Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Fonix mas que diferença abismal entre modelos no dia de hoje, isto devido a factores como uma eventual bloqueio no NE da Europa cuja envergadura poderá dar um rumo diferente á história, em que tanto podemos ter as depressões a irem direito ao Mediterrâneo (como quase mostra o GFS) ou então a virem quase directo para aqui ( modelo ECM ).

Para já certo é que para além do dia de Domingo em que pode cair algo de jeito a Norte e Centro avizinham-se tempos calmos pelo menos até Quarta, depois disso os modelos estão muito incertos.

É uma bela altura para o ECM mostrar ser o melhor modelo ....
O que mostra o GFS em especial esta run das 06h não me interessa para nada ...
 


boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Bom dia caros foristas. :)

Assim á primeira vistas e olhando para os modelos, a partir de Domingo mais do mesmo durante a próxima semana...molhadinho molhadinho! Pelo menos aqui para a zona Norte. Ainda não estamos a meio de Janeiro e as médias de Janeiro por aqui já estão praticamente atingidas! Basta haver um pouco mais de chuva e os terrenos ficam logo saturados e os leitos dos rios e ribeiros começam logo a transbordar.
Oh São Pedro podes fazer um desvio mais para Sul que eu não me importo e a malta lá de baixo agradece. :D

Continuação de um bom dia. :thumbsup:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
O contraste entre o continente americano e a corrente do oceano atlântico podem lançar no oceano depressões bastante cavadas. Em função disso o anticiclone será muito provavelmente atirado para cima de nós dividindo a atmosfera no atlântico em 2 zonas, uma calma e outra tempestuosa.

Se o inverno aliviar um pouco naquelas paragens a divisão do atlantico em 2 zonas deixará de ser tão marcada e com isso teremos acesso ou a sistemas frontais com bastante precipitação de oeste ou um tempo continental mais seco e frio vindo do interior da europa.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Isto pode ser perturbado na estratosfera com os aquecimentos súbitos durante o inverno e que se podem propagar na alta troposfera. Nesse caso as massas de ar podem ficar fora do lugar normal.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
O que eu vejo nos modelos é a circulação zonal a querer restabeleçer-se novamente com o mesmo padrão afectando somente algo o Norte e Centro e nós aqui a sul a ver navios. Tudo foi adiado para acima das 168 horas, e olhando a todos os modelos o ECM ainda me parece de longe o mais optimista.

Amanhã um novo "Reload" para meter tudo ou tirar quase tudo :eek:

Quem me dera que o ECM ganhasse desta vez. Parece que já o estou a ver nos próximos dias a ir atrás do GFS... Vamos ver!
O mais importante, espero eu, é termos mais alguma chuva na próxima semana aqui para estes lados sendo que a tendência é para que seja mais abundante no Norte e Centro.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
é apenas a minha opinião!

depois de um verão terrível esperava já ter um registo digno de estar na secção de fotogafias/eventos coisa que tem sido rara.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Meus caros, pelo teor dos últimos posts, é óbvio que está prestes a começar uma discussão de muitos posts e várias páginas sobre Gostos & Desgostos dos tipos de tempo, das estações e do Clima de Portugal.
Por isso peço já quase à partida que não a comecem, a bem do tópico, senão para variar em vez de análise de modelos teremos páginas de pouco interesse para os utilizadores/visitantes.
E que se volte ao que interessa.

Ok...?
:) :thumbsup:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Parece-me que o sistema frontal de domingo deve abrir uma semana mais fria. Sobre o tema neve não deverá haver surpresas nos locais mais ou menos esperados: trás-os-montes, guarda e os pontos mais altos das serras do interior norte e centro. Deve andar nos 800-1000 metros.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Parece interessante mas olhando à direcção dos ventos que seriam na maior parte do tempo de sudoeste, portanto não tão frios, a quantidade de frio não seria aquela que estás a desejar. Mas a precipitação seria abundante. :)