Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Previsão de longo prazo - Previsão mensal - 07 jan. a 3 fev. 2013

Precipitação acima do normal para litoral

Na precipitação total semanal prevêem-se valores abaixo do normal, para todo o território, na semana de 07/01 a 13/01 e valores acima do normal, para as regiões centro e sul, na semana de 14/01 a 20/01. Nas semanas de 21/01 a 27/01 e de 28/01 a 03/02 não é possível identificar a existência de sinal estatísticamente significativo.

Na temperatura média semanal prevêem-se valores acima do normal, para todo o território, na semana de 14/01 a 20/01, e apenas para região a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela na semana de 21/01 a 27/01. Nas semanas de 07/01 a 13/01 e de 28/01 a 03/02 não é possível identificar a existência de sinal estatísticamente significativo.

Fonte: IPMA

Só a semana de 14/01 a 20/01 é que a precipitação é acima da normal, talvez a formação de alguma cut-off.

Meteograma para Olhão segundo o GFS (saída das 06):

14207343_S5FVj.jpeg


A precipitação só mexe lá para dia 19, ou seja, num intervalo que é de sonho e nada mais.
 


cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
Tenho acompanhado o GFS , mesmo a longo prazo, desde o inicio de dezembro e posso dizer que não têm falhado em nada , até agora . Nâo nos mostram nada de novo até meados de fevereiro . Até lá AA e mais AA , um autentico fartote...:angry: Quem se vai safar e volto a dizer o que disse andes do natal , que são os mesmos de sempre , com a novidade da Grecia ,Turquia e medio oriente ( Siria,Jordania, Israel ), acho que nem o Egito escapa.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Tenho acompanhado o GFS , mesmo a longo prazo, desde o inicio de dezembro e posso dizer que não têm falhado em nada , até agora . Nâo nos mostram nada de novo até meados de fevereiro . Até lá AA e mais AA , um autentico fartote...:angry:

gfs-2013010212-0-372_bcl1.png


gfs-2013010500-0-312_syc5.png


De facto, nunca falha. Poderá acertar prevendo uma coisa e o seu contrário?

Quanto à Grécia e à Turquia, sempre foi muito mais comum haver neve em Istanbul ou em Atenas do que em cidades do interior português como Castelo Branco ou Portalegre. A influência atlântica por cá e a maior proximidade das zonas mais frias por lá acabam por ser sempre preponderantes.

Quanto à previsão semanal do ECMWF, deixo as cartas das anomalias em cada semana, para mostrar que o padrão de bloqueio na Gronelândia é previsto durar pelo menos três semanas, sendo que semana 2 se prevê um autêntico diluvio atlântico e nas duas seguintes há ainda incerteza sobre se seremos influenciados pelo Atlântico, pela dorsal ou pelas entradas frias continentais.

KmZT0.jpg


zKKpB.jpg


zKKpB.jpg
 
M

Membro excluído 274

Tenho acompanhado o GFS , mesmo a longo prazo, desde o inicio de dezembro e posso dizer que não têm falhado em nada , até agora . Nâo nos mostram nada de novo até meados de fevereiro . Até lá AA e mais AA , um autentico fartote...:angry: Quem se vai safar e volto a dizer o que disse andes do natal , que são os mesmos de sempre , com a novidade da Grecia ,Turquia e medio oriente ( Siria,Jordania, Israel ), acho que nem o Egito escapa.

Ora lá está... Quem já acompanha este tipo de situações há vários anos e não olhando apenas para os modelos sabe que nós temos uma espécie de híman situado no Golfo de Biscaia para onde o AA vai sempre ser atraído, como disse anteriormente, não ficaria surpreendido se tivessemos AA até ao fim do mês ou bem mais... Os modelos até podem mostrar alguns "intervalos" como mostra o David, mas a verdade é que o anticiclone está sempre à espera para se alojar e esses intervalos estão no "infinito"... não tenho dúvidas que vamos ter entradas frias, mas também sei que poderá ser tarde de mais... lá para Março e Abril é provável que estejamos aqui a discutir "se fosse Janeiro..." porque em Janeiro temos isto... Faz parte do nosso clima temos de gramar com ele... Para nós é frustrante, para outros é maravilhoso... Infelizmente os outros estão quase sempre satisfeitos e nós de olhos nos modelos à espera de um milagre! :lmao:

Diagrama para o Cairo (Egipto):

graphe_ens3_tjr8.gif


A ISO 0ºC andará por lá... Por aqui ISO 10ºC ou mais... AA, tempo estável, nevoeiros nos vales e terras baixas e pouco mais! Dezembro foi um mês perdido, Janeiro perfila-se pelo mesmo caminho? Ainda é cedo! Esperemos para ver... mas de momento também não vejo nada! :calor:
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
não entendo a insistência de quem não sabe ler modelos em vir-se lamentar para este tópico, está mais que claro que o padrão vai mudar, o que resta saber é de que maneira isso vai afectar portugal.


nao.sprd2.gif
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Pois mas se este inverno acabar por ser seco poderá ser uma norma nos próximos anos?


Na minha opinião fazer essa pergunta ou perguntar quem sabe o numero do euromilhões é a mesma coisa.

Se ha gente que aqui tem opiniões diferentes no que toca aos próximos 15 dias imagina relativa aos próximos anos! E isto das opiniões vai também conforme os nossos gostos climatéricos ou conveniências..cada um puxa a brasa á sua Sardinha!
Eu não te sei responder mas se alguém souber faça o favor. :lmao:

O que vejo é que para a semana perece que vem chuva e temperaturas mais frescas para além disso......não sei!
 

Paula

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2010
Mensagens
863
Local
S.Vicente, Braga (184m)
Na minha opinião fazer essa pergunta ou perguntar quem sabe o numero do euromilhões é a mesma coisa.

Se ha gente que aqui tem opiniões diferentes no que toca aos próximos 15 dias imagina relativa aos próximos anos! E isto das opiniões vai também conforme os nossos gostos climatéricos ou conveniências..cada um puxa a brasa á sua Sardinha!
Eu não te sei responder mas se alguém souber faça o favor. :lmao:

O que vejo é que para a semana perece que vem chuva e temperaturas mais frescas para além disso......não sei!

Concordo com o Boneli. Pelo que vejo nos modelos também me parece que depois de dia 8, e mais significativamente após dia 15, a chuva vai regressar com algum frio à mistura :rain:
 

cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
não entendo a insistência de quem não sabe ler modelos em vir-se lamentar para este tópico, está mais que claro que o padrão vai mudar, o que resta saber é de que maneira isso vai afectar portugal.


nao.sprd2.gif

Acho de muito mau tom vir aqui criticar as opiniões de outros utentes do forum depois apresentam uma mão cheia de nada , desculpem o off topic mas tinha de ser :thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
ECMWF12z promissor, GFS12Z ainda baralhado...

A minha aposta é que lá para 10-12 de Jan isto já esteja bem encaminhado...a 2a quinzena será indiscutivelmente interessante, tal como Fevereiro ou mesmo Março....é que a desintegração completa do VP nesta altura do campeonato é meio caminho andado para que ele nunca mais volte ao sitio.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
ECMWF12z promissor, GFS12Z ainda baralhado...

A minha aposta é que lá para 10-12 de Jan isto já esteja bem encaminhado...a 2a quinzena será indiscutivelmente interessante, tal como Fevereiro ou mesmo Março....é que a desintegração completa do VP nesta altura do campeonato é meio caminho andado para que ele nunca mais volte ao sitio.


Desculpa a minha ignorância, mas o que é o VP?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Desculpa a minha ignorância, mas o que é o VP?

Vortice Polar, podes ir ao outro tópico do Aquecimento Estratosférico Subito ( se não te importares..) e lá terás boa informação :)
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Acho de muito mau tom vir aqui criticar as opiniões de outros utentes do forum depois apresentam uma mão cheia de nada , desculpem o off topic mas tinha de ser :thumbsup:

desculpa mas não entendi, quando estamos perante uma mudança de padrão clara, NAO a descer para valores negativos, aquecimento estratosferico a dividir o vortice polar, jet a descer de latitude.
Com todos estes factos continuo a vir ao tópico e em vez de se debater o que realmente está a acontecer como era suposto, grande parte dos posts é pessoal a dizer que vai continuar tudo na mesma, só pode ser mesmo e volto a repetir porque não sabem interpretar modelos.


Europeu a modelar a união do Anticiclone ártico com o islandês formando um potente centro de altas pressões a norte e provocando circulação uma retrogada de grande escala.

ecm.jpg