Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
1. Os modelos não erraram. Na hora da passagem da frente a cota era à justa para Bragança, e até acabou por nevar em Bragança ao longo da madrugada. Haver acumulação à cota 750, quando o GFS (um modelo global, com uma malha de vários quilómetros e cuja maior parte dos valores considerados no algoritmo resultam de interpolações que não têm em conta o relevo local) e o algoritmo (uma aproximação usada para as cotas poderem sair automaticamente, sem mão humana, como tal vulnerável a especificidades muito locais) previam cota 500/600 não é um falhanço.

2. ...
3. ...
4. Quem acha que as cotas serão mais altas que aquelas indicadas por mim, pelo IPMA ou por outra pessoa qualquer que o diga e apresente argumentos válidos. Não é por não ter nevado na Islândia que a cota de neve em Portugal é mais alta. Nem é por estarem 5ºC agora que dentro de umas horas não pode nevar, até porque hoje é daqueles dias em que pode nevar com 5ºC. E também porque dentro de 2 horas podem estar 2ºC Ou 10ºC.

Boa sorte a todos!

Caro DavidSF,
quem disse que os modelos falharam? Ninguém acusou nada ou ninguém. Seria estúpido.
A previsão meteorológica inclui no seu output uma margem de incerteza (ou indeterminação) que faz parte integrante da previsão. Por isso é previsão e não determinação.

Não percebo porque referiu o caso da Islândia... o colega Irpsit não afirmou isso, dessa forma. Não podemos distorcer as coisas.
Claro que tem razão que, o facto de não ter nevado na Islândia, não implica que não neve em Portugal. Este seu argumento não colhe.
De resto os seus argumentos são certamente para analisar, não quer dizer que são corretos mas são lógicos. Senão vejamos: "daqui a 2 horas a temperatura pode ser de 2ºC ou de 10ºC" claro que é verdade mas ... so what? É quase uma verdade de lapalice.
Registo o facto de vir solicitar aos colegas, que desconfiam das cotas apresentadas por si ou pelo IPMA, a apresentação de argumentos válidos.
Estranho que essa solicitação (não a li como exigência) não tenha sido pedida a quem estava eufórico a extrapolar coisas.
Não sou advogado de defesa de ninguém, nem de acusação, mas este seu post está com um nível diferente do que os habituou.

Que venha a neve, seja lá quando for. Por aqui (Lisboa)teremos tempo de batráquio.

saudações cordiais,
CB
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,117
Local
Lisboa
Bom maximo de vorticidade a entrar agora nos niveis médios e altos, associado a uma massa de ar muito fria em altura.

Ar instavel, bastante forçamento...

4WZja8V.jpg


Podemos ter muita neve no Interior, mas há uma faixa na região de entrada daquela linha de instabilidade que poderá receber quantidades excepcionais de neve nas proximas 3h +-.

0QP2Tp6.jpg


Nas regiões a vermelho podemos ter 20 a 40cm de neve acima dos 800-1000m nas proximas 3-4h:thumbsup:

A Laranja as acumulações atingirão os 10 a 15cm.

Loacalmente poderá haver queda de neve até aos 300-500m.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,117
Local
Lisboa
Situação potencialmente complicada devido á neve intensa no centro do pais!

Nas proximas 3-4h poderemos ter alguma neve mesmo a cotas baixas ( 300-500m), mas acima dos 700-900m poderão haver acumulações localmente até 50cm.
 

Pisfip

Cumulus
Registo
8 Fev 2008
Mensagens
244
Local
Batalha, Leiria
No distrito de Leiria, prende-se uma questão que não exito em fazê-la.
A serra de Aire e Candeeiros tem como ponto máximo de altitude 679metros.

Será possivel alguma agua neve mais para a noite, ainda que com estas limitações?
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,004
Local
Aljezur (48m) - Faro (11m)
Pronto, parece-me que em quase todos os sistemas montanhosos do norte e centro acabou por nevar. Fica de fora o Caramulo e talvez a Lousã. Chegou ainda a São Mamede em Portalegre acabando por se cumprir a previsão. Não sei se o comboio do inverno vai voltar a parar em PT este ano. :cold:
 

bejacorreia

Cirrus
Registo
21 Out 2009
Mensagens
75
Local
Mangualde (550m)
Pronto, parece-me que em quase todos os sistemas montanhosos do norte e centro acabou por nevar. Fica de fora o Caramulo e talvez a Lousã. Chegou ainda a São Mamede em Portalegre acabando por se cumprir a previsão. Não sei se o comboio do inverno vai voltar a parar em PT este ano. :cold:

Este evento foi uma decepção pelas localidades de Viseu e Mangualde :rain: