Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2015



Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
pois é amigos vai ser uma semana pouco comum na meteorologia em Portugal continental...cidades como viseu e vila real poderão ter neve no solo...pode nevar a qualquer cota no interior norte e centro..isto se se mantiverem as previsões dos modelos.

mais tarde ou mais cedo isto iria acontecer este ano... mais ou menos intenso...e eu já tinha também falado no aumento da pressão a NE :assobio:e ca esta ela a se modelada
a semana promete ser gélida :cold: :assobio:
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
boas, podes-me explicar melhor esse conceito de cut-off retrógrada.... obrigado
Assim por alto e podendo não estar completamente certo. A cut-off é retrógrada devido ao facto de ter um deslocamento de Este para Oeste, deslocamento esse que é "raro" e contrário ao "normal" que é de Oeste para Este dai o movimento retrógrado .
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Actualização fenomenal do GFS !

m5KXnWI.png


89WszXo.png


9yd3GWR.png


ugVCAKj.png


:cold: :inocente:
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Bem, só falta precipitação, porque o frio isso já não escapa... Mas olhando aos modelos poderá haver alguma precipitação, mas será dificil....Esperemos, talvez haja surpresas, parece um pouco Janeiro de 2009!
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,168
Local
Belas
Modelos muito interessantes, sem dúvida nenhuma. Mas não sei, tem se vindo a acompanhar uma constante mudança dos modelos de dia para dia e muita instabilidade para Fevereiro, isso vamos ter. Vamos acompanhando...

Mas se a entrada fria se realizar vamos ter dias frios como na última semana de Dezembro, desta vez com probabilidade de chuva.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
boas, podes-me explicar melhor esse conceito de cut-off retrógada.... obrigado

Uma cut-off (depressão isolada em altitude) em circulação retrógrada (ou seja de este para oeste, ao contrário do sentido habitual da circulação atmosférica). Costuma trazer, para além de frio, alguma instabilidade.
 

alialatas

Cirrus
Registo
9 Mar 2010
Mensagens
8
Local
Vila Nova de Poiares
Uma cut-off (depressão isolada em altitude) em circulação retrógrada (ou seja de este para oeste, ao contrário do sentido habitual da circulação atmosférica). Costuma trazer, para além de frio, alguma instabilidade.
Deus te ouça...
Que venha a instabilidade, pois já tenho saudades da neve cair uma vez ou duas todos os invernos quanto era miúdo.
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Modelos muito interessantes, sem dúvida nenhuma. Mas não sei, tem se vindo a acompanhar uma constante mudança dos modelos de dia para dia e muita instabilidade para Fevereiro, isso vamos ter. Vamos acompanhando...

Mas se a entrada fria se realizar vamos ter dias frios como na última semana de Dezembro, desta vez com probabilidade de chuva.

Esse frio nos finais de Dezembro era frio seco e durante o dia até aquecia bem. Desta vez temos uma entrada continental, possível cut-off com humidade, instabilidade e vento. Se tal acontecer teremos mais frio e um elevado desconforto térmico, até durante o dia.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
pois é amigos vai ser uma semana pouco comum na meteorologia em Portugal continental...cidades como viseu e vila real poderão ter neve no solo...pode nevar a qualquer cota no interior norte e centro..isto se se mantiverem as previsões dos modelos.

mais tarde ou mais cedo isto iria acontecer este ano... mais ou menos intenso...e eu já tinha também falado no aumento da pressão a NE :assobio:e ca esta ela a se modelada
a semana promete ser gélida :cold: :assobio:

Iria? Mas porquê já aconteceu? Temos que ser mais cautelosos com as afirmações que fazemos para não criar falsas expectativas. Temos que ter calma e ir acompanhando as previsões e nunca dar nada como garantido! ;)
 

Meteolouco

Cumulus
Registo
5 Dez 2014
Mensagens
164
Local
Celorico da Beira - a reportar a 510m de altitude
um pouco mais de realismo é preciso ás vezes , quem me dera que nevasse aqui mas contudo falar de eventos incomuns a mais de 48 horas como garantido é pura ilusão e o coração a falar mais alto, podemos afirmar que existe uma boa tendência e um padrão esta semana bem incomum, mas ás nossas latitudes basta uma pequena mudança para fazer toda a diferença amigos...gostei desta ultima saida do GFS a ver se continua assim ou com poucas variações e depois sim podemos ir preparando as máquinas para registar :D
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Boa saída do ECM também... A precipitação é que teima em aparecer nos modelos.....No Norte de Espanha semana em grande, irá nevar em cotas baixissimas e com quantidades interessantes...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,595
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boas saídas dos dois principais modelos
e pelo que se vê a noite de terça para quarta poderá ser de neve a cotas de 300/400 metros de altitude em todo o interior norte e um pouco mais alto no centro...