Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,658
Local
Aveiras de Cima
Anda tudo doido no IPMA

Estes erros são especialmente graves pois a maioria das pessoas apenas olha para a previsão significativa e não para a descritiva e ao verem ali uma nuvem com neve reclamam (e com razão) que a previsão está errada.
 


jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
ACalado penso que será ainda cedo para deitar a toalha ao chão.

Observando rapidamente os restantes modelos, verificamos que o GFS está só ao aumentar a temperatura tanto a 850hPa com a 500hPa.

Deixo um resumo de mais três modelos (nos quais destaco o UKMO) na RUN das 00 de Hoje.
Não tive em conta o ECM pois os dados para a RUN/ForecastTime não estão dsponíves.

T500hPa
2e5vax4.png


T850hPa
fut4e9.png


Prec. em 6H
20r4w2q.png


Ainda relativamente à RUN que entretanto saiu do GFS (06) mostro que existem inclusivé membros do ensemble a aumentarem o frio - E as RUNs das 06 e 18 já sabemos "com que linhas se cozem".
k36uxi.png


Digo ainda que está a sair mais uma RUN do NAVGEM que mantém a tendência da RUN das 00 acima apresentada.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
ACalado penso que será ainda cedo para deitar a toalha ao chão.

Observando rapidamente os restantes modelos, verificamos que o GFS está só ao aumentar a temperatura tanto a 850hPa com a 500hPa.

Deixo um resumo de mais três modelos (nos quais destaco o UKMO) na RUN das 00 de Hoje.
Não tive em conta o ECM pois os dados para a RUN/ForecastTime não estão dsponíves.

T500hPa
2e5vax4.png


T850hPa
fut4e9.png


Prec. em 6H
20r4w2q.png


Ainda relativamente à RUN que entretanto saiu do GFS (06) mostro que existem inclusivé membros do ensemble a aumentarem o frio - E as RUNs das 06 e 18 já sabemos "com que linhas se cozem".
k36uxi.png


Digo ainda que está a sair mais uma RUN do NAVGEM que mantém a tendência da RUN das 00 acima apresentada.

Boa analise :thumbsup: eu por acaso continuou optimista devido ao europeu pois a curto prazo raramente se engana, estou a espera da próxima saída do GFS ;)

Gosto da 528dam ali no Litoral Norte ;)


screen shot on pc
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Nova atualização:


Continente

Previsão para sábado, 4.janeiro.2014

Céu geralmente muito nublado.
Aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro.
Queda de neve acima dos 1400 metros, descendo gradualmente a cota
para os 600/700 metros até meio da tarde.
Vento moderado (20 a 30 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado
a forte (30 a 40 km/h), com rajadas da ordem de 70 km/h, no litoral,
tornando-se fraco a moderado (10 a 25 km/h) no final do dia.
Nas terras altas, o vento será forte (40 a 55 km/h) do quadrante
oeste, com rajadas da ordem de 90 km/h, tornando-se moderado a
forte (30 a 45 km/h) no final do dia.
Descida de temperatura.

Atualizado a 2 de janeiro de 2014 às 12:0 UTC

Fonte: IPMA
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Parece que o GFS vê o efeito foenh que por aqui se costuma verificar neste tipo de entradas, cota de neve a 700m na Covilhã e 600m no Fundão e castelo Branco.







De facto todos já sabemos o que se passa neste tipo de entradas de NW, ainda por cima o vento não vai ajudar, acredito que acumulação apenas a 800-900m
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Parece que o GFS vê o efeito foenh que por aqui se costuma verificar neste tipo de entradas, cota de neve a 700m na Covilhã e 600m no Fundão e castelo Branco.






Hum.. Não sei bem.. O caso do fundão (vertente norte), é claramente o contrário da covilhã (vertente SE). Já castelo branco encontra-se cercado a 20km das serras à volta com influência (desde NE, W a SW), penso que não está muito sujeito ao efeito fohen seja de que lado correr o vento.

Posso estar enganado, não estou a ver as cartas em altitude, mas a explicação poderá estar apenas no timing do frio vs precipitação. Falta-nos a carta dos 925hpa, para ver outros pormenores.

Mas neste evento, até era esperado um certo alinhamento do frio a todos os níveis, em relação ao tempo, não sei se alguma coisa se alterou..

Ps: a aemet prevê para cáceres, neve a 900m de alt.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
para mim o que falta é maior injeção de ar frio a 500 hpa houve um recuo esta tarde do europeu.


ainda há duvidas nos ensembles um menor cavamento da depressão que sai da terra nova e talvez faça com que tudo desça um pouco mais para sul os ensembles ainda vêm essa possibilidade


gens-22-1-48.png


EEM1-48.GIF
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
para mim o que falta é maior injeção de ar frio a 500 hpa houve um recuo esta tarde do europeu.


ainda há duvidas nos ensembles um menor cavamento da depressão que sai da terra nova e talvez faça com que tudo desça um pouco mais para sul os ensembles ainda vêm essa possibilidade


gens-22-1-48.png


EEM1-48.GIF

Nisso o UKMO é o melhorzinho..... Vai ser dificil acumular abaixo dos 900m não só por ser de NW, vento forte, precipitação nas horas de maior "calor" e a durabilidade da precipitação, após as 15h é esperada precipitação residual.

UW48-6_qql9.GIF
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Isto é apenas Off_TOPIC mas não tenho maneira de dizer isto senão aqui .....
Quando alguém posta um conjunto de imagens mesmo que queiram fazer citação (responder a essa pessoa) evitem fazer citação das imagens, porque a página fica muito pesada e demora imenso tempo a percorrer a página, e perceber-se o que é realmente importante.
Podem fazer citação de texto da parte que vos interessa, podem fazer por exemplo @Aurelio, mas evitem fazer citação de imagens.

Obrigado e peço desculpa á moderação, mas este devia ser um principio básico ....
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Hum.. Não sei bem.. O caso do fundão (vertente norte), é claramente o contrário da covilhã (vertente SE). Já castelo branco encontra-se cercado a 20km das serras à volta com influência (desde NE, W a SW), penso que não está muito sujeito ao efeito fohen seja de que lado correr o vento.


Sim sei, não quis referir que Castelo Branco tenha a influencia do efeito foenh, foi mais para comparar a cota neve.

Apesar do frio recuar um pouco também a precipitação diminuiu, veremos as saídas de amanha.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Sim sei, não quis referir que Castelo Branco tenha a influencia do efeito foenh, foi mais para comparar a cota neve.

Apesar do frio recuar um pouco também a precipitação diminuiu, veremos as saídas de amanha.

Sim, mesmo na previsão descritiva para Sábado o IPMA até só colocou aguaceiros. E o vento previsto por eles baixou também significativamente.

Se realmente só são aguaceiros comuns como tem o IPMA vai ser difícil existir grandes acumulações.:(

Na melhor das hipóteses lançam para aí um alerta amarelo de queda de neve para os distritos habituais, Viseu, Bragança, Guarda, Braga, Castelo Branco, Viana do Castelo. Quanto ao vento é uma incógnita para mim, mas pelos modelos não sei se será suficiente para emitir algum alerta.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas noites...

Noite de 6f e boa parte do dia de Sábado com tempo algo revolto no que diz respeito á actividade convectiva.

Sinóptica

6f uma massa de ar subtropical afecta o sul de PT continental.

Em altura uma vigorosa short wave aprofunda-se a NW da Peninsula, e avança para leste cruzando o norte e centro de PT continental durante a madrugada e dia de sábado.

Á frente da perturbação em altura uma complexa região de forçamento dinâmico avança, na proximidade de um forte jet de níveis médios e altos.

Em resposta ao forçamento dinâmico, uma ciclogene-se processa-se a NW da Galiza, com o campo de ventos á superfície a rodar para SW, promovendo algum retorno de ar quente/humido desde o Atlantico e SW da Peninsula.

Durante a noite de Sexta a massa de ar no sector quente começa a ser desestabilizada devido á aproximação de ar frio em altura, surgindo algumas linhas convectivas que afectam o litoral norte e centro do território.

Uma frente fria vai-se organizando e começa a cruzar o NW durante a madrugada, com actividade convectiva intensa num ambiente que se vai dinamizando, CAPE400-800J/Kg e shear intenso ( DLS 60-80kts, 0-6shear 30-40m/s)...estas condições são favoráveis a convecção organizada capaz de gerar precipitação excessiva, granizo e rajadas severas.

A partir da madrugada e até á tarde de Sábado convecção pontualmente severa deverá lentamente progredir para sul ao longo da convergência pré frontal, a perturbação em altura cruza o território a norte e estabelece-se um forte gradiente barométrico e térmico em todos os níveis ao longo do vale do Tejo e Alentejo.

Fluxo intenso em todos os níveis, com shear forte ( 60-80kts DLS), CAPE razoável ( 300-600J/Kg 0-30hpa) e compensado pelo forte forçamento dinâmico deverão alimentar segmentos convectivos bem organizados pré frontais e ao longo da própria frente, com risco de rajadas severas/bowing lines, precip excessiva, granizo e talvez alguma supercélula com risco de tornado isolado.

No sector pós frontal, um núcleo de ar frio cruza o norte, e uma ou duas linhas convectivas pós frontais poderão ainda beneficiar de uma dinâmica favorável associada ao lado polar do jet....ao afectar o litoral norte e centro possivelmente trarão risco de granizo e rajadas severas/downbursts.

A partir do meio/fim da tarde de Sab. a frente fria avança lentamente pelo baixo Alentejo e Algarve, a perturbação em altura avança para Espanha e um regime subsidente estabelece-se sobre PT continental...aquecimento e diminuição da humidade nos níveis altos e médios deverão causar um rápido decaimento da convecção.


Atendendo á sinóptica lanço um nível laranja para o litoral norte, centro e partes do vale do Tejo/alto Alentejo, por rajadas, granizo, precip excessiva e em menor grau tornados.
Um nível amarelo rodeia o nível laranja, partes do interior norte/centro e Alentejo onde o CAPE menos robusto deverá limitar o risco de convecção severa.
No extremo NE CAPE praticamente nulo assim como a topografia deverão impossibilitar organização convectiva, no Algarve a presença de ar quente e seco em altura deverá ser igualmente limitativa, pelo que se coloca um nível cinzento.


bvoXgeo.png



Cinzento
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada

Amarelo
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
- Rajadas
- Precip localmente excessiva
- Granizo
- Tornado

Laranja
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
- Rajadas
- Precip localmente excessiva
- Granizo
- Tornado
 
Última edição: