Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
Eu disse isto ? Não me lembro.

Não me parece que o padrão se vá alterar muito mais que isto. Talvez Janeiro esteja feito.

peço desculpa pela confusão!;) referia-me a mario cabral... sorry :lol:
 


c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
parece começar a tornar-se mais interessantes os próximos tempos

muito boa saída do europeu se bem que a muitas horas de distância


ecm1240q.gif

Excelente post do Cova Beira. Infelizmente o ECMWF na saida das 0h alterou a situação para dia 16, a AA escandinava está feia e o atlântico alterou-se.



Uploaded with ImageShack.us

Outra situação interessante prende-se com a depressão modelada pelo GFS para dia 14 no atlantico ao largo da galiza, que o ECMWF não vê (ou não existe). Caso esta formação se verifique poderiamos ter , com um pequeno desvio, uns eventos interessantes como já referido.



Uploaded with ImageShack.us

Está a sair a run das 6h do gfs, mas decidi não esperar por ela. Penso que ver as runs de 6h em 6h faz mal à saúde, leva a aumentar a pressão sanguinea e estimula o uso de cAAlmex.
Penso que se notam, no entanto, sinais de enfraquecimento do padrão.

A minha grande curiosidade é ver com quantas horas os modelos vão prever e acertar estes eventos...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Pelo que tenho visto dos modelos, a situação tenderá a muito lentamente mudar a partir de meados do mês. Mas não acredito em mudanças substanciais antes de finais do mês. Até lá teremos provavelmente alguma precipitação a norte e centro, não em grandes quantidades - apenas poderíamos ter no caso de termos "cut-off`s" ou pequenas depressões a aproximarem-se do continente, situações de difícil modelagem.
Para que hajam grandes mudanças, todo o padrão reinante no hemisfério norte terá de mudar.
Também no Canadá e Estados Unidos há queixas de ausência de inverno - tal com seria expectável;) - e apenas se espera a mudança de padrão lentamente e para o final do mês.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
A depressão que o GFS via na run das 00, foi completamente aniquilada pela run das 06h. Tal como o ECM não a vê, o GFS já não a vê também.

Mudanças de padrão só acredito quando o ECM a ver, enquanto o ECM não ver nada, não vai acontecer nada. Não é com pressões a rondar os 1030 hpa no sul que eu vou ver algo. Nem para cut-off's isto está bom.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
A depressão que o GFS via na run das 00, foi completamente aniquilada pela run das 06h. Tal como o ECM não a vê, o GFS já não a vê também.

Mudanças de padrão só acredito quando o ECM a ver, enquanto o ECM não ver nada, não vai acontecer nada. Não é com pressões a rondar os 1030 hpa no sul que eu vou ver algo. Nem para cut-off's isto está bom.

Sim, o cenário ficou bem pior, mas está a acontecer aquilo que já tinha previsto...a depressão de dia 14/15 vai passar muito a norte, apenas vai influenciar o continente mais a norte e, mesmo assim, não é nada que será certo...esperemos que pelo menos isso ninguém nos tire...
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
o cenário já começa a ser animador a partir do 2º painel do GFS.:thumbsup: pelo menos é uma "tenue" luz ao fundo do tunel da pasmaceira.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Os modelos já começam a dar chuva para o Continente na próxima semana, em vários dias.

E para o Norte do país, chuva, frio e cota de neve nos 900m !

Que assim se mantenha :pray:

Esta última saída está bem mais animada...esperemos pelas próximas para avaliar a consistência dos modelos...é que ainda estamos bem distantes...mais de uma semana...
Venha ela:rain:
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
tudo muito indefinido mas parece que as altas pressões vão finalmente começar a ganhar terreno junto ao polo norte
interessante saída do gfs com o A escandinavo a ser modelado e a dar início ao famoso motor de frio transiberiano para mim a chave das grandes invasões frias na europa ocidental

gfsnh20120107120204.png



gfsnh20120107121276.png


já agora aqui fica a relação entre os aquecimentos da estratosfera e a NAO no inverno de 2010

calentamientos008.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Na minha opinião o ECM está melhor que o GFS. O ECM é o que coloca mais chances para o pessoal do norte ter neve com a iso 0ºC em metade do país a 192 h e tem uma depressão vinda de norte a descer de latitude, enquanto o GFS a 192 h só coloca a iso 0ºC no nordeste transmontano.

O ECM é o modelo que talvez dê mais chances de uma entrada fria na última década do mês. O GFS também a coloca mas considero que é muito a leste e tem um potente AA de 1050 hpa não muito longe daqui.

Por isso, o vencedor do dia é o ECM para mim. :rolleyes:
 

shli30396

Cumulus
Registo
6 Dez 2010
Mensagens
195
Local
Rio de Mouro, Sintra (200m)
Na minha opinião o ECM está melhor que o GFS. O ECM é o que coloca mais chances para o pessoal do norte ter neve com a iso 0ºC em metade do país a 192 h e tem uma depressão vinda de norte a descer de latitude, enquanto o GFS a 192 h só coloca a iso 0ºC no nordeste transmontano.

O ECM é o modelo que talvez dê mais chances de uma entrada fria na última década do mês. O GFS também a coloca mas considero que é muito a leste e tem um potente AA de 1050 hpa não muito longe daqui.

Por isso, o vencedor do dia é o ECM para mim. :rolleyes:

Eu também já começo a gostar bastante do GFS. :D







Mesmo que não haja muita neve a norte do país, por as temperaturas a 850hPa não serem muito baixas, pelos menos era uma barrigada de chuva. Já tenho saudades. :rain:

Por outro lado, a média das ensembles está uma lástima. Lá há um ou outro membro que mostram o AA a subir e o anticiclone escandinavo a fazer das suas, mas para a média ainda não chega.
Há que ter em conta que é a run das 18h, e por isso pode não ser muito fidedígna.
A ver vamos. :p
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
É a melhor saída do ECMWF deste inverno, o problema é o seguinte:

EDM1-240_tvi5.GIF


EDM0-240_etz7.GIF


Portanto, ainda tudo muito preso por arames, eu pessoalmente preferia ver os ensembles a darem frio e a operacional a meter o anticiclone. O que já não deve mudar é a mudança de padrão para a segunda quinzena de janeiro, veremos se é para frio ou para zonal a latitudes mais baixas. Quase todos os modelos apontam para choque de massas continental e atlântica algures na Europa, o ECM prevê esse choque na PI, o GFS na Europa do norte, e quando isto ocorre os modelos ficam um pouco perdidos.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.