) e domingo de madrugada também